Starter com fermento seco, pode??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Quanto ao starter, eu deixo por no mínimo 12h na geladeira até decantar tudo e formar uma lama firme no fundo.
Descarto o sobrenadante, deixando um mínimo para que eu possa usar agitar e tornar a lama mais líquida, para que eu retire do erlemeyer e coloque nos tubos Falcons.
Aí deixo na geladeira até o dia da brassagem, normalmente por 1 ou 2 dias. Tiro da geladeira duas horas antes da inoculação para que a temperatura fique ambiente


Sent from my iPhone using Tapatalk

legal, talvez nessa leva eu faça nesse formato pra testa já que na ultima eu deixei ele praticamente 3 dias no stir e dali foi direto pro fermentador.

Uma dúvida, se nao me engano quando resfriamos a tendencia da levedura é fazer alguns processos em que podem gerar subprodutos que podem prejudicar o sabor, sendo assim você faz um literal coldcrash metendo ele na geladeira? Ou algo mais gradual?

Talvez o descarte desse sobre nadante auxilie em remover os possíveis off flavours seria isso? Como meu starter é para 20 L e estou usando em média 1L de starter e ficaria longe daquele limite aconselhado no yeast para se evitar entao não seria 100% necessário o descarte correto?
 
legal, talvez nessa leva eu faça nesse formato pra testa já que na ultima eu deixei ele praticamente 3 dias no stir e dali foi direto pro fermentador.

Uma dúvida, se nao me engano quando resfriamos a tendencia da levedura é fazer alguns processos em que podem gerar subprodutos que podem prejudicar o sabor, sendo assim você faz um literal coldcrash metendo ele na geladeira? Ou algo mais gradual?

Talvez o descarte desse sobre nadante auxilie em remover os possíveis off flavours seria isso? Como meu starter é para 20 L e estou usando em média 1L de starter e ficaria longe daquele limite aconselhado no yeast para se evitar entao não seria 100% necessário o descarte correto?
Não, esse negócio de resfriar e causar off-flavors não existe.

O descarte do sobre nadante é porque o líquido utilizado, uma simples mistura com DME, não tem gosto de malte, de lúpulo, de nada... é ruim, então você não quer misturar na sua cerveja.

Abraço,
 
Interessantíssimo esse artigo sobre o Crabtree effect.....especialmente sobre a opção de realmente não aerar o mosto dependendo do estilo da cerveja (desde que o pitching rate esteja correto)....

Foi interessante para derrubar alguns mitos e novamente bater na tecla da taxa de inoculação correta.
 
Como o Guenther mencionou, não tem complicações com starter, cold crash e bla bla bla...o sobrenadante é cerveja oxidada, levemente ácida e etc. descartamos justamente por isso, para não misturar algo com sabor ruim a nossa cerveja.
O pessoal tem um certo medo de starter, mas eh um processo muito simples.
3 dias no stir-plate eh demais...deixo por 24h ou às vezes por umas 36h qd vejo que ainda há formação de krausen


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Somente para complementar, se está deixando 3 dias Pq acha que vai aumentar o número de células, está enganado.
Chega um ponto que o crescimento eh praticamente nulo.
O pico de crescimento normalmente ocorre de 12h a 18h


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Somente para complementar, se está deixando 3 dias Pq acha que vai aumentar o número de células, está enganado.
Chega um ponto que o crescimento eh praticamente nulo.
O pico de crescimento normalmente ocorre de 12h a 18h


Sent from my iPhone using Tapatalk

no meu caso foi limitação de horário mesmo. Como nao cogitei a opção de colocar na geladeira e digamos meu dia livre para fazer o starter estava ha 3 dias da brassagem tive que optar por realizar esse período maior.

Fato que vai se repetir nessa brassagem do próximo sabado, vou gerar o starter hj (quarta) entao até sabado vou acompanhar a evolução dele e possívelmente na sexta feira eu desligue o stir e coloque ele na geladeira, assim até sabado a tarde já decantou o suficiente para o descarte e posterior utilização

um ponto que esqueci de comentar. Realmente é muito grande o medo de todo novato em fazer starter, acho que a própria forma como alguns mini cursos abordam ele faz com que isso aconteça. Porém tem um outro lado, volta e meia eu vejo alguns videos de gente fazendo coisas absurdas na brassagem principalmente relacionado a contaminação, sendo assim por conta dessas situações acredito que o medo de nao apoiar a todos utilizarem starter de inicio seja justificável já que se bobear com a contaminação...adeus
 
Somente para complementar, se está deixando 3 dias Pq acha que vai aumentar o número de células, está enganado.
Chega um ponto que o crescimento eh praticamente nulo.
O pico de crescimento normalmente ocorre de 12h a 18h


Sent from my iPhone using Tapatalk

Já confirmou isso com uma contagem de células?

Eu nunca fiz, mas a minha solução de starter para de fermentar por volta de 36 ~ 48 horas, e eu gosto de deixar o starter fermentar até o final antes de decantar.

Posso estar enganado, mas tenho a sensação que separar muito cedo, antes de 100% da fermentação, , corre-se o risco de selecionar apenas células muito floculantes e causar baixa atenuação nas cervejas seguintes ao longo do tempo, mas como eu disse, é impressão apenas, e eu não sei por quanto tempo você mantém o mesmo fermento.

Eu to quase a um ano com o mesmo conjunto de S04.

Abraço.
 
Já confirmou isso com uma contagem de células?

Eu nunca fiz, mas a minha solução de starter para de fermentar por volta de 36 ~ 48 horas, e eu gosto de deixar o starter fermentar até o final antes de decantar.

Posso estar enganado, mas tenho a sensação que separar muito cedo, antes de 100% da fermentação, , corre-se o risco de selecionar apenas células muito floculantes e causar baixa atenuação nas cervejas seguintes ao longo do tempo, mas como eu disse, é impressão apenas, e eu não sei por quanto tempo você mantém o mesmo fermento.

Eu to quase a um ano com o mesmo conjunto de S04.

Abraço.

Concordo contigo,

Pessoal já postou aqui no fórum um link de um blog americano que o sujeito chegou a conclusão de que em 24h o starter estava pronto, com gráficos e tudo mais.

No meu caso quase nunca um starter fica pronto antes de 36h, a não ser que a quantidade inicial de células seja muito grande. Observo pela formação de bolhas de CO2.

Abraço
 
Pessoal,

É Mandatório o descarte do sobrenadante antes de inocular o starter na cerveja?

Pergunto pois nas duas últimas levas que fiz (imperial stout e IPA) eu fiz starter com fermento seco (na stout com mosto congelado e na IPA com DME) para aumentar a contagem de células. No entanto, em nenhum dos dois casos eu descartei o sobrenadante.

Na stout foram 2L de starter para 21L de cerveja. Na IPA foram 2L de starter para 40L. Será que dá ruim?:confused:
 
Pessoal,

É Mandatório o descarte do sobrenadante antes de inocular o starter na cerveja?

Pergunto pois nas duas últimas levas que fiz (imperial stout e IPA) eu fiz starter com fermento seco (na stout com mosto congelado e na IPA com DME) para aumentar a contagem de células. No entanto, em nenhum dos dois casos eu descartei o sobrenadante.

Na stout foram 2L de starter para 21L de cerveja. Na IPA foram 2L de starter para 40L. Será que dá ruim?:confused:

Não é mandatório, já fiz muitas vezes por não ter tido tempo pra decantar, porém não é o ideal. É importante entender que está diluindo um líquido de gosto ruim na sua cerveja, e que dependendo da proporção vai ser perceptível ao final. Além disso essa diluição afeta teor alcoólico e amargor da cerveja. De qualquer forma não da pra dizer que vai estragar ou não a cerveja, você só vai saber provando.
 
Pessoal,

É Mandatório o descarte do sobrenadante antes de inocular o starter na cerveja?

Pergunto pois nas duas últimas levas que fiz (imperial stout e IPA) eu fiz starter com fermento seco (na stout com mosto congelado e na IPA com DME) para aumentar a contagem de células. No entanto, em nenhum dos dois casos eu descartei o sobrenadante.

Na stout foram 2L de starter para 21L de cerveja. Na IPA foram 2L de starter para 40L. Será que dá ruim?:confused:
Segundo o livro Yeast só é necessário o descarte se o volume do starter ultrapassar 5% do volume da cerveja.
 
Já confirmou isso com uma contagem de células?

Eu nunca fiz, mas a minha solução de starter para de fermentar por volta de 36 ~ 48 horas, e eu gosto de deixar o starter fermentar até o final antes de decantar.

Posso estar enganado, mas tenho a sensação que separar muito cedo, antes de 100% da fermentação, , corre-se o risco de selecionar apenas células muito floculantes e causar baixa atenuação nas cervejas seguintes ao longo do tempo, mas como eu disse, é impressão apenas, e eu não sei por quanto tempo você mantém o mesmo fermento.

Eu to quase a um ano com o mesmo conjunto de S04.

Abraço.

*** Essa é a mensagem final...Buggou meu app, favor desconsiderar os posts acima :S .. Se algúem tiver permissão, favor excluir ***


Então @jalexandre, na verdade eu não disse que o starter termina de fermentar entre 12h e 18h...nessa faixa é o pico de reprodução. Li nesse artigo do Jamil (penúltima página): https://www.homebrewersassociation.org/attachments/0000/1235/MAzym07_YeastStarter.pdf

Recomendo ler esse artigo todo...eh bem bacana.

Como o @Tiago disse logo acima, menos fermento para grandes volumes pode levar mais de 24h

Uns 2 starters meus já levaram em torno de 36 a 40h, pois a temperatura ambiente estava baixa...em torno de uns 16C e eu não aqueço meus starters.
Voltei do trampo, após umas 30h do início e quando cheguei, tinha um Krausen relativamente alto...então deixei virar mais uma noite...

Quanto a floculaçao, como eu deixo na maioria dos casos, mais de 12h na geladeira para descartar o sobrenadante, levo pro balde praticamente todos os tipos de células, pouquissimo fermento fica floculando, devido a baixa temperatura.

Aparentemente o starter de US-05 demora mais pra finalizar do que o do WB-06, que são os únicos dois que já fiz

Agora sobre deixar 3 dias, realmente parece muito. Ainda não me aprofundei sobre o metabolismo das leveduras, mas qual a vantagem de não interromper a fermentação?

Me corrijam se eu estiver errado, mas o objetivo é replicar células o mais viáveis possível...sendo assim, se qd elas pararem de se multiplicar, o mosto ainda tiver fermentáveis, parece desnecessário esperar mais, visto que o objetivo não eh fazer cerveja...não é vdd?
 
*** Essa é a mensagem final...Buggou meu app, favor desconsiderar os posts acima :S .. Se algúem tiver permissão, favor excluir ***


Então @jalexandre, na verdade eu não disse que o starter termina de fermentar entre 12h e 18h...nessa faixa é o pico de reprodução. Li nesse artigo do Jamil (penúltima página): https://www.homebrewersassociation.org/attachments/0000/1235/MAzym07_YeastStarter.pdf

Recomendo ler esse artigo todo...eh bem bacana.

Como o @Tiago disse logo acima, menos fermento para grandes volumes pode levar mais de 24h

Uns 2 starters meus já levaram em torno de 36 a 40h, pois a temperatura ambiente estava baixa...em torno de uns 16C e eu não aqueço meus starters.
Voltei do trampo, após umas 30h do início e quando cheguei, tinha um Krausen relativamente alto...então deixei virar mais uma noite...

Quanto a floculaçao, como eu deixo na maioria dos casos, mais de 12h na geladeira para descartar o sobrenadante, levo pro balde praticamente todos os tipos de células, pouquissimo fermento fica floculando, devido a baixa temperatura.

Aparentemente o starter de US-05 demora mais pra finalizar do que o do WB-06, que são os únicos dois que já fiz

Agora sobre deixar 3 dias, realmente parece muito. Ainda não me aprofundei sobre o metabolismo das leveduras, mas qual a vantagem de não interromper a fermentação?

Me corrijam se eu estiver errado, mas o objetivo é replicar células o mais viáveis possível...sendo assim, se qd elas pararem de se multiplicar, o mosto ainda tiver fermentáveis, parece desnecessário esperar mais, visto que o objetivo não eh fazer cerveja...não é vdd?

Lerei o artigo esse fim de semana, junto com uma boa cerveja, obrigado.

As células só param de se multiplicar quando a comida ou o oxigênio acabam. :)

Por mais que o pico seja nas primeiras horas, eu nunca mensurei para saber se é suficiente, e nem pretendo, pra ser honesto.

Estou confortável com o meu processo, e acho que no fim, se resume a isso.

O quanto cada um está confortável com o próprio processo.

Sobre os outro pontos levantados, eu realmente não tenho o conhecimento ou opnião sobre. Apenas gosto de deixar a natureza fazer o trabalho dela (fermentar, propagar, etc) sem pressão, seja essa pressão imposta pelo tempo ou pelo nosso próprio (des) conhecimento.

É muita coisa pra aprender e pouco tempo pra fazer isso, tem horas que a gente tem que ser seletivo sobre o quão profundo a gente quer mergulhar nisso. :p

Abraços!!
 
Lerei o artigo esse fim de semana, junto com uma boa cerveja, obrigado.

As células só param de se multiplicar quando a comida ou o oxigênio acabam. :)

Por mais que o pico seja nas primeiras horas, eu nunca mensurei para saber se é suficiente, e nem pretendo, pra ser honesto.

Estou confortável com o meu processo, e acho que no fim, se resume a isso.

O quanto cada um está confortável com o próprio processo.

Sobre os outro pontos levantados, eu realmente não tenho o conhecimento ou opnião sobre. Apenas gosto de deixar a natureza fazer o trabalho dela (fermentar, propagar, etc) sem pressão, seja essa pressão imposta pelo tempo ou pelo nosso próprio (des) conhecimento.

É muita coisa pra aprender e pouco tempo pra fazer isso, tem horas que a gente tem que ser seletivo sobre o quão profundo a gente quer mergulhar nisso. :p

Abraços!!

hauahuauh...Fato!

Para mim é mais conveniente deixar entre 24h ~ 30h

O importante é atingirmos todos os objetivos...Somente postei porque 3 dias realmente acho muita coisa. Algum problema em deixar 72h? Absolutamente não...Agora é necessário? Eu, não acho...enfim...
 
acho que essa lebre de 3 dias levantada por mim gerou uma discussão bacana por outro motivo que não era meu objetivo lá quando deixei os 3 dias no Stir. Como já citei antes ali tive um problema de janela de tempo para preparar o material.

Ai cabe uma outra dúvida, supondo que o ciclo natural da levadura seja consumir seu alimento e depois repousar no fundo ao termino, quando mantenho ela por esse período prolongado em agitação eu nao estaria prejudicando a saude da mesma?
 
Back
Top