Quando colocar os adjuntos?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá, vou fazer uma dark strong ale e estou com dúvida sobre qual seria o melhor momento pra adicionar o açúcar (vou usar mascavo e demerara).
Há aqueles que digam que o ideal é colocar na fervura, mas, com isso, minha OG ficaria 1,086, o que pode acabar estressando o fermento, então outros dizem que é melhor colocar depois da primeira fermentação.
O que seria o melhor, afinal?

Aliás, posso maturar minha cerveja fora da geladeira? Quero maturá-la por 3 meses sem precisar ocupar minha geladeira...

Obrigado desde já!
 
Olá, vou fazer uma dark strong ale e estou com dúvida sobre qual seria o melhor momento pra adicionar o açúcar (vou usar mascavo e demerara).
Há aqueles que digam que o ideal é colocar na fervura, mas, com isso, minha OG ficaria 1,086, o que pode acabar estressando o fermento, então outros dizem que é melhor colocar depois da primeira fermentação.
O que seria o melhor, afinal?

Aliás, posso maturar minha cerveja fora da geladeira? Quero maturá-la por 3 meses sem precisar ocupar minha geladeira...

Obrigado desde já!

Berto, vou ver se posso te ajudar. Acho que dependerá do resultado que você quer e da proporção de açúcar adicionado na receita.

Se a porcentagem for alta e você adicionar durante a fervura, isto pode atrapalhar sua fermentação por tornar pois o fermento vai utilizar essa glicose de fácil acesso e "ficar mais preguiçoso" para os açúcares proveniente do malte. Neste caso, adiciona no no meio da fermentação.

Se a proporção for pequena, adicionando na fervura você trará uma pequena caramelização para esse açúcar. Há quem retire um porção pequena do mosto, adiciona o açúcar e ferve bastante, para caramelizar mais ainda e deixar o sabor mais complexo.

Então vai depender da sua receita e seu objetivo.

Abraço!
 
Pode maturar fora da geladeira, faço isso com frequência. Contudo, antes do envase, faça um resfriamento da cerveja para sedimentação das partículas sólidas e clarificação. Caso seus fermentadores não sejam escuros ou opacos, proteja-os da luz enquanto fora da geladeira.
 
Valeu Gabriel! Eu brassei ontem e coloquei 15% de açúcar+rapadura na minha Dark Strong Ale na fervura mesmo pra ficar com um gosto mais complexo, será que o fermento não vai atenuar bem? Aliás, usei um fermento belga de alta atenuação.
 
Beleza Kurt, valeu! Vou tirá-la da geladeira então após a fermentação e colocá-la novamente uma semana antes do envase!
 
Valeu Gabriel! Eu brassei ontem e coloquei 15% de açúcar+rapadura na minha Dark Strong Ale na fervura mesmo pra ficar com um gosto mais complexo, será que o fermento não vai atenuar bem? Aliás, usei um fermento belga de alta atenuação.

Pela porcentagem de açúcar não terá problemas. Fiz uma dark strong ale que está envelhecendo nessa porcentagem e atenuou direitim.
 
Back
Top