Risco de explosão?!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 17, 2017
Messages
8
Reaction score
0
Olá camaradas!
Estou com uma dúvida. Estou com um lote no 5º dia refermentação, a uma temperatura média durante o dia de 30º e o manômetro está marcando 3,25 bar (conforme imagem em anexo). A pergunta: devo levá-las para gelandeira ou aguardo mais um pouco para estabilizar?

Obs:
* utilizei 8g/l de açúcar
* fermentação primária e secundária bem feitas, com certeza de atenuação total
* última temperatura de fermentação a 20º (creio que tenha levado pouco CO2 residual)


Aguardo comentários!

Um forte abraço!
 

Attachments

  • 8BEE2884-F506-4676-85C6-298DBC3D25F8.jpeg
    8BEE2884-F506-4676-85C6-298DBC3D25F8.jpeg
    21.5 KB · Views: 29
Last edited:
Olha, isso é bem relativo, tem garrafas que explodem com 3 bar (aquelas com defeito ou de má qualidade) e outras que aguentam até 8, tudo vai da fabricação, do modelo, da qualidade e etc. Mas as informações com os fabricantes são divergentes, alguns dizem que suas garrafas aguentam até 12 bar (o que acho muito, pois muitas de champagne dizem aguentar entre 6 e 8 bar) outros dizem para nunca passar de 4 bar. Pela minha experiência e como estamos falando sobre segurança e não até quanto uma garrafa pode aguentar, eu evitaria deixar passar de 3,5 bar no MÁXIMO, ou seja, eu já mandaria essas garrafas pra geladeira até porque fazendo as contas aqui você mirou em 2,9 vol de CO2, o que é uma carbonatação média.
 
Last edited:
Back
Top