• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Risco de explosao

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

deivisfontes

Member
Reaction score
0
ola amigos do grupo
tenho pesquisado bastante sobre priming e o risco de a garrafa explodir, em alguns casos quando percebe-se uma carbonatação excessiva o recomendado é colocar na geladeira para estabilizar a pressao, minha duvida é a seguinte:
existe algum risco de a garrafa explodir ao abrir?
pela lógica a tampa alivia a pressao evitando isso, estou certo?

Se coloca na geladeira não para estabilizar, e sim para parar a fermentação e a geração de mais CO2 e pressão.

A explosão ocorre por ruptura dá garrafa por conta das pressão excessiva. Gelada não haverá aumento da pressão, portanto pouco risco de explodir.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Se coloca na geladeira não para estabilizar, e sim para parar a fermentação e a geração de mais CO2 e pressão.

A explosão ocorre por ruptura dá garrafa por conta das pressão excessiva. Gelada não haverá aumento da pressão, portanto pouco risco de explodir.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

E tb quanto menor a temperatura, menos pressão na garrafa...

Tem que tomar cuidado se for transportar essas garrafas ou dar pra alguém, pois se o peão deixá-la fora da geladeira, pode voltar a refermentar, além de subir a pressão e estourar...

ola amigos do grupo
tenho pesquisado bastante sobre priming e o risco de a garrafa explodir, em alguns casos quando percebe-se uma carbonatação excessiva o recomendado é colocar na geladeira para estabilizar a pressao, minha duvida é a seguinte:
existe algum risco de a garrafa explodir ao abrir?
pela lógica a tampa alivia a pressao evitando isso, estou certo?

Dá uma lida nesse post: http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html

Sempre miro em 7g/l e nunca tive garrafa explodindo. Mesmo depois de 2 semanas em temperatura ambiente. Minha única garrafa que quebrou foi porquê estava no porta malas e eu passei voando em uma lombada. Se fizer o priming direitinho acho que não tem que ficar nesse terror.

Garrafas que explodem costumam ser as que já tinham alguma fissura ou rachado invisível e olho nu, já tinham uma avaria prévia. Tratando-as bem, sem jogar dentro da grade, nem jogar dentro da pia ou coisa do tipo, é difícil ter algum caso de explosão... Esses dias conheci um rapaz que as vezes faz primming com 9g/L (!) e rola tudo tranquilo.

Uma vez, uma garrafa de uma Extra Foreign Stout de uma leva minha explodiu dentro da geladeira, estava na prateleira de cima junto com a leva inteira, a pressão foi tamanha que a porta da geladeira abriu, todas as garrafas cairam e eu perdi a leva toda, 16 garrafas reutilizadas de 600ml... Foi foda. O lado bom é que os cheiros maravilhosos de café torrado e chocolate ficaram na garagem por 1 semana. Nessa leva usei 6g/L.

além do priming, existem outros fatores que podem levar à explosão. Os dois principais, depois do erro no priming, são contaminação e fermentação incompleta. Concordo que colocar a cerveja na geladeira reduz bastante o risco de explosão, mas se a garrafa já estiver numa pressão muito alta você pode sim explodí-la ao abrir. Isso já aconteceu comigo ao tomar a cerveja de um amigo, mas felizmente só arrebentou a parte do gargalo.

Só pra constar: pra seguir recomendações que atendam ao estilo, o priming de alguns tipos de cerveja levaria 8/9g/l (como pra saison) até 12g/l ou mais, pras weizen.

Leiam o artigo do Breda que o amigo ai em cima recomenda e também procurem por tabelas e calculadoras de carbonatação por estilo. Vcs vão entender que esse papo de não passar de 7g/l é balela.

perdi 5 litros de uma stout, garrafas mal sanitizadas, excesso de primming (nao tinha balanca no dia), era cada bomba, que dava pra ouvir do outro lado da rua kkkkkkk

Latest posts

Back