• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Segunda Leva 5L - Dúvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

inl0ad

Member
Reaction score
2
Salve hopheads.
Antes de começar as dúvidas da minha segunda leva (teoricamente, terceira), vou postar a experiência que já tive: fabriquei duas levas de uma mesma cerveja (IPA lamas), pois um sache de fermento é recomendado pra duas levas. Brassei em dois dias diferentes seguindo os passos indicados, e descobri que é muito mais fácil esfriar uma panela do que um balde (obvio). Procedi com os dias de fermentação em um banheiro escuro cuja temperatura (ambiente) se manteve entre 22 e 24. Levei pra geladeira a 5'C e deixei mais alguns dias. Primming, Engarrafei, e guardei mais alguns dias na geladeira (ESSE FOI MEU ERRO), boom, nao carbonatou. Pensei nisso e deixei algumas fora da geladeira, mas ainda nao testei-as. To com mais 6x600ml IPA nao pouquissima carbonatada, mas tomável. Serve de lição.

Bom, voltando ao meu cenário atual: ainda possuo e vou utilizar o equipamento de 5L, consegui um termostato e vou testar ainda na minha geladeira, mas vai da tudo certo e vou conseguir controlar a temp de fermentaçao. Agora, seguem minhas duvidas:
-Quero fazer uma weiss ou uma wit de próxima leva. É tranquilo? Preciso me preocupar com entupimento? Uso bazooka.
-Compensa eu comprar um kit moído de 20L e fazer 15L, separando os ingredientes em 4 partes iguais, usando 3 nas brassagens, e o fermento em 3 partes, usando as 3 em 3 brassagens diferentes? Pergunto isso pois sai mais barato a relação R$/L.
-Possuo agora um refratometro, que já vem com as medidas de cerveja (de 1000 a 1100). Fermentaçao controlada até estabalizar a densidade, Maturação a 10'C a menos que a fermentaçao por alguns dias, Primming, Envaze e Manter as garrafas na temperatura de fermentação. Correto?

Vlw, Abraços

PS: Um cervejeiro de sao carlos me deu uma dica para saber o fim da carbonatacao. Na hora do envaze, encha uma pet pequena até 2/3, aperte até a cerveja chegar na boca, e feche. A carbonatacao ta feita quando a pet estiver estufada. Procede a info?

Back