Como seria essa expansao direta, tem como me mandar fotos 51-999446655Sim amigo a camará de expansão e complicada vai muito calculo , olhando ela pronta parece simples , mais não é.
Não vou passar os detalhes da minha pois é um projeto que pretendo colocar no mercado , mas posso ajudar vcs no Maximo possível
Entrei neste fórum para aprender fazer cerveja rsrsr ai vi o top da chopeira
e bem mais fácil fazer a chopeira igual o amigo esta fazendo ai com duas serpentina expansão indireta
Eu fiz teste com glicol e água 4 litros, motor 1/8 de potencia , tempo para uso 1 horas atinge 0 grau
Glicol ele gela , não congela , não forma banco de gelo , para uso de pouca vazão de chopp funciona bem , tem que tomar cuidado para não baixar muito a temperatura é congelar o chopp , desvantagem variação de temperatura na saída do chopp , talvez um bom isolamento externo resolva , ou compressor com maior potencia
Com água pura sem aditivos , funciona como banco de gelo , consegue uma vazão de chopp maior com menos variação de temperatura , pois o gelo fica envolta da serpentina agindo como uma reserva extra de energia
camara de expansão direta funciona de forma diferente , tempo para uso 5 a 10 minutos , pouca varição de temperatura
Abraços
Você fez a chopeira com expansão direta?Seguem imagens do que já tenho aqui para montar minha chopeira.
Motor de geladeira:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115945&stc=1&d=1440610118
Serpentina onde passa o gás refrigerante:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115946&stc=1&d=1440610118
Serpentina de cerveja:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115947&stc=1&d=1440610118
Obs. Evitem de deixar uma serpentina encostando na outra, pode acontecer de congelar a cerveja no ponto que estiver encostando.
Também estou procurando, mas já tenho o projeto de eu mesmo fazer amigo. Meu watts 999446655Quem fabrica tanques para expansão direta e onde se encontra para vender? To procurando isso na internet e não consigo achar...Mas deve ter...
Esse e expansão indireta com álcool, queria uma com expansao direta sem usar nada.Boa tarde
Procurando pelo projeto, achei esse vídeo no youtube.
Desculpe a postagem caso já tenham resolvido.
xxxhttps://www.youtube.com/watch?v=zFg1hlRwWro
Conseguiu fazer amigo?Boa tarde pessoal, este tópico ainda esta vivo?
Alguém conseguiu fazer uma chopeira?
Eu estava procurando com fazer uma achei este tópico comprei todos os itens, porem estou com duvidas sobre a serpentina..
Alguém pode me dar uma luz?
att,
Mauricio
Motor 1/4hp.
Chopeira com apenas uma torneira.
vc vai precisar de um motor desses tipo de geladeira, um condensador (radiador), eletroventilador (ventoinha), um tubo capilar, filtro secador e os canos de cobre.
Além de solda para tubos de cobre. (Procura na internet maçarico refrigeração) é bem barato, uns R$120 mais uns 30 do gás.
Tenho um da Suryha, funciona muito bem.
E varetas de solda para cobre.
Também um termostato pra controlar a temperatura.
Como sou um pouco enjoado, vou por uma contatora(relê) e um Tic17.
OLá pessoal. Percebi que as postagens são antigas. Estou fazendo a minha chopeira com expansão indireta. Na verdade ela já esta pronta e funcionando, porém quero melhorá-la. Ela não esta eficiente. Esta fazendo 5 litros hora, o que eu penso ser muito pouco. Alguem pode ajudar? VoCÊs que ja fizeram, funcionou bem???
Olá, Maurício!
Eu ainda não montei a minha, estou terminando de ajeitar os materiais. Vou fazer seguindo o projeto do canal do chopp que tem uma eficiência média de 50l/h.
Como vc montou a sua?
Qnts metros serpentina?
Qual motor usou?
Qual líquido usou?
Posta umas fotos ai pra gente ver! Principalmente do reservatório da serpentina.
Abs.
Fala Pessoal!Inicialmente eu segui a ideia dele tb (Canal do Chopp), porém aumentei muito o projeto. Eu to usando uma Naja de duas saídas. Coloquei duas serpentinas de 30 metros cada pro chopp. A evaporadora eu tinha feito com 7 metros na primeira vez, e o balde com 20 litros de uma mistura de glicol e agua (25% glicol). Usei um tubo capilar 0,50.
Não ficou boa. O tempo pra sair de 35 graus pra -3 graus estava em 5 horas.
Daí refiz a chopeira. Basicamente aumentei o tamanha da evaporadora pra 28 metros. Também aumentei o balde pra 45 litros (dessa vez fiz um balde de inox) e mudei o capilar para 0,42.
Mantive o mesmo motor de 1/3 e a condensadora pra motor de 1/4.
O tempo pra sair de 25 graus pra zero graus baixou pra 2 horas, mas percebi que quando chega abaixo de zero ela tem muita dificuldade em baixar mais. Ontem fiz um teste aqui com 5 amigos. Bebemos 15 litros em 3 horas. O chopp tava gelado, mas ela não conseguiu manter no começo. Na primeira hora quando o consumo estava alto ele não conseguiu recuperar, mas depois que baixou o consumo então ela melhorou o desempenho. Daí deixei ela ligada a noite toda e ela atingiu -3,6 grausView attachment 122897 View attachment 122898
Fala Pessoal!
A minha primeira montagem foi igual a do canal do chope, com pequenas variações. infelizmente como deixei mergulhada a serpentina de alumínio no glicol ela furou toda, acho que já falei isso num post anterior....bom refiz a minha agora utilizando uma cx térmica da MOR de 6 litros com uma geometria parecida com aquela do canal do chope, mas acho que pequei em utilizar apenas 5 metros de tubo de cobre, ela gela muito bem.....mas se retirar chope muito seguido ela sobe a temperatura, mas volta tranquila a -4/-6ºC...para cehagr a -4ºC leva em torno de 20min....estamos aqui no sulo temperaturas acima de 30ºC...vou anexar alguns videos para vc´s terem uma ideia...
Inicialmente eu segui a ideia dele tb (Canal do Chopp), porém aumentei muito o projeto. Eu to usando uma Naja de duas saídas. Coloquei duas serpentinas de 30 metros cada pro chopp. A evaporadora eu tinha feito com 7 metros na primeira vez, e o balde com 20 litros de uma mistura de glicol e agua (25% glicol). Usei um tubo capilar 0,50.
Não ficou boa. O tempo pra sair de 35 graus pra -3 graus estava em 5 horas.
Daí refiz a chopeira. Basicamente aumentei o tamanha da evaporadora pra 28 metros. Também aumentei o balde pra 45 litros (dessa vez fiz um balde de inox) e mudei o capilar para 0,42.
Mantive o mesmo motor de 1/3 e a condensadora pra motor de 1/4.
O tempo pra sair de 25 graus pra zero graus baixou pra 2 horas, mas percebi que quando chega abaixo de zero ela tem muita dificuldade em baixar mais. Ontem fiz um teste aqui com 5 amigos. Bebemos 15 litros em 3 horas. O chopp tava gelado, mas ela não conseguiu manter no começo. Na primeira hora quando o consumo estava alto ele não conseguiu recuperar, mas depois que baixou o consumo então ela melhorou o desempenho. Daí deixei ela ligada a noite toda e ela atingiu -3,6 grausView attachment 122897 View attachment 122898
Olá. Com a Naja, a caixa em inox, e os erros, aproximadamente 4mil. Mas dá pra fazer por menos se vc sabe soldar por exemplo, melhorar nas compras, evitar os desperdícios, dá pra chegar talvez nos 2500. Se precisar de ajuda me chama no zap 19 99787-7400Mauricio, estou querendo fazer algo parecido com a sua, vc sabe quanto gastou? Ou melhor quanto sairia um projeto destes na configuração atual da sua?
Legal!!!! Posta uns videos sim!!!!!
montei uma tambem a partir do canal do chopp, fiz como ele misturei alcool de posto com água e também ficou toda furada, então mudei para propileno glicol à tóxico 50/50 com água e ph 7.2, e desta vez uma serpentina de 35mts inox 304... ficou muito top...Fala Pessoal!
A minha primeira montagem foi igual a do canal do chope, com pequenas variações. infelizmente como deixei mergulhada a serpentina de alumínio no glicol ela furou toda, acho que já falei isso num post anterior....bom refiz a minha agora utilizando uma cx térmica da MOR de 6 litros com uma geometria parecida com aquela do canal do chope, mas acho que pequei em utilizar apenas 5 metros de tubo de cobre, ela gela muito bem.....mas se retirar chope muito seguido ela sobe a temperatura, mas volta tranquila a -4/-6ºC...para cehagr a -4ºC leva em torno de 20min....estamos aqui no sulo temperaturas acima de 30ºC...vou anexar alguns videos para vc´s terem uma ideia...