Ano passado adquiri uma muda com a Gerti do Bierkeller, acho que um Hallertauer ou outro alemão (pelo cheiro picante e floral dos cones) parece que foram mudas de um experimento da Brahma no sul ou coisa assim, não sabemos bem, pois ela também ganhou a muda.
No final do ano passado também comprei mais 2 plantas da inglaterra (Aplus Hops), um WGV e outro Phoenix. Plantei em dezembro e o WGV cresceu muito e até deu 4 flores, já o Phoenix que tem crescimento mais lento não deu nada. Estou para receber também mais duas variedades Australianas, um Golding e o Victoria.
Quem quiser trocar mudas se manifeste! Já tenho algumas e tenho experiência em faze-las.
IMPORTANTE:
Para quem ta iniciando, vale muito lembrar que o Brasil, por ser um país longe área de ocorrência não possui muitas das doenças que atacam os lúpulos, então, MUITA RESPONSABILIDADE E CUIDADO na hora de trazer plantas de fora, pois tu pode estar introduzindo pragas também. Sempre verificar se a empresa que tu está comprando é uma empresa de confiança, se tem práticas adequadas para o controle de pragas e se é uma empresa certificada. Um dos maires problemas no cultivo são as pragas... E acredito que ninguém quer ser o responsável por introduzi-las aqui, parece algo que não devemos nos preocupar muito, mas isso é coisa séria. Uma prática que vou começar a adotar é deixar os rizomas de molho por uns 20min em uma mistura de água com um pouco de água sanitária, acho que uma colher de sopa para 1l d'água, o mesmo indicado para limpeza de vegetais e frutas para o consumo. É claro que isso não é 100%, mas já reduz bastante as contaminações, é uma dica.