• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Starter necessário para dois frascos de fermento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardoreiter

Member
Reaction score
2
Bom dia à todos. Sábado irei brassar uma Weizenbock, com aproximadamente 25 Litros para fermentar e OG estimada de 1067.

Irei comprar dois frascos de BIO4 SY055 de 50ml. Será que é extremamente necessário realizar um starter ou posso inocular direto sem?

Pelo site da BIO4 a mesma informa que 1 frasco para 15~20 Litros de ALE com OG < 1050 é suficiente, pela lógica, pensei que 2 frascos para minha Weizenbock seriam suficientes. Porém as leituras me mostram o contrário...

Como decidi utilizar Levedura líquida de última hora e não tenho os equipamentos necessários para um starter (Erlenmeyer e stir plate), pensei em fazer sem starter desta fez. A dúvida é, terá muito problema se não fizer?

Pensei em talvez fazer um starter em um vidro de conserva hoje, para utilizar sábado, porém eu não tenho stir plate para ficar agitando..

Abraço, Ricardo Reiter!

Cara, sinceramente, se vai ter que fazer um monte de adaptações pra tentar fazer um starter meia-boca (sem stir-plate).... nem faz. Inocula direto, e pronto.

Na próxima, te prepara em termos de equipamentos, e estuda pra aprender como fazer starters, utilizar calculadoras, etc.

Abraço,

Eu ia falar mesma coisa, mesmo sem ter muita experiência.

Fiz um cálculo rápido aqui pelos seus dados e daria três frascos deste fermento sem fazer starter, mas também acho mais seguro inocular direto no seu caso.

Não é um grande problema, mas quem sabe você faz assim agora e no futuro faz a mesma receita utilizando a quantidade adequada e vê a diferença. Acho que é uma forma bem legal de aprender, estou tentando seguir por esse caminho.

Abs

Opa, obrigado pelas opiniões! Acho que vou inocular direto mesmo.

Estou pensando em comprar os equipamentos para fazer starter e reutilizar este fermento que vou utilizar agora. Mesmo que ele fique estressado agora por underpitching, consigo deixar ele novinho se lavar a lama certinho e fazer um bom starter depois?

Abs, Ricardo Reiter

Estou pensando em comprar os equipamentos para fazer starter e reutilizar este fermento que vou utilizar agora. Mesmo que ele fique estressado agora por underpitching, consigo deixar ele novinho se lavar a lama certinho e fazer um bom starter depois?

Abs, Ricardo Reiter

Consegue sim. Meus fermentos sempre se estressam com o cold crash mas eu sempre lavo para descartar o álcool (diluir na verdade) e as células mortas e faço um starter caprichado para reativar (se tiver com volume alto de células viáveis) ou propagar (se tiver poucas células).

Qual o problema dos starters "meia boca"? Outro dia fiz um starter dessa exata levedura, pra 50l de uma hefe a 1.052, usei 2.9l de mosto a 1.040 naquelas garrafas de 5l de agua, com papel alumínio em cima, fechava e chacoalhava sempre que possível.

Deixei 48h e resfriei por mais 48h, depois decantei a cerveja e passei pra um pote de vidro que ficou na geladeira por mais 24h. Nesse momento tinha 200ml de slurry, o que eu imagino ter uma contagem de uns 2 ou mais bilhões de células por ml segundo umas pesquisas, talvez até mais.

Então... De 80 bilhões pra 400 bilhões com 2.9l de starter que na verdade eram restos de cerveja que decantei o trub de algumas brassagens, então nem me custou nada pois seria descartado.

O pitch rate ficou meio baixo mas eu imagino que a contagem de células por ml pode ser maior, é meio difícil estimar. Só sei que inoculei a 18 graus, deixando subir pra 20, e 10h depois começou a visivelmente surgir o krausen.

O starter ainda tem a vantagem de melhorar os estoques de energia do fermento que havia sido"fabricado" um mês antes e passado por envio de um dia pro outro pelos correios.

Qual o problema dos starters "meia boca"? Outro dia fiz um starter dessa exata levedura, pra 50l de uma hefe a 1.052, usei 2.9l de mosto a 1.040 naquelas garrafas de 5l de agua, com papel alumínio em cima, fechava e chacoalhava sempre que possível.

Deixei 48h e resfriei por mais 48h, depois decantei a cerveja e passei pra um pote de vidro que ficou na geladeira por mais 24h. Nesse momento tinha 200ml de slurry, o que eu imagino ter uma contagem de uns 2 ou mais bilhões de células por ml segundo umas pesquisas, talvez até mais.

Então... De 80 bilhões pra 400 bilhões com 2.9l de starter que na verdade eram restos de cerveja que decantei o trub de algumas brassagens, então nem me custou nada pois seria descartado.

O pitch rate ficou meio baixo mas eu imagino que a contagem de células por ml pode ser maior, é meio difícil estimar. Só sei que inoculei a 18 graus, deixando subir pra 20, e 10h depois começou a visivelmente surgir o krausen.

O starter ainda tem a vantagem de melhorar os estoques de energia do fermento que havia sido"fabricado" um mês antes e passado por envio de um dia pro outro pelos correios.
Uma das coisas mais interessantes do starter é fazer com que o fermento fique forte, saudável.

Pra ficar forte, saudável, uma coisa importantíssima é.... oxigênio.

Ou seja, independente da taxa de inoculação... um starter com injeção constante de oxigênio seja por stir-plate ou até bomba de aquário é sempre bem melhor do que um starter parado em que se chacoalha de vez em quando.

Por isso que usei o termo "meia-boca", pois além de não ter stir-plate, nem bomba de aquário.... nem Erlenmeyer ele tem, ou seja, é meia-boca comparado a um starter feito com stir-plate e com todos os aparatos. Eu particularmente não vejo motivo pra adaptar tantas coisas, sendo que não vai fazer uma diferença gritante.

Abraço,

Uma das coisas mais interessantes do starter é fazer com que o fermento fique forte, saudável.

Pra ficar forte, saudável, uma coisa importantíssima é.... oxigênio.

Ou seja, independente da taxa de inoculação... um starter com injeção constante de oxigênio seja por stir-plate ou até bomba de aquário é sempre bem melhor do que um starter parado em que se chacoalha de vez em quando.

Por isso que usei o termo "meia-boca", pois além de não ter stir-plate, nem bomba de aquário.... nem Erlenmeyer ele tem, ou seja, é meia-boca comparado a um starter feito com stir-plate e com todos os aparatos. Eu particularmente não vejo motivo pra adaptar tantas coisas, sendo que não vai fazer uma diferença gritante.

Abraço,

Mas de qualquer forma um starter não aumenta as "forças" do fermento? Não seria melhor o agitado do que nenhum? Pra um fermento que ficou um mês na geladeira por exemplo, e no meu caso ainda sofreu um dia do envio por sedex

Mas de qualquer forma um starter não aumenta as "forças" do fermento? Não seria melhor o agitado do que nenhum? Pra um fermento que ficou um mês na geladeira por exemplo, e no meu caso ainda sofreu um dia do envio por sedex
Tá... deixa eu me explicar melhor.... primeiro, eu estou avaliando o caso DELE, não o seu. Ele, pelo que entendi, nunca fez starter, e só tem um vidro de conserva para tal.

Ou seja, inocular dois vials, num volume pequeno de mosto, num pote de conserva........ na minha opinião, não vale a pena o esforço pra pouco aumento de qualquer coisa.

Abraço,

Tá... deixa eu me explicar melhor.... primeiro, eu estou avaliando o caso DELE, não o seu. Ele, pelo que entendi, nunca fez starter, e só tem um vidro de conserva para tal.

Ou seja, inocular dois vials, num volume pequeno de mosto, num pote de conserva........ na minha opinião, não vale a pena o esforço pra pouco aumento de qualquer coisa.

Abraço,

Entendi, valeu!

Abs, Ricardo Reiter

Se fizer o cold crash aos pouquinhos (1 grau/dia) sim. A levedura terá tempo para criar uma reserva de nutrientes decente, viabilizando seu uso posteriormente.

Caso contrário, o stress da mudança de temperatura pode reduzir a capacidade da cepa de produzir o efeito que se deseja na cerveja.

Se estiver pensando em comprar um agitador pronto, eu não recomendo os FISITOM para 1 litro que são vendidos nas lojas cervejeiras populares. Pode ser que eu tenha dado azar, mas não consegui fazer um litro de starter decente nele e acabei pedindo meu dinheiro de volta por não cumprir o que promete. (e eu sou um cara bem razoavel em termos de aceitação de produtos médios... )

Compensa mais fazer um (é fácil), ou pedir para alguém fazer ou ainda pegar recomendações com os mais experientes sobre as marcas melhores.

Meus dois centavos.

Provavelmente irei fazer um... É mais barato para mim. Tenho um monte de cooler, fonte e um HD velho hehe. Já andei procurando como se faz então já to ligado.

Próximas levas que utilizar fermento líquido vou dar um carinho bem especial para eles hehe.

Abs, Ricardo

Provavelmente irei fazer um... É mais barato para mim. Tenho um monte de cooler, fonte e um HD velho hehe. Já andei procurando como se faz então já to ligado.

Próximas levas que utilizar fermento líquido vou dar um carinho bem especial para eles hehe.

Abs, Ricardo

Os tópicos de DIY para stir plate estão bem fracos aqui no fórum. Qual o melhor projeto você achou na sua pesquisa?

O mais simples, usando somente a fonte de 12V o potenciometro, dizem que há risco de super aquecer.

Pensei em algo como esse: http://www.diy.com.br/projeto/stir-plate-agitador-magnetico

Acho que é o mais simples... Se tiver medo de aquecimento, parafusa o transistor em um pedaço de alumínio/cobre que tá valendo.

Opa, eu como não entendo muito de elétrica e também achei os projetos que vi falhos, fiz da seguinte forma, pra mim deu certo e funciona bem num erlen de 2L.

1. Usei um cooler da INTEL que vem com 3 cabos, um dos cabos é o controle de velocidade, assim liguei direto no potenciômetro, sem precisar de transistor, por exemplo.

2. O super imã eu usei dois, um em cima do outro. E não apenas um como esse do projeto que passou. Vi gente reclamar da força de um imã só, pra mim com dois está ok, mas sinceramente não testei isolado com um e depois com dois, já fiz direto com dois.

3. Usei cola mais forte (prego liquido que chama) e não cola quente como alguns projetos recomendam, entre o cooler e o imã.

4. Não cortei as hélices. Esse projeto que mandou não corta, mas vi vários que cortam, isso prejudica a estabilidade e trepida mais.

5. Entre a base do case e o cooler eu coloquei uma "manta" acrílica (eu acho que é acrílica). É flexível o suficiente para reduzir trepidação e firme o suficiente para não perder a estabilidade. Nisso eu colei com cola quente.

Sugiro dar continuidade nesse assunto no fórum DYI se precisar, mas se eu puder ajudar em algo, me chame no privado ou no [email protected]

Abraço,

Interessante! Inclusive acho que tenho um cooler de processador com controle de rotação sobrando em casa...

Gostei das informações. Quando eu fizer o meu, vou compartilhar no DIY.

Abraços, Ricardo

...

1. Usei um cooler da INTEL que vem com 3 cabos, um dos cabos é o controle de velocidade, assim liguei direto no potenciômetro, sem precisar de transistor, por exemplo.
...

Eu posso estar enganado, mas o terceiro cabo (amarelo) é um cabo de retorno (usado para informar o RPM para a placa mãe). O controle de velocidade é feito por variação de tensão na fase mesmo. Existe cooler com 4 cabos, adicionando um azul para controle via PWM (pulsos), que recebe tensão fixa e controla a velocidade sozinho baseado nos pulsos recebidos por este cabo.

Eu posso estar enganado, mas o terceiro cabo (amarelo) é um cabo de retorno (usado para informar o RPM para a placa mãe). O controle de velocidade é feito por variação de tensão na fase mesmo. Existe cooler com 4 cabos, adicionando um azul para controle via PWM (pulsos), que recebe tensão fixa e controla a velocidade sozinho baseado nos pulsos recebidos por este cabo.

Opa, retificando, eu falei besteira, desculpem! Meu cooler vem com 4 cabos. Azul e Verde foram para o potenciometro. Preto e Amarelo para a fonte 12v.

Abs

Back