Refratômetro duplo ( ºBrix versus Gravidade )

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Timpalaveri

New Member
Joined
Oct 17, 2014
Messages
4
Reaction score
0
olá pessoal, tenho um refratômetro duplo em brix e gravidade, onde fiz meu curso, ele tinha o refratômetro e usa o software da minati refratômetro para fazer suas cervejas, só que se comparo o brix e a gravidade e faço no minati refratômetro e no beer recipe calculator por exemplo, a diferença é muito grande, não estou sabendo em quem confiar, pergunto aos mais experientes em quais eles confiam? e se tiverem algum link confiável, se puderem me passar, já agradeço.:mug:
 
olá pessoal, tenho um refratômetro duplo em brix e gravidade, onde fiz meu curso, ele tinha o refratômetro e usa o software da minati refratômetro para fazer suas cervejas, só que se comparo o brix e a gravidade e faço no minati refratômetro e no beer recipe calculator por exemplo, a diferença é muito grande, não estou sabendo em quem confiar, pergunto aos mais experientes em quais eles confiam? e se tiverem algum link confiável, se puderem me passar, já agradeço.:mug:

Não utilizo refratômetro, mas as calculadoras do brewersfriend são bastante confiáveis pra todo o resto que eu conheço, segue o link:
http://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/

Abraço
 
olá pessoal, tenho um refratômetro duplo em brix e gravidade, onde fiz meu curso, ele tinha o refratômetro e usa o software da minati refratômetro para fazer suas cervejas, só que se comparo o brix e a gravidade e faço no minati refratômetro e no beer recipe calculator por exemplo, a diferença é muito grande, não estou sabendo em quem confiar, pergunto aos mais experientes em quais eles confiam? e se tiverem algum link confiável, se puderem me passar, já agradeço.:mug:
Tim,

As calculadoras de conversão só são necessárias para o refratômetro quando tu vais medir FG com ele, ou seja, quando já há presença de álcool.

No entanto, eu particularmente recomendo fortemente o uso de densímetro nesses casos.

Abraço,
 
No BeerSmith há uma ferramenta para cálculos/conversões nas condições de antes e depois de fermentado.
Se você já usa um refratômetro o BeerSmith é a próxima 'ferramenta' útil.
Abraço.
 

Latest posts

Back
Top