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Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

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Ebulidor tende a caramelizar.

A área de contato dele é muito pequena em relação à potência, ou seja, esquenta demais.

Resistências normais de inox com baixa densidade, pela minha experiência, nem precisa se preocupar.... já testei tudo que é tipo.

Abraço,
 
Beleza Guenther, eu pensei que ele era de baixa densidade, vou comprar a resistência e instalar para 20l. Abraços!
 
Pessoal, instalei a resistência coloquei uma de 2000w fiz um teste com 25l de água e ferveu bem! Só não sei se ela está muito curta. O que vocês acham? Abraços!
 

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E aí @Gilhendrik
Comprei uma resistência igual a tua, tá vindo da China.
Quanto tempo levou para ferver esses 25L?
E como tu fez a ligação dos fios na resistência, utilizou aqueles terminais olhais amarelos mesmo? A panela é aterrada?

Abc
 
Fiz apenas 2 brassagens,
Nao me recordo de cabeça.
Mas vejo e te passo.
A proxima será na semana que vem.

obg
 
É aterrada sim, a caixa é metálica, aterrada mesmo nela e liguei com terminal olhal. Funcionou muito bem.
 
@Gilhendrik, o indicador seu esta funcionando bem? Pergunto isso, pois deve ser de led e se a resistencia estiver acionamento a partir de SSR, provavelmente deve ficar com uma luz fraca quando desligada e intensa quando ligada. Isso porque no SSR desligado há uma corrente baixinha passando (miliampere) que já é suficiente para acender o lei devido a sua baixa resistência. Uma solução seria colocar um trinpot para elevar a resistência, assim só acenderia com corrente elevada.
 
@Fdamata, eu não montei ainda o quadro do sistema, usei somente para fervura ferveu 25l de mosto muito bem, pra o indicador ficar acendendo e apagando vou programar a fervura no PID com sistema on/off pra tentar cortar totalmente a corrente. Mas isso é bem mais pra frente. Nem sei se vai dar certo. Abraços.
 
Beleza galera. Montei uma panela me inspirando numa que vi aqui em BH. Panela de 36l com resistência no fundo, ligado ao TIC17, outra panela menor, dentro da maior, com o fundo furado (bastante furado) e na torneira inferior da panela, liguei uma bomba que fica recirculando durante a mostura o tempo todo. (Sistema Rims se naõ estiver errado). Funcionou bem em algumas brassagens, mas queria melhorar isso, ja que tive que diminuir o potencia da resistência tendo como limite os 16A do TIC, só que com isso ficou fraca, na fervura tenho que dar uma forcinha com o fogão. Com esse sistema faço levas de 20l. Quero refazer o sistema só que mais arrumado. Descobri que consigo fazer uma tomada 220 aqui daí surgiram varias duvidas:

-Como vou aumentar a produção, pelo que li pra ferver uns 40-45l vou precisar de pelo menos 4000W, mesmo sendo 220v, vai exceder em 2A o limite do TIC. Andei quebrando a cabeça e estudando o rele de estado solido (SSR), só que não entendi bem a ligação. Ainda mais em 220v, andei lendo aqui no forum mas não rolou, alguém faria um esqueminha para os lerdos aqui como eu?? Preciso mesmo do SSR?

-Outra, nesse sistema posição do sensor do TIC é melhor ficar no retorno do mosto pra panela, depois da bomba?

Abs
 
Beleza galera. Montei uma panela me inspirando numa que vi aqui em BH. Panela de 36l com resistência no fundo, ligado ao TIC17, outra panela menor, dentro da maior, com o fundo furado (bastante furado) e na torneira inferior da panela, liguei uma bomba que fica recirculando durante a mostura o tempo todo. (Sistema Rims se naõ estiver errado). Funcionou bem em algumas brassagens, mas queria melhorar isso, ja que tive que diminuir o potencia da resistência tendo como limite os 16A do TIC, só que com isso ficou fraca, na fervura tenho que dar uma forcinha com o fogão. Com esse sistema faço levas de 20l. Quero refazer o sistema só que mais arrumado. Descobri que consigo fazer uma tomada 220 aqui daí surgiram varias duvidas:

-Como vou aumentar a produção, pelo que li pra ferver uns 40-45l vou precisar de pelo menos 4000W, mesmo sendo 220v, vai exceder em 2A o limite do TIC. Andei quebrando a cabeça e estudando o rele de estado solido (SSR), só que não entendi bem a ligação. Ainda mais em 220v, andei lendo aqui no forum mas não rolou, alguém faria um esqueminha para os lerdos aqui como eu?? Preciso mesmo do SSR?

-Outra, nesse sistema posição do sensor do TIC é melhor ficar no retorno do mosto pra panela, depois da bomba?

Abs
Sim, no geral, em sistemas de recirculação constante, o ideal é medir a temperatura no retorno do mosto, o mais próximo possível do final da tubulação (ou seja, pouco antes de cair na panela efetivamente).

Medir no grão só dá pra realmente usar em volumes bem pequenos, porque normalmente pode-se usar um recirculação com vazão bem mais alta proporcionalmente (já que dificilmente a cama de grãos entope, etc), e nesse caso em poucos minutos todo o volume da mosturação é recirculado por completo, permitindo medir no meio dos grãos. Em volumes maiores, mesmo com bombas maiores, a vazão da recirculação não pode ser tão alta porque pode ter chance de entupir, já que o peso da cama de grãos é muito maior, ou seja, o volume total da mosturação só é totalmente recirculado depois de VÁRIOS minutos, e com isso, se medir lá no meio dos grãos, pode ocorrer que a temperatura do mosto que está entrando lá em cima esteja bem mais alta, porque até o mosto aquecido chegar no meio da panela (e ser detectado pelo sensor) demora bastante. Ou seja, medir no retorno funciona pra qualquer proporção..... e fazendo isso pode-se abstrair completamente esse problema.

Sobre o teu controle de temperatura, cara, no teu caso que não vai usar controle inteligente de temperatura (PID), tanto faz usar relé de estado sólido ou uma contatora.

Exemplo.... pode fazer simplesmente o teu TIC acionar uma contatora de 25 amperes, e essa contatora, por sua vez, aciona a tua resistência de forma segura. Se quiser poder ter controle total sobre a potência da resistência, pode fazer essa contatora alimentar um dimmer antes da resistência, e então o dimmer vai passar a potência que tu regular na hora, de forma precisa, pra resistência.

Dimmers de várias potências, pontos, montados, se acham fácil no Mercado Livre, é só procurar por "Dimmer 3000 watts" por exemplo.

Contatoras se acha em casas elétricas, de refrigeração, etc...... ou também no Mercado Livre, bem como os SSRs. Eu particularmente, pra sistemas simples, gosto de contatoras pois ela enterrompe/aciona os dois fios... e não um só como no caso do SSR.

Abraço,
 
Valeu, sempre ajudando!!
Achei esse negócio do contator mais complicado...

Não sei nada de elétrica, só de orelhada...

Pelo que vi, esse esquema estaria certo, baseado no esquema do Lamas??

Grande abraço
 

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Valeu, sempre ajudando!!
Achei esse negócio do contator mais complicado...

Não sei nada de elétrica, só de orelhada...

Pelo que vi, esse esquema estaria certo, baseado no esquema do Lamas??

Grande abraço
Sim, o esquema está correto.... mas o mais importante é..... você entendeu o porque do esquema ser assim?

Pergunto, pegando o TIC na mão, você consegue instalá-lo sem usar desenho nenhum? O ideal é chegar nesse ponto, ou seja, usar o esquema pra coisa fazer um sentido inicial...... e depois não precisar mais dele porque a lógica já está entendida (o que te permitirá usar qualquer termostato no futuro).

Abraço,
 
Guenter, acho que sim...

Sem ver nada acho que não, tenho que pensar um pouco antes, mas o raciocínio da ligação entendi... O rele controla uma das fases que saem da resistência, antes do tic...

Vou fazer as ligações e depois te mando uma foto,antes de ligar na tomada rsrsrs

Abs

Valeu
 
Guenter, acho que sim...

Sem ver nada acho que não, tenho que pensar um pouco antes, mas o raciocínio da ligação entendi... O rele controla uma das fases que saem da resistência, antes do tic...

Vou fazer as ligações e depois te mando uma foto,antes de ligar na tomada rsrsrs

Abs

Valeu
Perfeito!
 
Fiz está ligação do pid com o ssr , mas no local da resistência fiz uma tomada mas reparei que passa energia para a tomada mesmo com o pid desligado. Alguém sabe se é normal?
uploadfromtaptalk1424823673616.jpg
 
Sim, pois o ssr só corta um fio, se ele cortar o neutro, ainda haverá energia, porém a resistência não funcionará porque precisa o neutro estar fechado para poder a corrente alternar.
 
To querendo fazer um RIMS com fundo falso, minha idéia inicial era colocar uma resistencia embaixo do fundo falso, mas só pra manter a temperatura mesmo(e talvez levar ao mash out).

Mash in eu esquentaria a água com o fogareiro, misturava os graos e manteria com a resistencia na temperatura que eu quiser. Recirculando e com PID, tudo certinho.

Aí me deparei com um fogareiro desses abaixo. Ele tem 1000w em cada boca, 46cm de largura(panela de 40cm, deve ficar certinho nas bocas, se nao eu coloco uns tijolos do lado pra nao ficar bambo). Coloco o PID neles e pronto.

Será que tem algum problema que nao pensei? Vai desperdicar mais energia pelas laterais já que nao tá imerso, mas em compensacao nao vou precisar furar panela, ter coisa eletrica misturada no liquido, nao vou precisar me preocupar com aterramento tanto assim etc. Se ele nao aguentar mash out faco no fogareiro mesmo com fogo baixo.

O que acham? Lembrando que é só pra manter a temperatura de mostura.
 

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@Alceu estou fazendo como o esquema que postei. Entradas do ssr fase e fase
 
@Alceu estou fazendo como o esquema que postei. Entradas do ssr fase e fase

Se para ter os 220 você usa 2 fases, deveria usar SSR trifásico, usando o SSR monofásico a sua resistência sempre estará energizada.
Estou montando o meu equipamento e comprei um trifásico.
 
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
 
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Se para ter os 220 você usa 2 fases, deveria usar SSR trifásico, usando o SSR monofásico a sua resistência sempre estará energizada.
Estou montando o meu equipamento e comprei um trifásico.
@Alceu e @Trindade, não é necessário usar um SSR trifásico. Basta usar 2 SSR monofásico (um para cada fase dos 220V, se for o caso de 220V bifasico). O acionamento do SSR (que no meu caso é comandado por um TIC, fica em paralelo com o rele do TIC).

Na imagem anexada da para ver os 2 SSR (um na parte de cima e o outro na parte de baixo do dissipador).

uploadfromtaptalk1425118003613.jpg
 
@Alceu e @Fdamata, já descobrir qual foi meu erro, estava verificando todas as ligações para ver se estavam ok, quando liguei o PID não havia instalado o sensor de temperatura, por este motivo estava passando a corrente. Instalei o sensor e a fase é cortada pelo SSR.
 
Mas é preciso SSR para ligar a resistência no Tic? A minha é de 3000W, em 220V, que dá 13A. Pensei em ligar direto, passando por uma chave on/off para energizar o Tic, e um sinaleiro para indicar quando a resistência estivesse ligada. O esquema que fiz foi esse aqui, tá certo?uploadfromtaptalk1425155044559.jpg
 
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).

Pessoal, achei este contator http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631595971-contator-bipolar-32a-220v-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-DOS-HISTORYITEMS,V:2]
Alguem ja usou.
Gostaria da opiniao dos amigos mas experientes, seria melhor trabalhar com um rele SSR,
 
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Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).

Pessoal, achei este contator http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631595971-contator-bipolar-32a-220v-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-DOS-HISTORYITEMS,V:2]
Alguem ja usou.
Gostaria da opiniao dos amigos mas experientes, seria melhor trabalhar com um rele SSR, ou uma placa Contatora?
 
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Mas é preciso SSR para ligar a resistência no Tic? A minha é de 3000W, em 220V, que dá 13A. Pensei em ligar direto, passando por uma chave on/off para energizar o Tic, e um sinaleiro para indicar quando a resistência estivesse ligada. O esquema que fiz foi esse aqui, tá certo?View attachment 115137

Gustavo, neste esquema, você está ligando a lâmpada em série, não está correto, você precisa ligar a fase que está indo para a resistência e o neutro.
 
Boa Noite Pessoal, estou querendo montar um sistema HERMS, com HLT eletrico regulado por termostato tipo TIG (http://www.amazon.com/dp/B008KVCPH2/?tag=skimlinks_replacement-20).
Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Pessoal, fiz um desenho do que estou planejando. Gosria dos comentarios dos amigos.uploadfromtaptalk1425271691895.jpg
 
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Resistencia 5500w 220v (http://www.amazon.com/gp/product/B001RD7MK0/?tag=skimlinks_replacement-20).
Entendo que pela Amperagem irei precisar ou de Placa contactora ou de rele SSR. Acho o SSR mas em conta, porem minha duvida é como fazer a ligaçao póis a saida do termostato seria AC e a entrada do SSR é DC.
Adjunto os dados tecnicos do termostato.
Technical Parameters:
1. Temperature measuring range: -50~99oC;
2. Resolution: 0.1°C; 3. Accuracy: ±1°C (-50~70°C);
4. Sensor error delay: 1 minute
5. Power supply: 110VAC±10%, 50/60Hz;
6. Power consumption: ≤3W;
7. Sensor: NTC sensor (1PC);
8. Relay contact capacity: Cool 10A/250VAC;Heat 10A/250VAC;
9. Ambient temperature: 0~60°C;
10.Storage temperature: -30~75°C;
11.Relative humidity: 20%~85% (No condensate).
Pessoal, fiz um desenho do que estou planejando. Gosria dos comentarios dos amigos.View attachment 115140
 
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Alceu, valeu! Tava errado mesmo. Liguei a lâmpada em paralelo com a saída do Tic, daí funcionou: consigo ver de longe se a resistência está ligada ou não.
 
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