Tabela de temperaturas para fermentação por estilo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Pessoal,

Alguém tem alguma tabela de temperaturas ideais para fermentação por estilo de cerveja?
 
Olá Wagner,

Já procurei algumas vezes e não encontrei. Acho que ficaria difícil montar pois cada cepa de levedura se comporta diferente em relação a temperatura/tempo para o mesmo estilo.

Penso que o mais próximo estaria neste link:

http://byo.com/resources/yeast

Abraços,
 
Oi wagner,

a temperatura de fermentação depende do estilo, claro, mas depende muito do tipo de sabor que vc busca produzir e de qual fermento você está utilizando. Portanto uma tabela com as temperaturas de fermentação por estilo acho que você não vai encontrar.
O que irá encontrar é aquela clássica, 17 a 26º para ales e 9 a 16 para lagers, ou mais ou menos isso.
Se for iniciante, leia o post do Guenther que é muuuuito bom, e lá fala sobre temperaturas de fermentação (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529).
Só como exemplo, no livro Brew Like a Monk do Stan Hieronymus, ele mostra 3 cervejarias fermentando o mesmo estilo de cerveja e com o mesmo fermento em temperaturas diferentes, resultando em 3 cervejas sensacionais, embora cada uma com a sua caracteristica própria:
Achel Bruin 8: começa entre 17/18 e vai até 22/23º
Westmalle dubbel: começa a 18 e vai até 20
Westvleteren 8: comça a 20 e vai até 29º
obs: Todas utilizam o fermento da Westmalle

espero ter ajudado.
 
É como o nosso amigo aqui em cima falou... isso varia muito, e vai muito do gosto do cervejeiro.

O importante é ter em mente que, no geral, temperaturas mais baixas geram menos ésteres (frutado). Existem outras variáveis, mas pode-se ir testando e decidindo qual temperatura dá o resultado que tu queres. Alguns vão preferir fermentar em temperaturas mais baixas, e outros cervejeiros vão preferir com temperaturas mais baixas.

Eu, por exemplo, fermento praticamente todas as minhas Ales entre 18 e 20 graus no início, e depois vou aumentando. Algumas cepas eu prefiro ir rapidamente para os 20 graus, outras (S-04, só como um exemplo) eu prefiro fermentar praticamente todo o tempo em 18 graus.

Abraço,
 
Back
Top