Frkleal, não é uma tarefa fácil fazer uma Weiss boa. É muito mais fácil uma IPA sair boa do que uma Weiss. Também acho muito difícil fazer uma Weiss que não fique igual a de todas essas cervejarias sem-graça que pipocaram pelo país nos últimos tempos. Fazendo essa receita clássica aí (50% pilsen 50% trigo, lúpulo só de amargor, WB-06), fica sempre com esse mesmo gosto de todas.
Esse ano eu fui a Berlim e Munique e tomei umas weiss bem interessantes lá. A que mais me marcou foi uma que eu tomei num restaurante chamado Brauhaus Lemke. Era um DOCE DE BANANA. Grossa, pesada, encorpada, muito doce, nada amarga e quanta banana, cara!! Gostei paca.
Então 2 coisas eu aprendi: Weiss é boa encorpada e pouco, bem pouco amarga.
Baseado nisso resolvi testar o seguinte:
- 50% malte pilsen
- 33,3% malte trigo
- 16,7% Munich II
11 IBU (0.168 IBU/SG). Fermento Bio4. OG 1.052. E agora o interessante: mosturação a 72ºC (eu ia mosturar a 68ºC mas me passei na temperatura e quando joguei o malte, baixou apenas para 72ºC e aí ficou.)
Acabou com uma FG de 1.019 kkkkk
A cerveja chegou perto do que eu tinha em mente, e ficou bem boa cara! Encorpada, pesada no copo, tu dá um gole e até na boca tu sente ela grossa, mas ainda assim não fiquei totalmente satisfeito com o resultado. Eu acho que ficou muito amarga! Pretendo fazer uns 8 IBU na próxima vez. E a banana, faltou. Inoculei a 18ºC e fermentei a 20ºC. Apesar de não ter feito repouso ferúlico, apareceu mais cravo do que banana. Na próxima vou inocular a 20ºC e fermentar a 22ºC.
A história de usar só 30% de trigo é o seguinte. Weiss é o fermento. Não é? Usar 100% malte pilsen e colocar fermento de weiss, vira weiss. Não vira? Sempre que fiz weiss com 60% ou 70% de trigo, eu as achava muito ácidas. Aí os guris do Lagom me falaram o seguinte: que o malte de trigo deixa muito ácido e que, desde que eles começaram a corrigir a água para o perfil de Munique, resolveram o problema. Aí eu vasculhei a internet procurando sobre isso e não achei nada. Na época lembro que achei um site que dizia que, ao contrário, o malte de trigo subia a alcalinidade e não a acidez. Como ainda não manipulo a água, pelo sim e pelo não, resolvi colocar nessa só 30% de malte de trigo. Não ficou ácida dessa vez, mas não sei se foi por isso, ou se foi por ela ter muito açúcar residual, ou pelo baixo amargor, ou se foi a soma de todos os fatores... Queria entender melhor esse negócio de acidez em weiss. Afinal, o trigo baixa ou aumenta o pH da mostura?