Strong Bitter sem caramelo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Bom dia a todos.

Eu estou querendo fazer uma Strong Bitter (ESB), mas eu não sou muito fã de cerveja muito caramelada. A primeira vez que eu fiz lembro que coloquei 6% de algum malte caramelo e achei muito doce e enjoativa. Dessa vez quero fazer sem usar NADA de malte caramelo, mas queria ressaltar a parte maltada puxada mais para biscoito, pão assado e nozes. Até hoje não fiz nenhuma cerveja que atingisse esse perfil e queria a opinião de vcs sobre um grist de maltes para isso.
Pensei em (como Maris Otter tá caro demais) usar malte Pale Ale de base, com um toque de Munich pra chegar alguma coisa perto de maris otter e adicionar o malte biscuit (ou victory ou abbey) como malte especial, mas também nao sei a porcentagem ainda. Talvez 80%, 10% e 10%, respectivamente. Pra ajustar a cor, uns 30g-40g de cevada torrada (pra 20L).
E ai, alguem tem alguma sugestão?
 
Last edited:
Realmente Maris Otter ta caro demais rs
A ultima que fiz foi essa! Brewfather

Cara, ficou sensacional! nao vi dulçor resisdual, cor perfeita bem cobre avermelhado e bem maltada
 
Se quer mais seca e menos caramelo então não é a ESB que vc quer e sim a Especial Bitter (no BJCP a best bitter).
Exite malte que puxa mais pra biscoito tipo o biscuit, melanoide.......Crystal, Caramel.... são maltes mais doces mesmo.

Precisa ver tbm quais rampas vc está fazendo, pode estar com muito residual.
A levedura tbm é importante, eu uso uma que atenua no máx 71% então é bem complicado fazer ela secar. Weast Labs 1968
 
Se quer mais seca e menos caramelo então não é a ESB que vc quer e sim a Especial Bitter (no BJCP a best bitter).

Hmm.. Não sei se eu concordo com isso.. Apesar de aqui a gente ter essa ideia de que a Strong Bitter tem que ter a pegada de caramelo (muito pq a Fullers ESB tem muito), no proprio BJCP fala que ela tem que ter carater maltado com notas de pão, biscoito, nozes ou levemente tostado, e que é opcional um caramelo de moderado-baixo a moderado.

"The malt profile is typically bready, biscuity, nutty, or lightly toasty, and optionally has a moderately low to moderate caramel or toffee flavor."

Mas entendo que a grande maioria desse estilo tem pegada de caramelo msm. Talvez a que eu fiz possa ter ficado enjoativa por causa da atenuação mesmo, já que eu estava tendo problemas com isso (meu termômetro da brassagem marca 3ºC a menos do que o real, e eu não sabia). Acho que vou fazer do jeito que eu falei la e ver como fica... ruim não vai ficar, se ficar fora do estilo depois faço outra com uns 4% de caramelo hehehe
 
Fiz uma ESB uma vez. Minha levas tb são de 20 litros. Usei 3,8Kg de Pilsen, 500g de Pale Ale, 500g de Maris Otter e 500g de Caramel Munich II. Acho que foi isso mesmo. Eu não guardei a receita. Ajustei a água para puxar pro malte. Gostei bastante do resultado.
 
Cara, acho que a dica do brother aí de cima olhar quanto de açúcar residual está ficando é bem válida.
Buscar uma FG por volta de 1.012, fazendo a mostura a 67 graus (caso esteja partindo de uma OG entre 1.050 e 1.058) seria o ideal.
Sobre o malte:
Pra levas de 20 litros, vc pode usar 200g de malte melanoidina e mais 200g de malte caramelo com EBC de 80.
Isso vai deixar a cor cobre e bem pouco caramelo na breja. Esses seriam os maltes especiais.
Pra malte base, se vc não quiser comprar o Maris Otter, tente uma mistura de 9 partes de Pale Ale pra uma de Vienna.
Abs,
 
Cara, acho que a dica do brother aí de cima olhar quanto de açúcar residual está ficando é bem válida.
Buscar uma FG por volta de 1.012, fazendo a mostura a 67 graus (caso esteja partindo de uma OG entre 1.050 e 1.058) seria o ideal.
Sobre o malte:
Pra levas de 20 litros, vc pode usar 200g de malte melanoidina e mais 200g de malte caramelo com EBC de 80.
Isso vai deixar a cor cobre e bem pouco caramelo na breja. Esses seriam os maltes especiais.
Pra malte base, se vc não quiser comprar o Maris Otter, tente uma mistura de 9 partes de Pale Ale pra uma de Vienna.
Abs,
vlw pelas dicas... acho que vou seguir essa linha mesmo.. dexar o caramelo bem baixo mas sem tirar ele totalmente!
 
Tbm vale a pena dar uma atenção no equilíbrio do BU/GU. Se ficou com uma sensação de doce isso tbm pode significar falta de amargor.

Compartilho aqui minha receita (sempre em mutação) de Special Bitter:

OG: 1043
FG: 1011
ABV: 4,2
IBU: 36,3
Color: 11,7

água:
Ca 111 / Mg 16 / Na 67 / Cl 151 / SO 90

Pale Ale 4,4 Kg (85%)
Biscuit 0,4Kg (8%)
Caramel 80L 0,4 (8%)
Mostura a 67o (+-1hr)

Fuggles (AA +-4,2) 30g (35min) 25g (5min) 30g (dry-hop)
EKG (AA +-5,5) 30g (35min) 25g (5min) 30g (dry-hop)

S-04


Qdo comecei com essa receita era uma ESB. Já fiz umas dez vezes, mas sempre mudando alguma coisa. Fui ajustando e acabou que foi rebaixada pra Special Bitter... kkkk.. Mas pelo menos na minha opinião é realmente uma questão de grau. Aumenta tudo mantendo as proporções e vira uma ESB. Diminui e vira Ordinary Bitter.


boas brejas!!
 
Essa é minha receita para 30 litros, fica bem gostosa com uma cor cobre bem bonita e já repeti algumas vezes e não fica com muito gosto de caramelo, ao contrário...

Efficiency: 72,00 %

Ingredientes
Qtd
Nome
Tipo
#
%/IBU
Volume
6,000 kg​
Pale Ale Malt (Avangard) (5,9 EBC)​
Grão​
1​
94,0 %​
3,912 L​
0,380 kg​
(pt) CHÂTEAU CRYSTAL® (150,1 EBC)​
Grão​
2​
6,0 %​
0,248 L​
30 g​
Nugget [13,00 %] - 1º Mosto 60,0 min​
Lúpulo​
3​
35,1 IBUs​
-​
1,00 Items​
Whirlfloc Tablet (Fervura 10,0 mins)​
Clarificante​
4​
-​
-​
20 g​
Fuggle [4,50 %] - Fervura 5,0 min​
Lúpulo​
5​
1,5 IBUs​
-​
20 g​
Northern Brewer [8,50 %] - Fervura 5,0 min​
Lúpulo​
6​
2,8 IBUs​
-​
2,0 pkg​
SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [24 ml]​
Levedura​
7​
-​
-​

Gravity, Alcohol Content and Color
Est Original Gravity: 1,047 SG
Est Final Gravity: 1,011 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,7 %
Bitterness: 39,3 IBUs
Est Color: 16,0 EBC

Nome Temperatura Duração
Mash In 66,0 C 60 min
Mash Out 75,0 C 10 min

Fermentação:
7 dias 19ºC
2 dias 21ºC
5 dias 2ºC
 
Back
Top