Procedimentos - 1 brassagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vander

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2017
Messages
52
Reaction score
10
Boa tarde pessoal. Tem pouco mais de um mês que me cadastrei no fórum, desde então só venho pesquisando e lendo vários tópicos sobre equipamentos, insumos, procedimentos. Tudo com o intuito de iniciar nesse mundo.
Com base nas minhas leituras, defini meu equipamento.
E após muito pesquisar no forum, livro do jhon e internet a fora, fiz um "passo a passo" meia boca aqui para que eu não me perca quando for iniciar minha primeira brassagem.
Vou iniciar cm um equipamento para 20L. Vou utilizar 2 panelas (1 com fundo falso), e bomba de recirculação. Apenas 1 balde fermentador de 20L.
Seque um passo a passo.
View attachment procedimento.pdf

Gostatia da opiniao de vcs. O que mudariam, e pq?

Obrigado.
 
Vander,
Sou novato tb mas vou dar uns pitacos nos pontos em que acho que pode facilitar para vc! se eu falar alguma groselha, peço que me corrijam:

Item 1- Aquecer a água uns 3-4°C acima da temperatura desejada. Ao arriar o malte a temperatura irá baixar para próximo da temperatura de mosturação

Item 2- Não fique bitolado com o lance de controlar a temperatura e leia esse tópico para entender melhor o pq estou falando isso! http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

Item 3- Fazer o teste de iodo antes de ir pro mash-out (mash-out terá a inativação das enzimas, cessando a conversão do amido em açúcar). Ou faça a mosturação por 1:30 e nem se preocupe com o teste de iodo (eu particularmente não faço mais o teste).

Item 7- Eu tenho costume de aquecer e depois colocar a água de lavagem no balde fermentador, assim já trasfego o mosto direto para a panela de fervura, evitando uma trasfega como vc comentou aí (panela -> balde -> panela).

Item 10- Colocar o chiller (limpo) dentro da panela de fervura em um tempo de 10 a 15 minutos antes de terminar a fervura para esterilização

Item 12- Hidratação do fermento: Não li nada sobre qdo fazer, mas sugiro fazer durante a fervura, pq vc ficará praticamente 1 hora sem fazer nada!

Item 17- Se vc for usar daqueles enchedores de garrafa que tem uma válvula agulha na ponta, deixe quase transbordar a cerveja da garrafa e, ao tirar a garrafa do enchedor, ela já ficará com um headspace adequado!

O restante deixo pra galera que manja aí!!

Abraços
 
Não se prenda nisso no item 7:

"Até atingir a
densidade
inicial da
receita"

Procure acertar o volume pré-fervura na panela de fervura, não a densidade.
 
Isso vai ser complicado:

'INICIAR RESFRIAMENTO COM CHILLER DE IMERSÃO ATÉ ATINGIR A TEMPERATURA DE
INOCULAÇÃO DA LEVEDURA. AO ATINGIR A TEMPERATURA, EXECUTAR O WHIRLPOOL"

Só com o chiller de imersão você não vai atingir essa temperatura de inoculação. Resfrie até uns 35 graus e coloque na geladeira.
 
Vander,
Sou novato tb mas vou dar uns pitacos nos pontos em que acho que pode facilitar para vc! se eu falar alguma groselha, peço que me corrijam:

Item 1- Aquecer a água uns 3-4°C acima da temperatura desejada. Ao arriar o malte a temperatura irá baixar para próximo da temperatura de mosturação

Item 2- Não fique bitolado com o lance de controlar a temperatura e leia esse tópico para entender melhor o pq estou falando isso! http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

Item 3- Fazer o teste de iodo antes de ir pro mash-out (mash-out terá a inativação das enzimas, cessando a conversão do amido em açúcar). Ou faça a mosturação por 1:30 e nem se preocupe com o teste de iodo (eu particularmente não faço mais o teste).

Item 7- Eu tenho costume de aquecer e depois colocar a água de lavagem no balde fermentador, assim já trasfego o mosto direto para a panela de fervura, evitando uma trasfega como vc comentou aí (panela -> balde -> panela).

Item 10- Colocar o chiller (limpo) dentro da panela de fervura em um tempo de 10 a 15 minutos antes de terminar a fervura para esterilização

Item 12- Hidratação do fermento: Não li nada sobre qdo fazer, mas sugiro fazer durante a fervura, pq vc ficará praticamente 1 hora sem fazer nada!

Item 17- Se vc for usar daqueles enchedores de garrafa que tem uma válvula agulha na ponta, deixe quase transbordar a cerveja da garrafa e, ao tirar a garrafa do enchedor, ela já ficará com um headspace adequado!

O restante deixo pra galera que manja aí!!

Abraços

Obrigado pelas respostas.
Sobre a mostura, realmente, vou fazer de 1:30. Tampar a panela e n mexer mais. Creio q seja o mais adequado para a primeira.

Sobre o item 7. Na transferencia da agua de lavagem para o balde vc n perde temperatura? Ai vai a mesma dica da mostura, aquecer a agua um pouco mais?
Nesse caso, como vc faz a lavagem? Utiliza a bomba ou faz manual?

Mais uma vez, obrigado.
 
Não se prenda nisso no item 7:

"Até atingir a
densidade
inicial da
receita"

Procure acertar o volume pré-fervura na panela de fervura, não a densidade.

Certo. Entao na verdade tenho q definir qtos litros quero fermentar, e a aprtir dai calcular a agua de lavagem? Para 20L seriam aprox 24L de mosto na panela de fervura?
 
Isso vai ser complicado:

'INICIAR RESFRIAMENTO COM CHILLER DE IMERSÃO ATÉ ATINGIR A TEMPERATURA DE
INOCULAÇÃO DA LEVEDURA. AO ATINGIR A TEMPERATURA, EXECUTAR O WHIRLPOOL"

Só com o chiller de imersão você não vai atingir essa temperatura de inoculação. Resfrie até uns 35 graus e coloque na geladeira.

Vou tentar fazer um esquema utilizando agua cm gelo por gravidade. Mas n sei se vai funcionar. A geladeira sera a opcao caso n de certo.

Muito obrigado.
 
Obrigado pelas respostas.
Sobre a mostura, realmente, vou fazer de 1:30. Tampar a panela e n mexer mais. Creio q seja o mais adequado para a primeira.

Sobre o item 7. Na transferencia da agua de lavagem para o balde vc n perde temperatura? Ai vai a mesma dica da mostura, aquecer a agua um pouco mais?
Nesse caso, como vc faz a lavagem? Utiliza a bomba ou faz manual?

Mais uma vez, obrigado.

Isso. Aqueço até chegar em 80°C mais ou menos pra poder compensar depois a perda de temperatura.
A lavagem to fazendo manual ainda. To vendo uma bomba no Aliexpress pra comprar, mas tá me faltando "tempo"... :)
 
Certo. Entao na verdade tenho q definir qtos litros quero fermentar, e a aprtir dai calcular a agua de lavagem? Para 20L seriam aprox 24L de mosto na panela de fervura?

O valor vai depender do quanto seu equipamento perde na evaporação. Vc pode ter o mesmo equipamento de um amigo seu, mas cada um tem uma intensidade de fervura diferente... aí os parâmetros já mudam todos!
 
O valor vai depender do quanto seu equipamento perde na evaporação. Vc pode ter o mesmo equipamento de um amigo seu, mas cada um tem uma intensidade de fervura diferente... aí os parâmetros já mudam todos!

É, entao vai ter q ser no testr cego mesmo kkkk por ser a primeira vez.
Melhor errar p cima um pouco do q fermentar menos de 20L ne.
Desde que a densidade n fuja mto.
Valeu!!
 
É, entao vai ter q ser no testr cego mesmo kkkk por ser a primeira vez.
Melhor errar p cima um pouco do q fermentar menos de 20L ne.

Valeu!!

Recomendação que eu vi aqui no fórum, mas só depois da minha primeira brassagem: ferva 10L ou 20L de água por uma hora pra vc conhecer um pouco do seu equipamento e ver a taxa de perda por evaporação.

Outra coisa tb que eu julgo ser importante: não se preocupe nesse momento no volume que vai para o fermentador. Se preocupe em conhecer o seu equipamento, o seu processo, fermentação, etc... Tendo o domínio de todo o seu processo, os ajustes ficam para as próximas brassagens.

:mug:
 
Recomendação que eu vi aqui no fórum, mas só depois da minha primeira brassagem: ferva 10L ou 20L de água por uma hora pra vc conhecer um pouco do seu equipamento e ver a taxa de perda por evaporação.

Outra coisa tb que eu julgo ser importante: não se preocupe nesse momento no volume que vai para o fermentador. Se preocupe em conhecer o seu equipamento, o seu processo, fermentação, etc... Tendo o domínio de todo o seu processo, os ajustes ficam para as próximas brassagens.

:mug:

Beleza. Vou ferver a água até para eliminar algum possível gosto de ferro que li alguns casos aqui (em panelas novas). Já vai servir p isso.

Obrigado pelas dicas!!

:mug:
 

Latest posts

Back
Top