Saison com melão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Bem, pessoal! Tudo bem? Gostaria de uma ajudinha de vocês!

Estou com vontade de brassar uma saison um pouco diferente no próximo mês...já fiz uma bem apegada às tradições belgas, outra que brassei utilizando manga na secundária e agora quero fazer uma com melão também na secundária, o quê acham? Já usaram em alguma cerveja? Se sim, qual quantidade?

Queria fazer um single hop de huel mellon com adições só para aroma e pensei em utilizar um grist com malte pilsen, malte de aveia, malte de centeio e açúcar (para deixar a saison mais seca)...segue abaixo a minha receita proposta!

Aguardo opiniões de vocês!

---------------------------------------------------------------------------------------

Brew Method: All Grain
Style Name: Saison
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.043
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.056
Final Gravity: 1.008
ABV (standard): 6.38%
IBU (tinseth): 24.93
SRM (morey): 3.38

FERMENTABLES:
5.5 kg - Belgian - Pilsner (81.5%)
0.5 kg - Cane Sugar (7.4%)
0.25 kg - American - Rye (3.7%)
0.5 kg - United Kingdom - Oat Malt (7.4%)

HOPS:
35 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 20 min, IBU: 13.7
35 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 15 min, IBU: 11.23
30 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 0 min

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min
2) Sparge, Temp: 78 C, Time: 10 min
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

OTHER INGREDIENTS:
1500 g - Melão, Time: 5760 min, Type: Herb, Use: Secondary

YEAST:
Mangrove Jack - French Saison Ale M29
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 87.5%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 26.11 - 32.22 C
Fermentation Temp: 17 C
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)

---------------------------------------------------------------------------------------
 
Bem, pessoal! Tudo bem? Gostaria de uma ajudinha de vocês!

Estou com vontade de brassar uma saison um pouco diferente no próximo mês...já fiz uma bem apegada às tradições belgas, outra que brassei utilizando manga na secundária e agora quero fazer uma com melão também na secundária, o quê acham? Já usaram em alguma cerveja? Se sim, qual quantidade?

Queria fazer um single hop de huel mellon com adições só para aroma e pensei em utilizar um grist com malte pilsen, malte de aveia, malte de centeio e açúcar (para deixar a saison mais seca)...segue abaixo a minha receita proposta!

Aguardo opiniões de vocês!

---------------------------------------------------------------------------------------

Brew Method: All Grain
Style Name: Saison
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.043
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.056
Final Gravity: 1.008
ABV (standard): 6.38%
IBU (tinseth): 24.93
SRM (morey): 3.38

FERMENTABLES:
5.5 kg - Belgian - Pilsner (81.5%)
0.5 kg - Cane Sugar (7.4%)
0.25 kg - American - Rye (3.7%)
0.5 kg - United Kingdom - Oat Malt (7.4%)

HOPS:
35 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 20 min, IBU: 13.7
35 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 15 min, IBU: 11.23
30 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 0 min

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min
2) Sparge, Temp: 78 C, Time: 10 min
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

OTHER INGREDIENTS:
1500 g - Melão, Time: 5760 min, Type: Herb, Use: Secondary

YEAST:
Mangrove Jack - French Saison Ale M29
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 87.5%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 26.11 - 32.22 C
Fermentation Temp: 17 C
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)

---------------------------------------------------------------------------------------

Sua receita está muito parecida com uma Saison que fiz. Também usei apenas Huell Melon e o M29.

Pra mim a receita está boa, mas eu deixaria ela um pouco menos alcoólica pois talvez o álcool fique mto evidente e você não note tanto o sabor do melão.

Sobre a M29, eu tive uma experiência bem ruim usando a temperatura sugerida pela MJs (25-32°C). Surgiram muitos álcoois superiores, o que deixou um sabor horrível na cerveja e causava dor de cabeça. Então, siga a fermentação mais clássica pra Saisons (20-21°C nos três primeiros dias, e depois vai subindo até uns 28°C).

Se for usar o melão na secundária, apenas leve em consideração que a levedura vai usar o açúcar dele também, e gerar mais alcool. Lembre-se disso na hora do priming também.
 
Obrigado pelas dicas...realmente, tinha me esquecido desse detalhe...vou retirar o açúcar e to pensando em usar melão no final da fervura em fruta (500 gramas) e 1 kg no final da secundária? O que acha?

quanto a temperatura de fermentação, tive esta infelicidade na primeira que fiz e, a partir daquela leva, faço a fermentação iniciar em temperaturas mais brandas mesmo!
 
Obrigado pelas dicas...realmente, tinha me esquecido desse detalhe...vou retirar o açúcar e to pensando em usar melão no final da fervura em fruta (500 gramas) e 1 kg no final da secundária? O que acha?

Faça a mostura há uns 63°C e você já vai conseguir uma boa secura nela. Sobre o melão, vai depender de como você faz a secundária: se você deixa há uns 12°C para que a levedura ainda tenha um pouco de atividade e consuma o açúcar do melão, ou se você deixa mais frio, o que pode deixar mais sabor mas também fica um pouco arriscado o priming...se fizer o último, seria melhor baixar um pouco o açúcar do priming, talvez uns 4,5g/L..
 
Concordo com o que o @brewjau disse. Eu particularmente gosto de Saisons mais leves, entre 5 e 5.5% ABV.

Também por opção pessoal eu não faria com aveia e aumentaria a quantidade de centeio.

Mas a receita parece muito boa mesmo.
 
Bem, obrigado pela ajuda, pessoal!

Ajustei a receita aqui: vou colocar melão tanto no final da fervura quanto na secundária...reduzir o priming em 30% na hora da refermentação na garrafa e retirei o trigo da receita. A aveia maltada vou deixar porque tenho um estoque em mãos de uma New England que fiz nesses dias!

Vou começar a fermentação com 18C para diminuir a possibilidade de ésteres e alcool superior...

O quê acham dessas modificações?

---------------------------------------------------------------------------------------------

HOME BREW RECIPE:
Title: Outono
Author: Rodrigo Fonseca

Brew Method: All Grain
Style Name: Saison
Boil Time: 60 min
Batch Size: 27 liters (fermentor volume)
Boil Size: 35 liters
Boil Gravity: 1.035
Efficiency: 70% (brew house)

Hop Utilization Multiplier: 0.9

STATS:
Original Gravity: 1.045
Final Gravity: 1.005
ABV (standard): 5.32%
IBU (tinseth): 26.92
SRM (morey): 3.21

FERMENTABLES:
5 kg - Belgian - Pilsner (87%)
0.25 kg - American - Rye (4.3%)
0.5 kg - United Kingdom - Oat Malt (8.7%)

HOPS:
35 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 20 min, IBU: 14.8
35 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 15 min, IBU: 12.13
30 g - Huell Melon, Type: Pellet, AA: 7.2, Use: Boil for 0 min

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min
2) Sparge, Temp: 78 C, Time: 10 min
Starting Mash Thickness: 2.5 L/kg

OTHER INGREDIENTS:
500 g - Melão, Time: 10 min, Type: Herb, Use: Boil
1000 g - Melão, Time: 5760 min, Type: Herb, Use: Secondary

YEAST:
Mangrove Jack - French Saison Ale M29
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 87.5%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 26.11 - 32.22 C
Fermentation Temp: 18 C
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)

---------------------------------------------------------------------------------------------
 
Bem, pessoal, só para retornar...não achei a polpa pasteurizada e ao fazer o processo de pasteurização o melão ficou com um gosto de legume cozido...com isso, desisti do melão e estou utilizando um pouco de carvalho francês que sobrou de uma leva antiga...
 
Bem, pessoal, só para retornar...não achei a polpa pasteurizada e ao fazer o processo de pasteurização o melão ficou com um gosto de legume cozido...com isso, desisti do melão e estou utilizando um pouco de carvalho francês que sobrou de uma leva antiga...
Puts cara, tava aqui procurando uma receita pra fazer com melao e minha idea era justamenta pasteurizar tbm. Nao sabia que ficava com esse gosto de legume. Vc usou alguma outra fruta?

Abraaco.
 
Back
Top