• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Quando medir a densidade final (OF)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Reaction score
59
Pessoal,

Gostaria de saber o período certo de fazer a medição da densidade final

1- Quando transfiro do balde fermentador para o maturador?
2- Quando termina a maturação e vou envasar?
3- Quando já está envasada eu abro a primeira cerveja e meço?

Qual o momento correto de medir o OF?

Obrigado amigos.

Boa tarde,
Quando a densidade ficar mais de dois dias sem alterar essa é a FG e o fim da fermentação. Então ela não deveria variar entre a mudança do fermentador para o maturador (eu particularmente não transfiro para maturar, faço a maturação no mesmo balde) e nem no momento de envasar.

Pessoal,

Obrigado amigos.

quando terminar a fermentação primária. Como vou saber se terminou a fermentação primária?

Faz assim, quando o airlock parar de borbulhar, tu começa a pensar em término de fermentação primária, assim que perceber a inatividade no airlock, mede a densidade (cuida a temperatura em 20º). Anota a densidade. deixa mais um dia parado, e mede denovo. Se caiu mais um pouco, ainda está fermentando, espere mais uns dias, mede novamente, a assim vai indo até "parar de cair", quando a densidade estabilizar, bingo!, eis a FG!!!

A partir deste momento, tu deve dar mais uns dias para que o fermento reabsorva subprodutos da fermentação (fermentação secundária), neste momento é bom subir uns 3º na temperatura, para acelerar este processo...

Depois destes dias (uns 3 ou 4 estão de bom tamanho na maioria das vezes), aí sim tu pode partir para as etapas que mencionaste na tua pergunta, ocasião em que tu já saberá da FG!!!

Pessoal,

Obrigado amigos.

1- Quando for maturar a cerveja por muito tempo, tipo 3 meses pra mais, caso contrario pode fazer a maturação no mesmo balde.

2- A maturação termina basicamente quando tu quiser, depende do estilo da cerveja. Normalmente faço maturação baseado no estilo, porém quando tenho problemas na fermentação esse tempo aumenta por exemplo, então existem variaveis. A melhor coisa a fazer é ir provando até tu tomar e pensar "agora quero tomar essa belezinha com gás".

3- A FG (Final Gravity) pode ser medido após o término completo da fermentação, em qualquer momento pode estar engarrafada, pode estar maturando... só não esquece de tirar todo gás e a temperatura da ceva em 20 graus

quando terminar a fermentação primária. Como vou saber se terminou a fermentação primária?

Faz assim, quando o airlock parar de borbulhar, tu começa a pensar em término de fermentação primária, assim que perceber a inatividade no airlock, mede a densidade (cuida a temperatura em 20º). Anota a densidade. deixa mais um dia parado, e mede denovo. Se caiu mais um pouco, ainda está fermentando, espere mais uns dias, mede novamente, a assim vai indo até "parar de cair", quando a densidade estabilizar, bingo!, eis a FG!!!

A partir deste momento, tu deve dar mais uns dias para que o fermento reabsorva subprodutos da fermentação (fermentação secundária), neste momento é bom subir uns 3º na temperatura, para acelerar este processo...

Depois destes dias (uns 3 ou 4 estão de bom tamanho na maioria das vezes), aí sim tu pode partir para as etapas que mencionaste na tua pergunta, ocasião em que tu já saberá da FG!!!

Não tenho feito medições constantes devido a estar fazendo as medições com densímetro e não refratômetro. Pode ser algo "mão de vaca" de minha parte. Vou providenciar um refratômetro que posso fazer medições constantes sem me preocupar.
Como não estou medindo sempre é mais garantido após a fermentação secundária correto? (maturação). antes do envase?

Eu faria previamente ao envase, considerando que a depuração causada pela clarificação extrai impurezas da cerveja... se extrai produtos do meio líquido interfere da solução e, portando, dará diferença na FG...

Cara, tu tens que medir para ter certeza que terminou a fermentação, independente de como tu vai proceder depois, se vai aumentar a temperatura(na minha opinião o mais correto) ou transferi e baixar a temperatura.
Se estiver errado alguém me corrija mas se basear em bolha no airlock não é seguro, a unica maneira de ter certeza é medindo a densidade com um intervalo razoável (tipo 24h e de preferencia repetindo nas 48h 72h). como exemplo to com uma saison fermentando, a ideia inicial e foi o que fiz, foi ir aumentando a temperatura gradativamente, e cada noite que eu ia da uma olhadinha na cria não saia uma bolha sequer no copo( não uso airlock, so uma mangueira com a ponta num copo) aumentava 1ºC na manha seguinte tava borbulhando, agora imagina se a hora que paro de borbulhar eu tivesse transferido para outro balde e baixasse a temperatura, na hora de fazer o priming alem do açúcar adicionado ia ter mais o que sobrou por não ter terminado a fermentação resultando numa bombinha em forma de garrafa, então pra para de fala bobagem se mede a FG pra ter certeza que a fermentação terminou e calcular o quanto de álcool se formou, portanto a medida é feita após termina a fermentação.
Abraço
Bruno;

Eu faria previamente ao envase, considerando que a depuração causada pela clarificação extrai impurezas da cerveja... se extrai produtos do meio líquido interfere da solução e, portando, dará diferença na FG...

Bom, as "coisas" extraídas da cerveja são medidas em partes por milhão... E também são transformadas em outras "coisas"... Talvez por isso eu não veja diferença de FG do final da primária para o final da clarificação, se há alteração deve ser menor que a sencibilidade do meu densímetro...

Deixando a 18 graus por 3 dias e subir um grau por dia até 24 - depois voltar para 17 graus por mais um dia e baixar 2 graus por dia até o envase a zero, deve servir de orientação para quem não está usando densímetro. Acho que aí já tem uma margem de segurança quanto á possível ineficiência na fermentação.

e por que baixa rápido Valter?

Penso em estar explorando todas faixas de temperatura enquanto matura - não me parece saudável baixar drasticamente a temperatura após a fermentação secundária se não for para "encurtar" o processo.

Não sei por que Rohde, por isso perguntei...

Já li aqui no fórum que seria vantagem baixar a temperatura devagar no caso de reaproveitar a lama, pra que a levedura possa ir acumulando reservas ou algo assim. Mas como não sei sobre nenhum benefício que poderia ter pra cerveja em si, fiquei curioso pra aprender :)

Sempre faço antes de adicionar o priming.

Mas você tem certeza que depois da clarificação a frio, mesmo a cerva já tendo estabilizado a atenuação, a densidade diminui pela decantação de resíduos?

Deixando a 18 graus por 3 dias e subir um grau por dia até 24 - depois voltar para 17 graus por mais um dia e baixar 2 graus por dia até o envase a zero, deve servir de orientação para quem não está usando densímetro. Acho que aí já tem uma margem de segurança quanto á possível ineficiência na fermentação.
Voltar pra 17? Por qual motivo?

Baixar 2 graus por dia? Só se reutiliza fermento, e sinceramente mesmo assim é algo praticamente desnecessário.

Ou seja, são orientações que complicam e que não servem efetivamente pra quase nada.

Abraço,

Baixar 2 graus por dia? Só se reutiliza fermento, e sinceramente mesmo assim é algo praticamente desnecessário.

Sempre vi a orientação de baixar a temperatura devagar em caso de reutilização da lama, para dar ao fermento tempo de construir uma reserva glicogênica para permitir que este tenha maiores chances de sobreviver aos periodos de privação de alimento.

Porque isso é praticamente desncessário? Fiquei confuso agora.

Sempre vi a orientação de baixar a temperatura devagar em caso de reutilização da lama, para dar ao fermento tempo de construir uma reserva glicogênica para permitir que este tenha maiores chances de sobreviver aos periodos de privação de alimento.

Porque isso é praticamente desncessário? Fiquei confuso agora.
Isso é uma boa prática.... não uma regra. Se fizer isso, ótimo. Se não fizer, vais reaproveitar do mesmo jeito.

Ou seja, não pode ser 8 ou 80.

Exemplo clássico: a maioria das cervejarias artesanais reaproveita fermento. Tu achas que eles baixam devagar? Não.

Ou seja, praticamente desnecessário é quando é uma boa prática fazer algo porque alguns livros recomendam, mas se não fizer, não vai fazer uma imensa diferença (mesmo reaproveitando fermento).

E pra quem não reaproveita? Bom.... aí mesmo que não tem motivo pra baixar devagar.

Abraço,

Isso é uma boa prática.... não uma regra. Se fizer isso, ótimo. Se não fizer, vais reaproveitar do mesmo jeito.

Ou seja, não pode ser 8 ou 80.

Exemplo clássico: a maioria das cervejarias artesanais reaproveita fermento. Tu achas que eles baixam devagar? Não.

Ou seja, praticamente desnecessário é quando é uma boa prática fazer algo porque alguns livros recomendam, mas se não fizer, não vai fazer uma imensa diferença (mesmo reaproveitando fermento).

E pra quem não reaproveita? Bom.... aí mesmo que não tem motivo pra baixar devagar.

Abraço,
Achei que tinha entendido a orientação errada ou absorvido a informação incompleta, mas percebo que não é esse o caso.

Desnecessário do ponto de vista prático, o que faz todo sentido.

Obrigado.

Pessoal, boa tarde!

Aproveitando o gancho deste tópico, e OG, qual é o momento correto para faze-la? O ideal é fazer logo apos o mash out, final da fervura, ou outro momento?

Obrigado!

Pessoal, boa tarde!

Aproveitando o gancho deste tópico, e OG, qual é o momento correto para faze-la? O ideal é fazer logo apos o mash out, final da fervura, ou outro momento?

Obrigado!

Duas vezes. Pré-fervura e depois de resfriar o mosto você realiza a medição. A pré-fervura é estimada por software com base em sua taxa de evaporação da fervura, assim pode lavar os grãos até atingir a densidade pré-fervura e então ferver até atingir a OG.
Já depois de resfriar o mosto, é para saber a OG real. Então você pode sanitizar bem o densímetro e medir no balde ou retirar uma amostra em proveta para medir.
Lembre-se sempre, se usar densímetro, de corrigir a densidade com base na temperatura.

Latest posts

Back