Fala Rins,
Difícil encontrar um stir plate comercial para laboratórios barato, digo barato por volta de 350 dilmas!
Já fiz uns 3 e posso dizer que o que compromete a eficiência é o imã que está usando.
O primeiro utilizei uma ventoinha de computador 12v com imã de HD. Não presta por dois motivos: A ventoinha não tem força e velocidade (RPM) suficiente e o segundo que o imã encontrado nos hd´s atuais são bem fracos com 2mm de espessura não é forte o suficiente. Na agua pura consegue gerar um pequeno vortex mas ao colocar o mosto com 1,035 mais a levedura só serve para fazer um misturador, nem perto de criar o vortex e oxigenar o mosto. Usei um potenciômetro simples de 10K ohms.
O segundo usei uma ventoinha 80mm de 110v com o mesmo imã neodimio ou imã de terras raras encontrado em HD, não deu certo melhorou muito em ralação ao anterior, com somente água era uma maravilha mas ao colocar o mosto e as leveduras criava um pequeno votex mas era bem instável. Utilizando erlenmeyer de 1 ou 2 litros.
Então vi um video da Acerva carioca
http://www.facebook.com/video/video.php?v=550053701705777 e realmente o problema era o imã utilizado. Como indicado comprei no site
http://www.tecnoimaloja.com.br/ um de 5mm e maravilha :rockin: :rockin:
A unica questão como vc disse é o dimmer utilizado, se usar o potenciometro direto vai queimar (eu mesmo queimei!) e se comprar um dimmer para lampadas não vai funcionar pois a potencia é muito baixa. Eu mesmo fiz um PWM (dimmer) para atender minhas especificações. Mas no meu ver nem vale a pena, vou fazer um novo sem dimmer somente com um botão liga-desliga.
Posso enviar um video ou foto se quiser.