Beleza galera. Montei uma panela me inspirando numa que vi aqui em BH. Panela de 36l com resistência no fundo, ligado ao TIC17, outra panela menor, dentro da maior, com o fundo furado (bastante furado) e na torneira inferior da panela, liguei uma bomba que fica recirculando durante a mostura o tempo todo. (Sistema Rims se naõ estiver errado). Funcionou bem em algumas brassagens, mas queria melhorar isso, ja que tive que diminuir o potencia da resistência tendo como limite os 16A do TIC, só que com isso ficou fraca, na fervura tenho que dar uma forcinha com o fogão. Com esse sistema faço levas de 20l. Quero refazer o sistema só que mais arrumado. Descobri que consigo fazer uma tomada 220 aqui daí surgiram varias duvidas:
-Como vou aumentar a produção, pelo que li pra ferver uns 40-45l vou precisar de pelo menos 4000W, mesmo sendo 220v, vai exceder em 2A o limite do TIC. Andei quebrando a cabeça e estudando o rele de estado solido (SSR), só que não entendi bem a ligação. Ainda mais em 220v, andei lendo aqui no forum mas não rolou, alguém faria um esqueminha para os lerdos aqui como eu?? Preciso mesmo do SSR?
-Outra, nesse sistema posição do sensor do TIC é melhor ficar no retorno do mosto pra panela, depois da bomba?
Abs
Sim, no geral, em sistemas de recirculação constante, o ideal é medir a temperatura no retorno do mosto, o mais próximo possível do final da tubulação (ou seja, pouco antes de cair na panela efetivamente).
Medir no grão só dá pra realmente usar em volumes bem pequenos, porque normalmente pode-se usar um recirculação com vazão bem mais alta proporcionalmente (já que dificilmente a cama de grãos entope, etc), e nesse caso em poucos minutos todo o volume da mosturação é recirculado por completo, permitindo medir no meio dos grãos. Em volumes maiores, mesmo com bombas maiores, a vazão da recirculação não pode ser tão alta porque pode ter chance de entupir, já que o peso da cama de grãos é muito maior, ou seja, o volume total da mosturação só é totalmente recirculado depois de VÁRIOS minutos, e com isso, se medir lá no meio dos grãos, pode ocorrer que a temperatura do mosto que está entrando lá em cima esteja bem mais alta, porque até o mosto aquecido chegar no meio da panela (e ser detectado pelo sensor) demora bastante. Ou seja, medir no retorno funciona pra qualquer proporção..... e fazendo isso pode-se abstrair completamente esse problema.
Sobre o teu controle de temperatura, cara, no teu caso que não vai usar controle inteligente de temperatura (PID), tanto faz usar relé de estado sólido ou uma contatora.
Exemplo.... pode fazer simplesmente o teu TIC acionar uma contatora de 25 amperes, e essa contatora, por sua vez, aciona a tua resistência de forma segura. Se quiser poder ter controle total sobre a potência da resistência, pode fazer essa contatora alimentar um dimmer antes da resistência, e então o dimmer vai passar a potência que tu regular na hora, de forma precisa, pra resistência.
Dimmers de várias potências, pontos, montados, se acham fácil no Mercado Livre, é só procurar por "Dimmer 3000 watts" por exemplo.
Contatoras se acha em casas elétricas, de refrigeração, etc...... ou também no Mercado Livre, bem como os SSRs. Eu particularmente, pra sistemas simples, gosto de contatoras pois ela enterrompe/aciona os dois fios... e não um só como no caso do SSR.
Abraço,