Sensação de cerveja gaseificada na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MateusS

Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
23
Reaction score
4
E aí!

Estou fermentando minha segunda produção - uma Irish Red Ale.

A cerveja está na primeira semana de fermentação e, pra verificar o andamento, provei um pouco dela. Diferentemente da primeira cerveja, ela dá uma sensação de gás na língua, como se estivesse tomando uma água gaseificada.

Isso é normal em alguns tipos de cerveja?

Abraço,
Mateus Schmidt
 
Ola Mateus, não tenho muita experiencia, mas acho interessante vc verificar se o seu Airlok esta funcionando e o gás fabricado na fermentação esta dissipando.
 
E aí!

Estou fermentando minha segunda produção - uma Irish Red Ale.

A cerveja está na primeira semana de fermentação e, pra verificar o andamento, provei um pouco dela. Diferentemente da primeira cerveja, ela dá uma sensação de gás na língua, como se estivesse tomando uma água gaseificada.

Isso é normal em alguns tipos de cerveja?

Abraço,
Mateus Schmidt

Natural que um pouco do gás gerado na fermentação esteja diluído na cerveja enquanto a fermentação está em andamento e mesmo depois...
 
Exato... mesmo a temperatura alta, a geração de CO² gaseifica o líquido num certo nível, tanto que em alguns casos pode ser válido calcular o CO² residual na cerveja antes de calcular o priming.

Abraço,
 
Exato... mesmo a temperatura alta, a geração de CO² gaseifica o líquido num certo nível, tanto que em alguns casos pode ser válido calcular o CO² residual na cerveja antes de calcular o priming.

Abraço,

Guenther, tens alguma fonte ou dica de como calcular esse CO2 residual?

Obrigado,
Barros
 
Obrigado pela ajuda aí pessoal. Curiosidades de iniciante são foda hehe!

Daqui duas semanas vou provar e ver como ficou e repasso pra vocês.

Camigol
 
Minha Weiss tbm ficou com essa sensação, mas lembra refrigerante, levemente doce. A cor está bege feito leite de soja. Já ficou 2 dias a 0C mas não decantou nada.
Será contaminação?
 
Minha Weiss tbm ficou com essa sensação, mas lembra refrigerante, levemente doce. A cor está bege feito leite de soja. Já ficou 2 dias a 0C mas não decantou nada.
Será contaminação?

Calma, não quer dizer nada, essa cor aí pode ser bem normal pra weiss. Se o gosto ta bom fica tranquilo. Pode deixar 1 semana nessa temperatura pra decantar alguma coisa e ver diferença. Contaminação tu saberia, a cerveja estaria intragável.
 
Back
Top