• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Temperatura na maturação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fabricio1

Active Member
Reaction score
12
Olá a todos. Fiz minha primeira brasagem ontem, a leva de 10 l de APA está fermentando a 17 graus no meu freezer horizontal (uso o TIC 17 para controlar a temperatura). Na receita que estou usando, são 7 dias de fermentação, e mais 7 de maturação à mesma temperatura. Sei que durante a fermentação a estabilidade da temperatura é importante para manter a ação das leveduras, mas durante a fase de maturação, esse controle precisa ser tão rígido? Estou perguntando isso, pois comprei outra receita (Stout) que fermenta e matura à mesma temperatura da APA (17 graus); então tava pensando em, passados os 7 dias de fermentação da APA, fazer a brasagem da Stout e colocar no mesmo freezer (enquanto uma matura, a outra fermenta). Tenho certeza de que quando colocar a Stout para fermentar, a temperatura vai subir um pouco, e meu medo é estragar a APA, que estará maturando. Alguém tem experiência com isso? Obrigado a todos desde já.

Nem esquenta com isto.

Para a maturação/fermentação secundária/descanso do diacetil ou outro nome qualuqer desde período, o ideal é mesmo subir a temperatura para acelerar o metabolismo das leveduras para consumir os subprodutos indesejados.

Eu subo até por volta dos 24ºC (dependendo da pressa e do fermento).

dependendo do fermento Ale, 17ºC pode até ser baixo para ele.

Nem esquenta com isto.

Para a maturação/fermentação secundária/descanso do diacetil ou outro nome qualuqer desde período, o ideal é mesmo subir a temperatura para acelerar o metabolismo das leveduras para consumir os subprodutos indesejados.

Então eu devo aumentar a temperatura na maturação? Aí nesse caso eu não vou conseguir fermentar a nova leva...
Estou usando o fermento dry ale yeast, da Fermentis. No envelope diz 12 a 25 graus, ideal 15 a 22 graus.

Concordo com o Jean.

O descanso do diacetil (maturação) deve ser sempre feito. O que eu faço na maioria das minhas cervejas é subir 3ºC quando a atenuação atinge cerca de 75~85% do esperado (3 a 4 dias para Ales comuns) e deixo assim por uns 10 dias. Antes deixava 2~3 dias, depois que passei a deixar por mais tempo notei uma redução substancial do diacetil na breja pronta. Diacetil é irrelevante pra quem não conhece, mas passa a ser insuportável pra quem já sabe do que se trata sensorialmente falando, principalmente em IPAs, na minha opinião.

O negócio é fazer o descanso do diacetil e só começar uma nova fermentação quando finalizar o processo.

Então eu devo aumentar a temperatura na maturação? Aí nesse caso eu não vou conseguir fermentar a nova leva...
Estou usando o fermento dry ale yeast, da Fermentis. No envelope diz 12 a 25 graus, ideal 15 a 22 graus.

Não que não vá conseguir fermentar uma nova leva, mas vai demorar mais para "limpar" a antiga se deixar a temperatura "baixa".
Se tá com pressa e não dá para esperar, vi que tu moras em paraty, imagino que a temperatura esteja amena por agora, deixa fora da geladeira para maturar, desde que não faça muito calor nem faça grandes variações durante os dias e noites por ai. Pega um canto quieto, limpo e escuro e deixa lá em uma caixa térmica ou algo do gênero.

Concordo com o Jean.

O descanso do diacetil (maturação) deve ser sempre feito. O que eu faço na maioria das minhas cervejas é subir 3ºC quando a atenuação atinge cerca de 75~85% do esperado (3 a 4 dias para Ales comuns) e deixo assim por uns 10 dias. Antes deixava 2~3 dias, depois que passei a deixar por mais tempo notei uma redução substancial do diacetil na breja pronta. Diacetil é irrelevante pra quem não conhece, mas passa a ser insuportável pra quem já sabe do que se trata sensorialmente falando, principalmente em IPAs, na minha opinião.

O negócio é fazer o descanso do diacetil e só começar uma nova fermentação quando finalizar o processo.

Bem por ai Junior.

Eu normalmente deixou entre uma semana (quando com pressa) e 1o dias em temperaturas altas (22~28ºC dependendo do fermento) antes de 3 a 7 dias de cold crash.

Fiz recentemente uma session APA a toque de caixa para o aniversário de minha filha. Entre arriar os maltes e abrir a primeira garrafa (carbonatada com primming) foram exatos 14 dias. Mais detalhes aqui (https://www.homebrewtalk.com.br/threads/session-apa-express.412518/). Então a fermentação foi toda acelerada através da temperatura. O resultado ficou muito bom, parte por conta da levedura muito neutra, e um grande aprendizado com relação a fermentação. Cada vez mais me vejo espantados quando vejo pessoas falando em maturações a 10ºC e coisas do gênero. O caminho em Ales é outro ( até mesmo em lagers).

Eu acompanhei por alto esse tópico seu, achei tudo muito interessante, cara. Só não fiquei comentando para não bagunçar. MATURAÇÃO por X dias a 10ºC é um conceito que se não já caiu, irá entrar em desuso em pouco tempo.

Fabrício,

O Jamal do canal Beer School, no Youtube, gravou uma série de vídeos abordando esse tema. São muito bons e ajudam muito os iniciantes (eu) nesse mundo cervejeiro.
Dá uma olhada lá! Segue o link do primeiro vídeo.

Abraço.

Eu acompanhei por alto esse tópico seu, achei tudo muito interessante, cara. Só não fiquei comentando para não bagunçar. MATURAÇÃO por X dias a 10ºC é um conceito que se não já caiu, irá entrar em desuso em pouco tempo.
Olha, o que eu vejo de gente falando disto, ....

Eu nunca fui nesta onda desde o início por convicções pessoais e depois por algum estudo. Mas cadum-kadun

Não que não vá conseguir fermentar uma nova leva, mas vai demorar mais para "limpar" a antiga se deixar a temperatura "baixa".
Se tá com pressa e não dá para esperar, vi que tu moras em paraty, imagino que a temperatura esteja amena por agora, deixa fora da geladeira para maturar, desde que não faça muito calor nem faça grandes variações durante os dias e noites por ai. Pega um canto quieto, limpo e escuro e deixa lá em uma caixa térmica ou algo do gênero.
A temperatura aqui varia muito ao longo do dia. A questão não é nem pressa, era só mesmo para otimizar o uso do freezer, afinal tá cheio de espaço vazio lá. Mas pelas respostas dos colegas, acho que o ideal é uma por vez. Pra ganhar tempo, de repente na próxima brasagem eu faço 20 l (10 de cada tipo), já vai otimizar bastante o usodo freezer.

A temperatura aqui varia muito ao longo do dia. A questão não é nem pressa, era só mesmo para otimizar o uso do freezer, afinal tá cheio de espaço vazio lá. Mas pelas respostas dos colegas, acho que o ideal é uma por vez. Pra ganhar tempo, de repente na próxima brasagem eu faço 20 l (10 de cada tipo), já vai otimizar bastante o usodo freezer.
Atualmente eu faço levas de 40 a 50 litros (o que dá exatamente o espaço da minha geladeira), mas nos meus primeiros 6 meses eu produzia em um equipamento menor (para 10 litros finais). O que eu fazia para aproveitar o espaço da geladeira eram 2 brassagens de 13 litros (envasava 10 litros aproximadamente de cada cerveja), geralmente com estilos que requerem um perfil de fermentação parecido.

Fabrício, vc pode aproveitar o espaço de alguma forma, por exemplo, Dá pra colocar quantas brejas couberem se todas estiverem na fase de cold-crash. Se vc arrumar uma geladeira velha pra individualizar o começo do processo fermentativo... Outra coisa é fermentar brejas com estilos bem parecidos (como a ideia do @bruno12345), não é o ideal devido a diferenças individuais de temperatura de cada balde (reação exotérmica na fermentação), mas também não é um absurdo completo. Outra ideia ainda é fazer levas maiores de cerveja em cada brassagem.

O que não é recomendado é colocar mais de um mosto para fermentar junto dentro do freezer alterar a temperatura de todo o ambiente interno do freezer levando-se em conta apenas um balde, como vc já disse.

Nem esquenta com isto.

Ressuscitando o tópico!
Estou no oitavo dia de fermentação, a atividade no airlock já cessou; medi a densidade hoje, cravou 1011 SG, exatamente a da receita. Amanhã vou fazer outra medição para garantir, mas acho que a fermentação primária já encerrou. Pelo que estudei, o consenso é o que você falou, aumentar um pouco a temperatura na fermentação secundária para metabolizar o diacetil. Só não ficou claro se com rampa ou não; alguns lugares sobem 1 grau/dia, outros vão na porrada. O que vocês mais experientes recomendam?
Ah, provei, já tá com gosto de cerveja boa! Deu até vontade de tomar mais!

Ressuscitando o tópico!
Estou no oitavo dia de fermentação, a atividade no airlock já cessou; medi a densidade hoje, cravou 1011 SG, exatamente a da receita. Amanhã vou fazer outra medição para garantir, mas acho que a fermentação primária já encerrou. Pelo que estudei, o consenso é o que você falou, aumentar um pouco a temperatura na fermentação secundária para metabolizar o diacetil. Só não ficou claro se com rampa ou não; alguns lugares sobem 1 grau/dia, outros vão na porrada. O que vocês mais experientes recomendam?
Ah, provei, já tá com gosto de cerveja boa! Deu até vontade de tomar mais!
Eu vou na porrada (seto no controlador a temperatura final e deixo naturalmente chegar lá). Agora aqui no sul tá frio para caramba, dai subo uns 2ºC por dia de maneira forçada.

Eu toco direto, mas com limite... Se minha breja está fermentando a 18ºC, quando a atenuação da mosto atingiu cerca de 85~90% do total (cerca de 3 dias após inoculação para Ales) seto o TIC17 para 21ºC e deixo assim por mais uns 7~10 dias. Se após provar eu ainda sentir algum resquício de acetaldeído/diacetyl, seto o TIC em 24ºC, dou uma leve chacoalhada no balde (leve mesmo) e deixo mais uns 2~3 dias. Ou seja, seto de 3 a 5ºC pra cima e direto sem medo de ser feliz. acima de 5ºC de diferença já acho demais.

Latest posts

Back