• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Processo de Pasteuização

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

djfelipe2004

Well-Known Member
Reaction score
31
Bom dia amigos, andei buscando no fórum mas não encontrei devidamente um tópico falando sobre Pasteurização, meu problema é que varias garrafas de cerveja prontas, mas não tenho capacidade de geladeira para manter todas em frio e fermentar novas levas, aí vem a necessidade de fazer a pasteurização para que ela pare de fermentar pois ja tive problemas com garrafas guardadas fora da geladeira.
Aí vem a minha questão, alguem aqui no forum ja faz esse processo ?, como é feito ?, sei que tenho que manter as garrafas a 68 graus por pelomenos 10 minutos.

abraço !

Bom dia amigos, andei buscando no fórum mas não encontrei devidamente um tópico falando sobre Pasteurização, meu problema é que varias garrafas de cerveja prontas, mas não tenho capacidade de geladeira para manter todas em frio e fermentar novas levas, aí vem a necessidade de fazer a pasteurização para que ela pare de fermentar pois ja tive problemas com garrafas guardadas fora da geladeira.
Aí vem a minha questão, alguem aqui no forum ja faz esse processo ?, como é feito ?, sei que tenho que manter as garrafas a 68 graus por pelomenos 10 minutos.

abraço !

Cara, não é pasteurização que vc precisa. Vc precisa aprender a fazer o priming, só isso... como vc está fazendo ele?

Pasteurização é um processo ruim pra cerveja e muito perigoso em escala caseira, porque se vc já tá tendo explosão de garrafas (é esse seu problema?) em temperatura ambiente, imagina aquecendo essas garrafas a 80ºC...

É muito possível guardar cerveja carbonatada com priming em temperatura ambiente. Só é necessário fazer da forma correta, isso é, fermentar completamente, em primeiro lugar, pra que não sobrem açucares fermentaveis na cerveja e corrigir a forma de fazer o priming, utilizando somente a quantidade necessária de açucar pra carbonatação, que gira em torno dos 6g/L.

Abraço

Tu tens muitas cervejas para guardar?
Não vejo muitos cervejeiros caseiros preocupados com isto, acho até que uma boa parte é contra.
Nunca fiz e armazeno minhas cervejas em temperatura ambiente. É normal ter cervejas armazenadas durante 2 meses ou mais e nunca tive problemas com o envelhecimento. Em muitos casos inclusive, as cervejas melhoraram consideravelmente com a guarda. Ao pasteurizar tu vais impedir que esta evolução ocorra.
Já me aconteceu de ter algumas garrafas de uma Weizen (que geralmente não suporta bem a guarda) ficarem perdidas na casa de um amigo e, um ano depois, apesar de não estarem tão boas quanto no início, ainda estavam em boas condições de serem bebidas.

Ia falar a mesma coisa que o @Tiago
Complementando com mais algumas informações:
- a cerveja não pasteurizada tem uma validade bem longa se bem manuseada. Tenha em mente ter bastante cuidado no processo e principalmente nas trasfegas (balde envasador + garrafas) para evitar ao máximo incorporar oxigênio na mistura. O ideal é utilizar mangueiras ou válvula enchedora para envase, e controlar o fluxo de cerveja pelas torneiras.
- a cerveja não pasteurizada vai ficar maturando, e possivelmente (dependendo do estilo e das boas práticas) arredondando os sabores.
- para não explodirem garrafas, aconselho:
1. ter certeza que a cerveja parou de fermentar - medir a densidade com densímetro por uns 3 dias e se certificar que não há mais atenuação
2. utilizar a quantidade certa de priming. Conforme o Tiago já falou, uma boa base inicial é 6g/L, mas nada impede de utilizar um pouco mais. Eu já usei 8g/L e não tive nenhum problema... pode utilizar esta calculadora para calcular a quantidade conforme o estilo de cerveja:
http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/
3. uniformizar bem o priming antes de envasar. Se for fazer com seringa garrafa a garrafa (menos aconselhado), faça um priming um pouco mais diluido, que se errar em décimos de mL, vai corresponder a um erro menor de açucar adicionado

Particularmente, acho que pasteurizar cerveja caseira só dá stress, e não traz nada de bom...

Já tomei duas Erdingers que ficaram guardadas por quase 3 anos. São cervejas que fermentam na garrafa, e ficaram armazenadas em temperatura ambiente, porem em local seco e longe do sol.

Ficaram bem diferentes do normal, puxadas pra um espumante. Muito boas.

Outra bebida que experimentei, apesar de ser destilada, e que ficou guardada por mais de 30 anos em garrafa âmbar com tampinha (similar a cerveja) foi uma cachaça, oncinha. Não estragou não, mas novamente mudou com o tempo, pra melhor.

Minha preocupação é com relação à autolise mas lendo outros tópicos vi relatos como o do Guenter de que manteve a cerveja em temperatura de fermentação por bastante tempo sem ter tipo problemas. Nunca deixei minhas cervejas fora da geladeira mas também agora estou tendo essa necessidade. Pensava também na pasteurização mas vou arriscar pois realmente pasteurizar é mais custoso e arriscado.

Acho que o mais importante é sempre usar a calculadora de primming e compensar a quantidade de açucar pela temperatura da cerveja ao ser engarrafada.
Falo isso, pois resolvi relaxar com esse cálculo e minhas garrafas começaram a explodir, inclusive em casa de amigos...

amigos obrigado pelo retorno, j descartei o processo de pasteurização do meu processo produtivo... são poucas vantagens comparando as desvantagens....

Back