Fala Felipe,
Sim, vou mandar. Eu fiz esse ai é realmente ficou bom, o problema que tive com mais de 1 ano de uso foi com a "estabilidade" se assim posso dizer. Eu uso geralmente erlenmeyer de 2L e de 5L. Quando fazia o teste, com água somente, era uma maravilha, mas com mosto a 1,035 ~ 1,040 o negócio fica bruto srsr. O cooler esquenta muito depois de horas de uso prejudicando a cola, tentei super bonder, cola quente, só durou mais com Araldite mas mesmo assim depois de um bom tempo descola, pois a a temperatura máxima é de 80º C.
Foi tanta duvida, tanto problema com velocidade, estabilidade do peixinho, cria ou não o vortice, imã forte ou fraco, que acabei comprando um stir plate profissional
Fisatom 752 para 6L. E por incrível que pareça os problemas não acabaram, tem uma leve trepidação por balanceamento, o peixinho escapa dependendo da velocidade. O que ganhei de Know-how foi que realmente para o de 5L eu uso o profissional, pois tenho mais estabilidade de maneira geral, a velocidade não pode ser muito rápida, no máximo 1300 rpm ou nem isso, o que importa é o torque, a força que o motor tem ao girar.
Com 25w ele aguenta bem agitar o mosto, mas de longe cria o vórtice que aparece somente com água, no final com a densidade menor o vórtice chega a aparecer mais. O vórtice não é problema, o lance que tem que agitar bem.
O stir plate DIY que fiz até tem uma estabilidade do peixinho melhor, pois usei imãs bem fortes, em contra partida o ventilador tem que fazer muito mais força para girar, pois a barra magnética cria um atrito bem forte no fundo do erlenmeyer a ponto de arranhar o vidro. Outro ponto é o controle de velocidade: é bem chato controlar sem um PWM, utilizei um "dimmer" que altera somente a voltagem alterando a velocidade e o torque deixando um controle mais chato de fazer inicialmente.
Hoje em dia eu tenho 4 stir plates, um
Fisatom 752, um DIY com cooler de 110v e dois de 12v para volumes menores, mais simples com maior estabilidade.
Depois eu mando videos e fotos comparando.
Um abraço