• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resistência 5000w panela 44 litros

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Use um rele de estado solido,10 x melhor que dimer.
Compre um com entrada de ohms, apenas um potenciometro resolve . Comprei para minha de 5kw de 40A. Acoplei um dissipados dd aluminio . Perfeito .

Seria este o rele?
download.jpg

Ele dá conta de tocar uma resistencia de 4000 com segurança?

Segundo a especificação em 220v da sim, mas lembre de colocar um dissipador. Se for usar em 110v vai drenar 45A dai não, terá que pegar maior por garantia.

Esse dimmer da Brazil control, é um SSR (relé de estado sólido) adicionado um um circuito de dimerização (na falta de termo mais simples) ele atrasa o acionamento do relé em relação ao zero da onda da rede proporcionalmente a posição do potenciômetro, gerando menor potência nominal na saída. Então o que vai ter que ver é a relação tensão potência que vc vai usar partindo da tensão da tua rede, 127v ou 220v.

Comprei um desses q o amigo postou ( Dimmer Controle De Temperatura 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 139,9 ) para tocar uma resistência de 5kw. Ligado somente a resistência e o dimmer. A princípio, foi o melhor custo benefício q encontrei. Tenho amigos q usam esse dimmer e recomendam.
Assim q fizer o teste, volto para dizer o q achei.
Concordo, custo benefício e simplicidade de montagem sem igual, mas tem que ficar cuidando e se adaptando a potencia e temperatura. Eu pessoalmente ainda ainda acho que o custo de um ardbir (brewmaniac ou outro) homemade se justifica, pos não vai dar muito mais de 200,00.... dai tu pode dar mais atenção pro fermentador e tomar uma de leve durante a mostura.

Use um rele de estado solido,10 x melhor que dimer.
Compre um com entrada de ohms, apenas um potenciometro resolve . Comprei para minha de 5kw de 40A. Acoplei um dissipados dd aluminio . Perfeito .

É melhor por ser mais resistente? Andei pesquisando e, pelo preço, os valores estão próximos ao do dimmer.

Comprei um desses q o amigo postou ( Dimmer Controle De Temperatura 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 139,9 ) para tocar uma resistência de 5kw. Ligado somente a resistência e o dimmer. A princípio, foi o melhor custo benefício q encontrei. Tenho amigos q usam esse dimmer e recomendam.
Assim q fizer o teste, volto para dizer o q achei.
Daniel, vc usa somente na etapa de fervura ou usa na mostura também? Fico pensando que controlar a temperatura da mostura manualmente através do dimmer deve ser bem complicado, não?

Daniel, vc usa somente na etapa de fervura ou usa na mostura também? Fico pensando que controlar a temperatura da mostura manualmente através do dimmer deve ser bem complicado, não?
Aqui eu uso nas duas etapas. Muito melhor q o fogareiro para controlar as rampas de temperatura. O dimmer controles de zero a 100%, fica fácil ligar e desligar a resistência. Recentemente optei por instalar uma contatora e um controlador para automatizar o processo.

Não é difícil não amigo.
Você pode colocar um pouco dágua para cobrir a resistência.
Vai girando o dimmer de 15 em 15min por exemplo.
Assim vai passar os 15min e tu vai ver que naquela posição a temperatura não passa de 30ºC.
Gira mais um pouco e naquela posição não vai passar de 40ºC temperatura e por aí vai.

Depois que souber as marcações, na brasagem por exemplo se quiser subir rápido joga pro máximo.
Quando chegar a temperatura que deseja, volta pra marcação que deseja. Aí vai saber que a resistência vai se manter naquela potência e não vai passar da temperatura.
Tendo um termômetro fica muito fácil você aprender sobre o teu equipamento.

Mas aconselho vocês, montarem o BREWUNO ou o BREWMANIACEX.
Equipamento muito barato e é excelente.
Eles automatizam as panelas. Controlam as rampas.

Pessoal, muito obrigado pela ajuda!

Vou montar o projeto essa semana.

Depois posto as fotos aqui.

O próximo passo vai ser conectar um arduino e programar os tempos das rampas automaticamente... Vamos ver se dou conta hahaha

Vlw

E se for resistência de 5000w 220v, o disjuntor de 40A aguenta? E o fio, qual mm precisa ser?

Obrigado!!!
Fazendo o cálculo pela formula de potência = U x I vamos ter I = 22,7A , certamente o disjuntor aguenta mas o correto é usar sempre um disjunto um pouco acima do uso de pico, acrescentar uns 10% está ótimo, ou seja, 25A seria o ideal de disjuntor para essa potência. Usar um de 40A pode ser perigoso e até ocasionar um incêndio caso não desarme. O fio pela tabela que está disponível aqui no forúm na parte de equipamento, 4mm^2 seria suficiente.

Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

Latest posts

Back