• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Produção de 500 litros mês

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

djfelipe2004

Well-Known Member
Reaction score
31
Pessoal estou fechando com um Pub para produzir o chope deles, os mesmos me solicitaram 10 barris por mes, ou seja, 500 litros de cerveja, alguem pode me ajudar a setar uma configuração de equipamento para essa produção ?, preocupa-me os fermentadores e maturadores, o que faço ?, freezer ou estou pensando em criar uma "camara fria" em uma pequena sala isolando toda com isopor de 100MM e ar condicionado Split.

Podem me ajudar ?

Desculpe, mas a resposta que eu tenho não é a que você quer.

A verdade é que, se você tem dúvidas tão básicas e genéricas, é sinal que ainda precisa estudar bastante antes de partir para uma operação comercial. Não vai ser um tópico de um forum que lhe trará as respostas.

A única forma lícita de você vender cerveja é constituir uma empresa e obter todos os registros necessários. Portanto, além das questões técnicas de produção, também há uma série de requisitos legais que precisam ser atendidos. Colocando tudo isso na ponta do lápis, a própria viabilidade comercial de uma produção tão pequena fica comprometida.

Obrigado Paulo pelas informações, realmente tenho duvidas a sanar ainda por isso recorri ao forum, quanto ao processo de legalização, meu contador ja esta dando andamento pois sim, empresas que querem revender minha cerveja querem produto registrado, NUNCA iria colocar um produto ilegal no mercado. Como sou da area de software repudio qualquer transação ilegal como acontece nesse país.

minha duvida era quanto a fermentação e maturação, gostaria de saber dos colegas mais experientes suas opiniões.

E quanto ao faturamento do negócio devido a baixa produção, esses 500 litros mensais são apenas para inicio de negócio, que previsto ficar no vermelho no primeiro ano mesmo de acordo com o plano de negócios que desenvolvi.

desde já agradeço a ajuda !

Obrigado Paulo pelas informações, realmente tenho duvidas a sanar ainda por isso recorri ao forum, quanto ao processo de legalização, meu contador ja esta dando andamento pois sim, empresas que querem revender minha cerveja querem produto registrado, NUNCA iria colocar um produto ilegal no mercado. Como sou da area de software repudio qualquer transação ilegal como acontece nesse país.

minha duvida era quanto a fermentação e maturação, gostaria de saber dos colegas mais experientes suas opiniões.

E quanto ao faturamento do negócio devido a baixa produção, esses 500 litros mensais são apenas para inicio de negócio, que previsto ficar no vermelho no primeiro ano mesmo de acordo com o plano de negócios que desenvolvi.

desde já agradeço a ajuda !

Cara tem que ver o tamanho da tua brassagem e quantas brassagem tu consegue fazer em um dia.

O melhor custo benefício seria tu construir uma câmara fria e colocar dois fermentadores de 300 L para você produzir esses 500 L por mês.

@rafa_santos estou planejando fazer levas de 100 litros para poder dar conta do recado, seria umas 5 ou 6 no começo do mes para chegar ao fim com o volume desejado.

Outra duvida posso misturar no maturador essas levas ?, lembrando que são a mesma receita, mesmo ingrediente, fermento, processo tudo padronizado como já consigo fazer (pelomenos consigo chegar a 90% de padronização)

@djfelipe2004,

Sei que é um grande desejo de muitos cervejeiros caseiros transformar o hobby em meio de vida, mas para alcançar este sonho aconselho dar um passo de cada vez. Por exemplo, antes de começar a investir já nos equipamentos, estrutura e regularização do negócio: que vai um puta investimento (terreno, construção, materiais em inox, etc...), prefira direcionar essa grana para conhecimento e/ou cursos.

Suas dúvidas estão básicas para partir a um nível comercial e em grande escala. Há o risco de você começar a fazer levas sem consistência e com erros que possam até causar uma mal impressão para quem já conhece o mundo das cervejas especiais/artesanais ou para quem está conhecendo.

Não quero criticar ou desanimar, mas só uma sugestão para atingir esse tão cobiçado sonho.

Abraço e boa sorte.

@rafa_santos estou planejando fazer levas de 100 litros para poder dar conta do recado, seria umas 5 ou 6 no começo do mes para chegar ao fim com o volume desejado.

Outra duvida posso misturar no maturador essas levas ?, lembrando que são a mesma receita, mesmo ingrediente, fermento, processo tudo padronizado como já consigo fazer (pelomenos consigo chegar a 90% de padronização)

Mesmo não sendo profissional, estando aqui nessa área destinada àqueles que são ou estão migrando pra essa categoria, minha sugestão à vc é que se quer por um produto de qualidade, esqueça a camara fria e parta para o controle individual das levas na fermentação, com fermentadores com temperatura controlada.

Abraço

Tu vai ter que fazer os 500 litros em dois dias, pois vai ter que fermentar eles na mesma temperatura e maturar também.

O ideal seria que você fizesse os 250L em um dia e no outro os outros 250 L.
Se você está maturando uma leva digamos a 5 graus, não vai poder fermentar outra leva, porque a essa temperatura vai demorar mais para fermentar.

Você pode sim misturar as levas iguais depois que fermentaram, as grande cervejarias fazem isso, elas fermentam um leva e retiram o fermento dessa para fermentar as outras levas e misturam essa primeira leva nas outras antes de engarrafar.

Mas antes de dar esse passo é bom consultar um profissional e te digo, só para abrir uma micro cervejaria, tu vai gastar mais ou menos 50 mil para conseguir os registro e tudo mais, daí tem mais reformas que tu vai ter que fazer piso parede e etc de acordo com as normas do mapa, vigilância Sanitária.
A burocracia é grande, teu equipamento tem que ser em inox, por isso tu tem que ver o tamanho do teu equipamento e começar com um que você consiga fazer duas brassagem por dia.
Veja tudo que tu precisa primeiro antes de dar esse passo :mug:

Por curiosidade, não seria viável fazer diversas brassagens com volume menor e manter o mosto pronto no fermentador a zero graus, adicionando o resultado de cada brassagem, e só inocular quando atingir o volume total?

Por curiosidade, não seria viável fazer diversas brassagens com volume menor e manter o mosto pronto no fermentador a zero graus, adicionando o resultado de cada brassagem, e só inocular quando atingir o volume total?

Acho que não, se você tem um tanque de 2000 L e tua brassagem é de 500 L e você consegue fazer duas brassagem por dia (1000 L) você dosa todo o fermento para os 2000 L depois da primeira brassagem e deixa a uma temperatura mais baixa (mas não a 0ºC) até encher todo o tanque é assim que as cervejarias fazem, tem que dosar todo o fermento depois da primeira para não correr risco de contaminação.

Questão de lógica: se você tiver 5 fermentadores de 100 litros pode fazer 5 levas e produzir usando fila (já que é da área de TI, vai entender). Num tipo de just in time. Assim tem sempre 100 litros indo para os postmixes a cada 6 dias e desocupando o fermentador pra nova leva.

Poderia fazer levas de 120 litros, que resultariam em torno de 2 barris de 50 litros finais.

NO ENTANTO, eu concordo plenamente com o Paulo....... sinceramente nem pensaria em fazer nada comercial (até porque vais ter que investir uma GRANA pra reformar espaço, CNPJ, projeto e memorial descritivo com MAPA, equipamento de Inox, etc), pra fazer levas tão pequenas, sendo que ainda tem dúvidas básicas.

Na minha opinião, quem está pensando em ir para o lado profissional não pode ter dúvidas nem perto disso, e nem sequer cogitar fazer fermentação em câmara fria, já deveria saber tudo isso (e porque não fazer tais coisas) de olhos fechados, etc........ mas a minha opinião é relativamente radical... e mesmo sabendo que isso pode soar antipático, pode ter certeza que fazendo esse tipo de alerta "chato", eu salvo muita gente de estrepar (tanto o cervejeiro...... quando os consumidores).

Abraço,

Back