• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Projeto de automação de microcervejaria

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Automação de microcervejaria

• Projeto automação

Votes: 3 75.0%
  • Automatizar fabricação de cerveja

Votes: 1 25.0%

• Total voters
    4
Caramba, querem fazer um projeto da NASA só para fazer cerveja em casa, o divertido é ficar controlando, mexendo, errando e toda a cerveja feita não saindo um igual a outra.
em 2014 um amigo começou fazendo do jeito q voce recomenda. Então ele fez uma pale ale muito boa, gostei muito e pedi pra ele repetir. Até saia parecida, mas variava, então ele começou a usar controle eletrônico e conseguiu repetir com mais fidelidade. E tem o pessoal que quer vender pra bartes e beer pub, e querem repetitibilidade e usam equipamentos mais sofisticados.

Olá amigos. Desenvolvi meu próprio sistema de controle. É baseado em Visual Basic e roda a partir de pc/notebook. O hardware é de baixo custo (nada comparado a plc). Os sensores de temperatura são digitais, então eles se comunicam com o controlador, não sendo necessário cartões analógicos ou algo do gênero, além de serem de baixo custo também (cerca de R$20,00 cada).
A parte de potência é baseada em relé de estado sólido, então não existe restrição de panela (no meu caso toco 15kw na fervura - cerca de 140L finais).
O controlador funciona via wireless com a panela e ele recebe a receita do beersmith. Tudo que vc programou no beersmith a panela irá executar (rampas, temperaturas, tempos, aviso de adiçôes e etc.).
Já estou a cerca de 1 ano com o sistema rodando e com outros cervejeiros utilizando então já está bem "testado".
A vantagem do sistema é o baixo custo de hardware comparado ao plc.
Para um tribloco de 40L finais por exemplo custaria cerca de R$800, 00
5 Fases processo.PNG

Olá amigos. Desenvolvi meu próprio sistema de controle. É baseado em Visual Basic e roda a partir de pc/notebook. O hardware é de baixo custo (nada comparado a plc). Os sensores de temperatura são digitais, então eles se comunicam com o controlador, não sendo necessário cartões analógicos ou algo do gênero, além de serem de baixo custo também (cerca de R$20,00 cada).
A parte de potência é baseada em relé de estado sólido, então não existe restrição de panela (no meu caso toco 15kw na fervura - cerca de 140L finais).
O controlador funciona via wireless com a panela e ele recebe a receita do beersmith. Tudo que vc programou no beersmith a panela irá executar (rampas, temperaturas, tempos, aviso de adiçôes e etc.).
Já estou a cerca de 1 ano com o sistema rodando e com outros cervejeiros utilizando então já está bem "testado".
Para um tribloco de 40L finais por exemplo custaria cerca de R$800, 00View attachment 120588
4 Final processo.png
1.JPG

Ola
Não esse projeto que vc citou e totalmente diferente do meu em varias aspectos. Mas ainda estão desenvolvendo o projeto que vc citou.
O meu utiliza um controlador industrial e uma linguagem ladder ou em bloco, que são linguagem específicas para indústria e próprias para fazer controle de processos como de fabricaçao de cerveja.
olá, usar controlador industrial e linguagem ladder ou bloco, específicas para indústria, não significa dar "resultados melhores" na produção final. Os padrões industriais de hadware e linguagens de programação para sistemas industriais visavam "compabilizar" equipamentos de diferentes fabricantes e "facilitar" a própria indústria de equipamentos, e por consequencia os consumidores dos seus equipamentos teriam menos "dores de cabeça". Um CraftbeerPi controlando uma unidade de potencia bem projetada, vc faz cerveja da melhor qualidade possível, no que depender de equipamentos eletrônicos.

Para um tribloco de 40L finais por exemplo custaria cerca de R$800, 00View attachment 120588

Qual tipo de controlador vc utiliza (vc insere e recebe informações no PC, mas o controle do sistema em si é onde)? Raspberry Pi, Arduino...?

Qual tipo de controlador vc utiliza (vc insere e recebe informações no PC, mas o controle do sistema em si é onde)? Raspberry Pi, Arduino...?
O controlador roda direto no pc. Não existe nada físico como um tic ou algo do gênero. Tudo é controlado via pc mesmo, ou seja, é só software.
São essas telas que postei nas fotos anteriores. O hardware é composto apenas pela parte de potência, o qual se resume aos relés de estado sólido + 1 placa wireless que se comunica com o controlador que está rodando no pc. A placa faz a leitura dos sensores de temperatura e também controla os relés de estado sólido. Tudo isso wireless.

O controlador roda direto no pc. Não existe nada físico como um tic ou algo do gênero. Tudo é controlado via pc mesmo, ou seja, é só software.
São essas telas que postei nas fotos anteriores. O hardware é composto apenas pela parte de potência, o qual se resume aos relés de estado sólido + 1 placa wireless que se comunica com o controlador que está rodando no pc. A placa faz a leitura dos sensores de temperatura e também controla os relés de estado sólido. Tudo isso wireless.

Ah, então a placa wireless q é responsável por fornecer a energia (3V a 5V) para acionar o rele de estado solido? É um aplaca wireless comum ou algo que vc projetou especificamente? Cara, o potencial desse seu sistema é imenso, visto que ele dialoga com o beersmith e, pelo que vc disse, é de baixo custo em relação às outras soluções que o pessoal vem adotando. Creio que para utilizar em uma geladeira para controlar a fermentação nao sejam necessárias muitas alterações no projeto atual, correto?

Ah, então a placa wireless q é responsável por fornecer a energia (3V a 5V) para acionar o rele de estado solido? É um aplaca wireless comum ou algo que vc projetou especificamente? Cara, o potencial desse seu sistema é imenso, visto que ele dialoga com o beersmith e, pelo que vc disse, é de baixo custo em relação às outras soluções que o pessoal vem adotando. Creio que para utilizar em uma geladeira para controlar a fermentação nao sejam necessárias muitas alterações no projeto atual, correto?
Isso mesmo Bruno. Pode ser utilizado para fermentação também sem custos adicionais (utilizando a mesma placa) Ou então se coloca mais uma placa (não mais que uns R$250) e passa a controlar até 2 fermentadores com o mesmo programa, mas essa parte de fermentação ainda estou desenvolvendo.
A placa funciona direto em 220V, assim como os relés de estado sólido. Dessa forma não precisa fontes adicionais no sistema, basta ligar na tomada e pronto.
Realmente o fato do controlador "conversar" com o beersmith ficou muito legal, a praticidade é o ponto chave pois não precisa ficar programando rampas e afins, e no final da brassagem o programa ainda exporta os dados para excel criando uma certa "rastreabilidade" de tudo que ocorreu durante a brassagem.
O sistema vai gerando esse histórico interno e no final, dá a opção do usuário salvar ou não esses dados.
Trabalho com automação industrial a mais de 15 anos e desde que comecei a fazer breja em casa, ja pensei em uma certa automação no processo caseiro, principalmente com relação a rastreabilidade ou o histórico de tudo que acontece durante o teu processo.

Isso mesmo Bruno. Pode ser utilizado para fermentação também sem custos adicionais (utilizando a mesma placa) Ou então se coloca mais uma placa (não mais que uns R$250) e passa a controlar até 2 fermentadores com o mesmo programa, mas essa parte de fermentação ainda estou desenvolvendo.
A placa funciona direto em 220V, assim como os relés de estado sólido. Dessa forma não precisa fontes adicionais no sistema, basta ligar na tomada e pronto.
Realmente o fato do controlador "conversar" com o beersmith ficou muito legal, a praticidade é o ponto chave pois não precisa ficar programando rampas e afins, e no final da brassagem o programa ainda exporta os dados para excel criando uma certa "rastreabilidade" de tudo que ocorreu durante a brassagem.
O sistema vai gerando esse histórico interno e no final, dá a opção do usuário salvar ou não esses dados.
Trabalho com automação industrial a mais de 15 anos e desde que comecei a fazer breja em casa, ja pensei em uma certa automação no processo caseiro, principalmente com relação a rastreabilidade ou o histórico de tudo que acontece durante o teu processo.

Cara, sensacional o teu projeto. Só uma pergunta: Futuramente, você visa comercializar esse seu sistema, por em código aberto (tipo criar uma página no github) ou algo do tipo?

Cara é como os outro disseram, sensacional esse seu trabalho... já dei uma pesquisada e vou analisar a viabilidade, já que to partindo do zero pra um sistema automatizado e esse me interessou bastante.

Parabéns

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, sensacional o teu projeto. Só uma pergunta: Futuramente, você visa comercializar esse seu sistema, por em código aberto (tipo criar uma página no github) ou algo do tipo?
Cara, nesse momento não tenho interesse de explorar comercialmente esse sistema. Pelo menos não em escala. Então você não verá anúncios de venda do meu software por aí.
Entrego um aqui, outro ali, inclusive para cervejaria registrada mas esse não é meu foco nesse momento.
Acho válido divulgar para ajudar os companheiros de panelas com um modelo mais prático, barato e com recursos que são importantes e que nenhum controlador de mercado oferece. Ou para os amigos cervejeiros que tem conhecimento na área de automação que possam trocar uma idéia para montar o seu próprio sistema pois infelizmente quando se tem a palavra "cerveja artesanal" no meio tudo fica muito mais caro.
Outro ponto a ser considerado é o feedback dos usuários que já utilizam meu sistema. Como ainda não é um sistema "travado" comercialmente, tive tempo para customizar e aplicar as considerações de cada usuário, tornando o sistema mais "redondo".

Craftbeerpi é um sistema montado para homebrewers, onde voce tem uma infinidade de opcoes para seu setup, inclusive ele interage com o beermith....ele é um computador...

Um plc, alem de ser bem mais caro ,tem q ter conhecimento em lader, mas é mais estavel que microcontrolador ou computador....porem sao mais dedicados e menos amplos que os sistemas opensources que temos por ai..ardbir, brewmaniacEx e craftbeerpi...

Montei um projeto craftbeerpi 3 mas estou com dificuldade em configurar para 3 panelas a gás...mais sei como irei fazer para ligar o faiscador por um determinado tempo e a válvula de gás. Estou também com problema para configurar os 3 ciclos de adicao de lúpulo na fervura...e para fazer as etapas de mostura automatizada com avisos pelo buzzer ....ou seja....tudo....kkkkk kkkkk.....mereço!

Gostaria de pedir sua ajuda...caso tiver disponibilidade. Agradeço muito..meu projeto está em fase final...a 3 meses....rsssss

Back