• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Terceirão Brassagem, Contaminou???

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

psecron

Member
Reaction score
0
Boa noite colegas, estou terceira brassagem e aconteceu pela primeira vez durante a fermentação apareceu umas bolas de levedura no topo e o líquido parecendo um leite marrom e um gosto não agradável, mesmo assim comecei a maturação e no terceiro dia melhorou o gosto, aroma de cerveja e começou clarificar, agora estou na dúvida se contaminou mesmo, já aconteceu algo assim com vocês? Estou apenas na terceira brassagem então não tenho experiência com essa situação. É uma IPA.

Boa noite colegas, estou terceira brassagem e aconteceu pela primeira vez durante a fermentação apareceu umas bolas de levedura no topo e o líquido parecendo um leite marrom e um gosto não agradável, mesmo assim comecei a maturação e no terceiro dia melhorou o gosto, aroma de cerveja e começou clarificar, agora estou na dúvida se contaminou mesmo, já aconteceu algo assim com vocês? Estou apenas na terceira brassagem então não tenho experiência com essa situação. É uma IPA.

Olá @psecron,

não entendi muito bem o que você quis dizer com bolas de levedura, mas não necessariamente tenha contaminado, pode ser que vc tenha passado trub pro fermentador, esse gosto não agradável te lembra algo mais específico?

Essas bolhas podem ser a levedura flutuando ainda, ou seja, talvez sua fermentação ainda estava ativa e a levedura não decantou, antes de passar para o maturador vc precisa ter certeza que a fermentação acabou, para isso não basta o airlock parar de borbulhar, vc precisa verificar se a gravidade da cerveja parou de mudar no periodo de 1 a 2 dias.

espero ter ajudado

cheers! :mug:

Back