• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas configuração single vessel

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andre116

Member
Reaction score
0
Boa noite, galera,

Como moro em apartamento e tenho pouco espaço disponível, tenho um sistema single vessel montado recentemente, com 3 brassagens nele apenas, sendo a panela de fora de 34 litros e a de dentro de 25 litros. Tem um espaço entre elas no fundo com 6 litros de diferença, uso uma resistência de 2500W e sensor PT100. A panela de dentro tem o fundo furado e uso uma tela no fundo dela para segurar os grãos. Uso uma bomba para recirculação.

O que vem acontecendo é que estou obtendo baixas eficiências na mostura, um exemplo é minha última leva de uma american IPA, OG planejado de 1,065 e o obtido foi de 1,040. Pensei que o que pode causar o problema é uma baixa vazão na recirculação, fazendo com que haja um gradiente de temperatura dentro da panela e um possível empacotamento dos grãos, prejudicando a ação das enzimas, mas não tenho certeza sobre isso e ainda não fiz nenhum teste para confirmar.

Acredito que o problema não é na moagem, pois os grãos ficam expostos e as cascas inteiras.

A proporção de água/grão que costumo usar é de 2,8-3, somados aos 6 litros de diferença do fundo.

Além disso, estou tendo problema com trub na fervura. Minha bazooka está entupindo, comprometendo o resfriamento (uso trocador de placas alimentado pela bomba). É possível usar algum bag na fervura para os lúpulos, de forma que o trub fique dentro dele?

Alguém tem alguma ideia/palpite do que posso fazer pra resolver esses problemas?

Valeu!

Boa tarde André,
A recirculação é feita de modo ascendente ou descendente? Tenho um equipamento montado aqui em casa que já obtive diferentes eficiências dependendo de como o circulação foi feita. Já fiz a recirculação por baixo, estilo da braumeister, porém a panela não estava bem vedada, o que resultou em uma baixa recirculação (comprei um anel de vedação desses de geladeira que acho que vai resolver o problema), consequentemente em uma eficiência de 64% no kettle.

Outra brassagem que fiz, coloquei a recirculação por cima de modo que o mosto passasse por uma peneira e distribuísse o mosto em cima da cama de grãos de forma mais homogênea, o que resultou em uma eficiência em torno de 76%;

Uma terceira brassagem em que coloquei novamente o anel de vedação, de um jeito que ficou relativamente bem vedado e, novamente, optei por fazer a recirculação ascendente e, dessa vez a eficiência ficou em 72%.

Em uma quinta brassagem, fiz a recirculação por cima e sem me preocupar em distribuir o mosto por toda a cama de grãos, minha eficiência ficou em míseros 52%.

Creio que, se a recirculação for feita de modo que crie caminhos preferenciais, não passando por toda a cama de grãos, a eficiência irá ficar relativamente baixa mesmo. Verifique se não é isso que está ocorrendo.

Com relação ao entupimento, não seria porque a bazooka é pequena demais? Não tenho muita propriedade para falar sobre isso (bem como sobre qualquer assunto relacionado a homebrew, já que também sou relativamente novo no ramo), pois utilizo apenas uma espécie de "fundo falso".
Boa noite, galera,

Como moro em apartamento e tenho pouco espaço disponível, tenho um sistema single vessel montado recentemente, com 3 brassagens nele apenas, sendo a panela de fora de 34 litros e a de dentro de 25 litros. Tem um espaço entre elas no fundo com 6 litros de diferença, uso uma resistência de 2500W e sensor PT100. A panela de dentro tem o fundo furado e uso uma tela no fundo dela para segurar os grãos. Uso uma bomba para recirculação.

O que vem acontecendo é que estou obtendo baixas eficiências na mostura, um exemplo é minha última leva de uma american IPA, OG planejado de 1,065 e o obtido foi de 1,040. Pensei que o que pode causar o problema é uma baixa vazão na recirculação, fazendo com que haja um gradiente de temperatura dentro da panela e um possível empacotamento dos grãos, prejudicando a ação das enzimas, mas não tenho certeza sobre isso e ainda não fiz nenhum teste para confirmar.

Acredito que o problema não é na moagem, pois os grãos ficam expostos e as cascas inteiras.

A proporção de água/grão que costumo usar é de 2,8-3, somados aos 6 litros de diferença do fundo.

Além disso, estou tendo problema com trub na fervura. Minha bazooka está entupindo, comprometendo o resfriamento (uso trocador de placas alimentado pela bomba). É possível usar algum bag na fervura para os lúpulos, de forma que o trub fique dentro dele?

Alguém tem alguma ideia/palpite do que posso fazer pra resolver esses problemas?

Valeu!

Valeu pela resposta!

Pode ser que seja isso sim! Mas como a cama de grãos fica inteiramente submersa, a recirculação não deveria ter um papel relativamente insignificante nessa extração?

Minha recirculação é por cima, vc acha que eu deveria aumentar a vazão da recirculação e espalhar ela por toda a cama?

O que eu fazia era deixar a vazão da bomba bem baixa, para não desfazer a cama de grãos, com a mangueira em cima de uma tampa metálica perfurada que ficava presa mais ou menos na altura do líquido na panela de dentro. Pensei em aumentar a vazão, mas se o problema for caminhos preferenciais acho que não resolveria muito bem.

Quanto à bazooka, ela é pequena sim, de 15cm, por isso pensei em usar um grain bag para o lúpulo, mas não sei se ela iria reter os sólidos quando forem dissolvidos no mosto. O que pensei em fazer também foi usar um grain bag para a mostura, assim posso retirar somente os grãos, e não a panela interna, e jogo os lúpulos dentro da panela interna, funcionando como um fundo falso.

Abraços!

Algum outro palpite? Principalmente em relação ao baixo rendimento!

Abraços

Valeu pela resposta!

Pode ser que seja isso sim! Mas como a cama de grãos fica inteiramente submersa, a recirculação não deveria ter um papel relativamente insignificante nessa extração?

Minha recirculação é por cima, vc acha que eu deveria aumentar a vazão da recirculação e espalhar ela por toda a cama?

O que eu fazia era deixar a vazão da bomba bem baixa, para não desfazer a cama de grãos, com a mangueira em cima de uma tampa metálica perfurada que ficava presa mais ou menos na altura do líquido na panela de dentro. Pensei em aumentar a vazão, mas se o problema for caminhos preferenciais acho que não resolveria muito bem.

Quanto à bazooka, ela é pequena sim, de 15cm, por isso pensei em usar um grain bag para o lúpulo, mas não sei se ela iria reter os sólidos quando forem dissolvidos no mosto. O que pensei em fazer também foi usar um grain bag para a mostura, assim posso retirar somente os grãos, e não a panela interna, e jogo os lúpulos dentro da panela interna, funcionando como um fundo falso.

Abraços!
1) Pois é, no meu caso, tanto quando coloquei a recirculação por cima ou por baixo, minha cama de grãos ficou relativamente submersa. Creio que talvez não seja tão insignificante assim, mas, realmente, fiquei com essa dúvida agora.
2)Quando obtive a eficiência de 76%, fiz com uma vazão alta, mas, assim como o seu sistema, o meu tem uma tampa perfurada e isso acabou por não deixar todo o mosto que vinha da mangueira entrar no tubo de malte, de modo que acabava escorrendo por fora dele também, o que, de certa forma, acabou gerando um pouco de "sujeira" no mosto, motivo pelo qual ainda quero insistir na recirculação ascendente.

Back