• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Stir Plate

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Não esqueçam de identificar as polaridades do imã ou imãs (quando usados dois invertidos) pois por incrível que pareça tenho uma barrinha aqui que tem a polarização no sentido da altura e não comprimento como de costume. Neste caso o peixinho era puxado apenas por um lado (ele tem polarização no sentido do comprimento) e quando trocava a barrinha de lado acontecia o oposto (nunca fixava o peixinho, mesmo devagar).

Teste com uma bússola para ver se pode ser o caso.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é que os motores elétricos (sejam AC ou DC) funcionam com eletromagnetismo, ou seja se colar o imã muito perto você pode e deve estar influenciando/forçando o motor. Por isso vale a pena deixar uma distância (que varia de acordo com a força, tamanho e direção da polarização do imã). Novamente uma bússola pode ajudar a identificar grosseiramente a intensidade do campo magnético aproximando/distanciando-a.

Abraços,

Não esqueçam de identificar as polaridades do imã ou imãs (quando usados dois invertidos) pois por incrível que pareça tenho uma barrinha aqui que tem a polarização no sentido da altura e não comprimento como de costume. Neste caso o peixinho era puxado apenas por um lado (ele tem polarização no sentido do comprimento) e quando trocava a barrinha de lado acontecia o oposto (nunca fixava o peixinho, mesmo devagar).

Teste com uma bússola para ver se pode ser o caso.

Outra coisa que vale a pena ressaltar é que os motores elétricos (sejam AC ou DC) funcionam com eletromagnetismo, ou seja se colar o imã muito perto você pode e deve estar influenciando/forçando o motor. Por isso vale a pena deixar uma distância (que varia de acordo com a força, tamanho e direção da polarização do imã). Novamente uma bússola pode ajudar a identificar grosseiramente a intensidade do campo magnético aproximando/distanciando-a.

Abraços,

É, tem isso também... Essa interferência do motor pode ser diminuida colocando um espaçador entre o imã e o motor. Em vez de colar o imã direto no plástico da ventoinha pode colar um pedaço de plastico entre os dois, de uma altura variável... só que como o negócio gira, quanto mais coisa coloca mais dificil é estabilizar o centro... pode ser um saco de ajustar, mas dá...

No meu caso como usei um ventilador de cooler de pc, recortei um plástico daqueles CDs de proteção que vem nos tubos de CD, ele tem uma espessura legal, funcionou.

Consegui fazer funcionar. O problema acho que estava no tamanho do peixinho. Comprei outro imã que nem chegou à toa pelo jeito. O problema é que com o erlenmeyer de 500 ml até vai o vortex, mas com o de 1 litro é meio complicado....

[ame]https://vimeo.com/112522990[/ame]

Eu fiz o meu com um caixa de passagem dessas de elétrica. Comprei um cooler de computador e uma fonte 12 v

O ima eu comprei no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/...o-magnetico-05-pcs-13-x-5mm-suporta-4-kgs-_JM

Colei com super bonder no cooler. A dica é prestar atenção na polaridade, que deve ser invertida de um para o outro.

Funciona que é uma beleza. Coloco 1,5l de mosto e o vórtice fica bombando! Segue as fotos

141121092850742825.jpg

141121092854309352.jpg

@nandopavao, o que mais vc colocou dentro do seu esquema? Tem um potenciômetro? Qual? A fonte é de 12V mesmo? Quantos ampères?

No meu caso é estou usando um cooler de 120mm de 12V com uma fonte de 9V. Só assim consegui fazer um dos meua peixinhos estabilizarem. O imã é um neodimio de 100x100x30 mm. Mas tive de por 2 imã de cada lado

Então, é o mesmo esquema que o meu... Qual o tamanho do teu peixinho nandopavao?

Meu peixinho eu comprei no lamas. é de 8x30 mm. Testei uns maiores mas ele nao para no centro. O que funciona mesmo é esse menor.

A fonte é de 12 v, não tenho a minima ideia de amperagem. Comprei junto com o potenciômetro numa casa de eletrônica aqui no Rio. Eu mesmo fiz as soldas (que não ficaram tão boas assim...)

abraços!

Se der, olhe a especificação do potenciômetro para nós. Seria 10K?

1 k. Mas ele não me faz muita diferença não, já que eu preciso dele sempre no máximo para poder rodar o peixinho...

O meu é de 10k.... Mas pra ele começar a girar ele tem que estar quase no máximo mas o bom é que dá pra controlar legal mesmo assim...

Pois é justamente por isso que perguntei @Frkleal. Eu usei um de 10k e só funciona quando está praticamente no final. Ele nem roda se não estiver quasr no final.

Consegui fazer funcionar. O problema acho que estava no tamanho do peixinho. Comprei outro imã que nem chegou à toa pelo jeito. O problema é que com o erlenmeyer de 500 ml até vai o vortex, mas com o de 1 litro é meio complicado....

Sim, teu problema é o tamanho do peixinho. Tá muito pequeno...

Em tempo real: primeiro teste do meu stir plate. 20 g de M27 (Belgian da Mangrove) com 171 g de DME em 1,5 L de agua. Mistura fervida por 10 min e resfriada até 30°C, quando foi inoculado os dois sachês da levedura. Será utilizado para fermentar 45 L de um mosto de Belgian (obviamente) com aprox. 1.049 de OG. Inocularei a aprox. 18-20°C e permanecerá em 18°C por 4 dias, quando meu brewpi começará a elevar para 28°C em 4 dias e permanecerá nesse patamar por mais 3 dias. Dai, redução para 1°C por um tempo ainda indeterminado.

Attachments

• uploadfromtaptalk1417218948973.jpg
    uploadfromtaptalk1417218948973.jpg
    112.5 KB
Testei hj com fermento de pão mesmo... Não funcionou muito bem...

Por algum motivo foi bem até certo ponto, mas daí o peixinho foi pro canto e não gira mais...

Alguém teve esse tipo de problema e pode me aiudar?

Testei hj com fermento de pão mesmo... Não funcionou muito bem...

Por algum motivo foi bem até certo ponto, mas daí o peixinho foi pro canto e não gira mais...

Alguém teve esse tipo de problema e pode me aiudar?

Já testou com alguma barrinha de ferro, com uma velocidade menor? Estava tendo este problema quando usava outro imã como peixinho. Troquei por um parafuso (tive que testar vários tamanhos) e o recobri de silicone.

O meu peixinho é uma barrinha magnética mesmo... Funciona tranquilo com água, com mosto e no início do starter. Por algum motivo ele sai do eixo quando o fermento começa a se reproduzir com mais intensidade

Pois é Marcus, com água funciona tranquilo... É começar o fermento a se multiplicar mais a barrinha sai do eixo e vai pra um dos cantos...

Sei lá pq isso acontece

Pois é Marcus, com água funciona tranquilo... É começar o fermento a se multiplicar mais a barrinha sai do eixo e vai pra um dos cantos...

Sei lá pq isso acontece

Então o meu com fermento vai de boa, isso da barrinha soltar e tal é o ajuste do imã e tambem o quanto perto do vidro o imã está.
Eu notei que a barrinha solta facil se por algo entre o imã e o vidro, ou com o giro quando ta torta.

Esta eh a segunda versão do agitador, usado um case de cd externo. Falta ainda terminar o controlador (arduino mini + IC2Serial + LCD 16x1) e um upgrade para versão 3 seria colocar uma placa de aquecimento seja de um stirr usado ou placa de panela de arroz, junto com PWM (dimmer digital triac) e calcetamento mestre+escravos, para ligar vários em um.

[ame]https://vimeo.com/121557010[/ame]

Pensando fora da caixa, como uma postagem em um grupo no facebook, no qual o mesmo "não queria gambiarras", mesmo pagando >R$ 2K em um Stirrer comercial, digital, com sonda, o mesmo não passara de 1500RPM e não incluirá PROGRAMAS, no que uma versão construída DIY permita.
Case eh fácil arrumar, podendo ate ser em alumínio ou inox 304, placa de suporte, espacadores de porcelana tb.

O exemplo acima não usa toda a velocidade, pois na rotação máxima ou próximo da máxima ha desconexão da barra.
Neste exemplo ainda uso um circuito aranha com LM317 para controlar a tensão e limitar o RPM.

Os programas que pretendo implemetar são:
LIVRE: apenas ajuste de velocidade
TEMPO1: ajuste de velocidade e tempo de funcionamento
TEMPO101: vel+tempo+tempo intervalo+2º tempo
CERVEJA24: vel+30min+descanso 180min, (10min+descanso 180)x24h
CERVEJA48: mesmo que o acima porem com ciclo de 48h.

Depois no upgrade colocarei a variável TEMPERATURA com ou sem sonda.

Consegui! Quer dizer, quase.

O vídeo com o cara usando a capinha do pen drive ajudou bastante. Acho que vou precisar de uma ventoinha mais rápida, o vortex tá ridículo, e isso porque pus 1 litro, vou precisar de bem mais pras minhas levas de 40-45 litros, e eventuais 80 litros pra churrascos.

Alguma dica que eu talvez nao tenha pensado?

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=4PMGX9Y0Tbs&feature=youtu.be[/ame]

Attachments

• DSCN3176.jpg
    DSCN3176.jpg
    153.6 KB
Tentou deixar o imã mais perto? Parece estar bem longe.

Alguém já fez com HD? O negócio chega a 5000 rpm fácil, faz menos barulho que uma ventoinha, não seria uma boa? Pretendo fazer esse teste em breve.

Tentou deixar o imã mais perto? Parece estar bem longe.

Alguém já fez com HD? O negócio chega a 5000 rpm fácil, faz menos barulho que uma ventoinha, não seria uma boa? Pretendo fazer esse teste em breve.

Ainda nao consegui pensar numa forma de deixar mais perto, hoje foi mais com o que eu tinha na mao perto mesmo haha.

Aí, tentei, rodou, mas a barrinha nao fica no lugar. No vídeo nao tem teste com a barrinha, mas quando testei ela saia do lugar. Nao tenho nem idéia de como dimerizar um hd nesse caso, alguém?

EDIT: Descobri por que minha primeira tentativa tava tao devagar, tinha colocado a ventoinha pra rodar em 5v! Mas... com 12v a barrinha nao se mantinha no lugar. Creio que o que preciso seja um variador de voltagem pra ir aumentando aos poucos. Talvez dar um jeito de por o ima mais perto da barrinha também.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=AO78RnOVzHE[/ame]

Hd sucks. A barrinha virou um estilingue. Muito rápido, e eu não consegui controlar a velocidade. Acabei fazendo com um cooler também, fonte de tensao variável, da conta tranquilo de 3l de mosto e acredito que possa ir a 5l. Pra ter uma ideia, eu agito 1l com 3,5v. Só falta colocar aquecimento. Essa ventoinha que eu to usando é de 0,70A. É a mais forte que eu tinha em casa.

Back