• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Tampa pry-off vs twist-off

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Reaction score
74
Gente, da pra usar tampa do tipo twist-off em garrafa de gargalo comum?

Pergunto pq ainda tenho muitas da época q engarrafava em long neck e agora estou usando garrafas de 600ml...

Se não der pra usar, alguém quer comprar??

Pode usar tranquilamente, o que não pode é o contrário. Até onde eu sei, as tampas são as mesmas, o que muda é o metal, da Pry off(gargalo normal) usa um metal mais duro enquanto a twist off (long neck) usa um metal mais macio. (em face da rosca, ela deve ceder mais, então por isso a com metal mais rígino não cede o suficiente para verar a de rosca.

A vedação interna também muda. Enquanto a vedação da Pry-off possui dois lábios chanfrados, a vedação da Twist-off possui apenas uma "lombada" arredondada, sendo assim uma vedação inferior.

A maioria das envasadoras industriais aplicam uma força vertical na tampinha ao mesmo tempo que a borda é conformada ao gargalo. Com isso, a "lombada" da tampinha Twist-off é apertada verticalmente contra o gargalo da garrafa. Entretanto, nos arrolhadores manuais mais utilizados não existe essa força vertical, gerando uma má vedação das Twist-off pela falta de esmagamento da vedação.
Exemplo: já utilizei aquele arrolhador branco com tampinha Twist-off e a tampinha podia ser removida segurando com apenas dois dedos. Bem diferente da força necessária pra abrir uma garrafa comercial.

Faça um teste!
Não custa nada, e vai que seu arrolhador consegue exercer uma boa pressão na tampinha...

A vedação da tampa twist off em garrafas de rosca é boa? Pra quem já testou, tem alguma forma de fazer o arrolhamento dessas garrafas com total eficiência?

abss

Cara, eu uso as twist-off do Lamas (prateada) que é específica pra garrafa com rosca, uso em long neck com o arrolhador simples, aquele de ferro "meio" pintado de branco. Nunca percebi nenhum problema.

Realmente é muito fácil desrosquear a tampa, como o @Ottoboni relatou, mas nunca percebi perda de carbonatação. Não quer dizer que a vedação seja "boa", quer dizer que ou eu sempre dei sorte, ou nunca dei azar ;)

Um pacote de tampinhas custa menos de dez reais, acho que vale o teste! No pior caso vai tomar algumas cevas sem espuma.

Também utilizo tampinhas prateadas twist-off em longnecks com o arrolhador simples branco, e não deu nenhum problema.

O que eu fiz foi apertar bem, soltar, girar a garrafa, apertar mais um pouco e depois com um pano eu aperto um pouco ao lado contrário da rosca. Engarrafei somente umas 15 longnecks, porém todas ficaram com a vedação 100% e não eram tão fáceis assim de se abrir...

Abraços

Até onde sei as tampinhas twist-off funcionam muito bem em garrafas longneck mesmo utilizando arrolhador manual. O que eu aprendi é apertar bem forte, tirar a garrafa e girar 90 graus e apertar novamente. Nas outras garrafas coroa não sem dizer se aplica a mesma prática com essas tampas.

Latest posts

Back