• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Segunda brassagem, OG baixa?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

allan1488

Well-Known Member
Reaction score
10
Fiz uma brassagem hoje e o OG estimado era 1.040
consegui 1.032

a cerveja é uma American Kolsch (http://www.lamasbier.com.br/2015/05/american-kolsch-uma-cervejinha-single-malte.html#comment-2443)

acredito que tenha utilizado muita água na lavagem. Consegui pouco mais de 20l no final. Coloquei somente os 20 no balde e está no fermentador.

essa OG é MUITO baixa? precisa fazer algo para ajustar ou deixa o couro comer no fermentador ?

fiquei preocupado de ficar uma cerveja com teor alcoólico muito baixo .

Sem dúvida a sua cerveja vai ficar com uma graduação alcoólica bem baixa, provavelmente abaixo de 3%.

Se você quiser "corrigir" a graduação pode adicionar açúcar.

Ferve com água para esterilizar, deixa tampado até esfriar e joga dentro do fermentador.

Vai aumentar o teor alcoólico, mas se vai ficar uma cerveja boa de beber, já é outra história.

O ideal é rever o seu processo e descobrir onde errou, para corrigir o erro nas próximas.

Foi o que imaginei...

na hora da lavagem, realmente utilizei muita água.. pois na brassagem anterior tinha perdido muita quantidade na fervura.
Dessa vez quis compensar e acabou ficando com uma OG muito baixa

agora vou deixar fermentar e maturar e na próxima irei me atentar a quantidade indicada de água na lavagem.

a próxima eu acerto kkk
obrigado

Foi o que imaginei...

na hora da lavagem, realmente utilizei muita água.. pois na brassagem anterior tinha perdido muita quantidade na fervura.
Dessa vez quis compensar e acabou ficando com uma OG muito baixa

agora vou deixar fermentar e maturar e na próxima irei me atentar a quantidade indicada de água na lavagem.

a próxima eu acerto kkk
obrigado

Cara, é isso mesmo. Tu tá recém na segunda brassagem. Tem que conhecer o teu equipamento, daí conseguirá uma boa previsibilidade de OG e volumes.

Na primeira, o volume final ficou muito baixo. O que tu fez? aumentou a quantidade de água. Só tem que lembrar que tu tem que compensar com mais malte, porque se tu não mudou o processo, não vai aumentar a eficiência. E isso tu não tem como aprender comprando kit's prontos.

A dica é: pra próxima baixe o beersmith ou aprenda a usar as ferramentas do brewers friend. Faça tu mesmo a tua receita (pode pegar alguma aqui no fórum ou até copiar de um kit), mas arbitrando a TUA eficiência, pro TEU processo, com o TEU equipamento.
Se tu não mudar teu processo, a tendência é que a eficiência se estabilize, e em questão de 3 ou 4 brassagens tu consiga prever bem teus volumes e tuas densidades. E aí tu pode testar técnicas diferentes e ver o que cada uma te agrega...
Ah, e esqueça essa coisa de "x" litros de lavagem. Essa é uma quantidade APROXIMADA, não tem que ser levada ao pé da letra. O que tu tem que saber é qual o volume que tu tem que levar para a fervura, pra no final levar pro fermentador a quantidade que tu quer.

Exemplo: Com a MINHA panela de fervura atual, eu sei que se eu levar 26 ~ 26,5 litros pra fervura, com fervura de 60 minutos, eu vou tirar 19 ~ 20 litros pro fermentador. Por exemplo, se eu ferver por 90 minutos, preciso levar mais volume pra panela. Então eu lavo o malte até chegar em 26,5 L na panela de fervura.

Fiz uma brassagem hoje e o OG estimado era 1.040
consegui 1.032

a cerveja é uma American Kolsch (http://www.lamasbier.com.br/2015/05/american-kolsch-uma-cervejinha-single-malte.html#comment-2443)

acredito que tenha utilizado muita água na lavagem. Consegui pouco mais de 20l no final. Coloquei somente os 20 no balde e está no fermentador.

essa OG é MUITO baixa? precisa fazer algo para ajustar ou deixa o couro comer no fermentador ?

fiquei preocupado de ficar uma cerveja com teor alcoólico muito baixo .

Cara,pode ser esse malte pilsen Cargill também,se seu volume final foi pouco mais de vinte não teria dado uma OG tão mais baixa.

Usei esse malte pilsen em 3 brassagens e todas com rendimento pífio,digo pífio mesmo,na última usei 5kg desse malte mais 0,5kg de crystal 120 e obtive uma FG de 1,045 pra você ter idéia.As outras duas tiveram rendimento semelhante(~50%).

Cheguei a duvidar se não tinha alguma coisa estranha no meu equipamento.
Ontem brassei uma bohemian pilsner usando só maltes europeus e meu rendimento foi excelente de novo(~80%).

Se alguém já teve essa experiência com o Cargill gostaria de saber.

Outra observação:Não querendo ser chato e sei que você tá começando agora,mas essa receita de Kolsch do lamas é bem estranha,esse fermento que eles usam é pra cerveja escura(cheias de frutado).Minha dica é,se você quer fazer uma kolsch use o fermento certo e bons maltes.

Abraço.

Bacana os feedbacks,
estou instalando o beersmith para ver como funciona.

Próxima brassagem espero ter evoluido um pouco e conseguir um resultado mais satisfatório.

Cara, é isso mesmo. Tu tá recém na segunda brassagem. Tem que conhecer o teu equipamento, daí conseguirá uma boa previsibilidade de OG e volumes.

Na primeira, o volume final ficou muito baixo. O que tu fez? aumentou a quantidade de água. Só tem que lembrar que tu tem que compensar com mais malte, porque se tu não mudou o processo, não vai aumentar a eficiência. E isso tu não tem como aprender comprando kit's prontos.

A dica é: pra próxima baixe o beersmith ou aprenda a usar as ferramentas do brewers friend. Faça tu mesmo a tua receita (pode pegar alguma aqui no fórum ou até copiar de um kit), mas arbitrando a TUA eficiência, pro TEU processo, com o TEU equipamento.
Se tu não mudar teu processo, a tendência é que a eficiência se estabilize, e em questão de 3 ou 4 brassagens tu consiga prever bem teus volumes e tuas densidades. E aí tu pode testar técnicas diferentes e ver o que cada uma te agrega...
Ah, e esqueça essa coisa de "x" litros de lavagem. Essa é uma quantidade APROXIMADA, não tem que ser levada ao pé da letra. O que tu tem que saber é qual o volume que tu tem que levar para a fervura, pra no final levar pro fermentador a quantidade que tu quer.

Exemplo: Com a MINHA panela de fervura atual, eu sei que se eu levar 26 ~ 26,5 litros pra fervura, com fervura de 60 minutos, eu vou tirar 19 ~ 20 litros pro fermentador. Por exemplo, se eu ferver por 90 minutos, preciso levar mais volume pra panela. Então eu lavo o malte até chegar em 26,5 L na panela de fervura.

Cara, isso ajuda muito.. e tranquiliza um pouco. Vou me atentar a esses volumes para conseguir chegar no resultado esperado.

muito obrigado

Back