• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas com projeto de Stir Plate

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu ja fiz 2 stirplates com coolers de CPU mas ainda não acertei a mão utilizando o HD como motor, acho que devido ao tamanho do peixinho. Vou tentar usar um maior e ver se da certo, pois o pequeno sai do centro.

Minha pergunta é se o redemoinho tem que estar 100% do tempo funcionando ou ele pode aparecer e sumir e aparecer novamente, pois é o que acontece quando utilizo 2L de starter, mas até 1.2L fica ineterruptamente. Pergunto isso pq não vi ainda um de fabrica funcionando e não tenho parametro de comparação.

Valeu.

Cara, nunca vi um profissional em atividade, mas o que eu fiz em casa, com 2L quando as leveduras se reproduzem e fica aquele líquido "leitoso" ele gira com mais dificuldade mesmo. O importante é que esteja entrando oxigênio e liberando CO2. Se o redemoinho sai e volta constantemente está OK.

Quando ao peixinho sair do centro, eu resolvi esse problema com um dimmer, o mesmo que o colega postou ali acima. Começo com uma velocidade mais baixa e a medida que o starter se torna mais denso eu vou aumentanto.

Pessoal, montei o meu com uma ventoinha de 12v e potenciômetro de 10k e um transistor TIP41. O controle de velocidade ficou excelente, mas o peixinho fica fugindo do centro o tempo todo quando aumento a velocidade. Usei um imã de hd de notebook. É menor que o de PC. Será que se usar um imã mais potente resolvo o problema? Alguém já passou por isso?

Pessoal, montei o meu com uma ventoinha de 12v e potenciômetro de 10k e um transistor TIP41. O controle de velocidade ficou excelente, mas o peixinho fica fugindo do centro o tempo todo quando aumento a velocidade. Usei um imã de hd de notebook. É menor que o de PC. Será que se usar um imã mais potente resolvo o problema? Alguém já passou por isso?

Sim, é um problema comum... de certa forma tem uma "velocidade limite" que vc consegue manter a barra girando. Ele acaba escapando quando é rápido demais. Mas se está ruim, tem formas de melhorar isso.

Primeiro a barra magnética precisa ter um tamanho adequado ao frasco e volume de líquido que vc tá usando. Barras menores escapam mais facilmente. Pode ser que o ímã seja fraco também. Outro fator ainda é a distância da ventoinha com ímã pro frasco. Longe demais escapa. Tente ajustar essas coisas e vá testando.

Abraço

Sim, é um problema comum... de certa forma tem uma "velocidade limite" que vc consegue manter a barra girando. Ele acaba escapando quando é rápido demais. Mas se está ruim, tem formas de melhorar isso.

Primeiro a barra magnética precisa ter um tamanho adequado ao frasco e volume de líquido que vc tá usando. Barras menores escapam mais facilmente. Pode ser que o ímã seja fraco também. Outro fator ainda é a distância da ventoinha com ímã pro frasco. Longe demais escapa. Tente ajustar essas coisas e vá testando.

Abraço

O meu estava escapando o tempo todo. O que ajudou muito foi colocar mais dois ímãs de HD (um sobre o outro). Ficou show

Abraço

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vou tentar resolver adicionando mais um imã. Caso não resolva, troco a barrinha. Se ainda assim não funcionar, peço ajuda aos universitários. hehehe.

[ame]

25463c8cbda21b4f020ec4390dffdf95.jpg

Usei uma ventoinha 127V com um dimer de lâmpada. Achei que ficou bom.

Ressuscitei o post aqui! Os imas tao colados com polaridade invertida? Tipo sem a cola eles ia querer ficar juntos nessa posição?

Ressuscitei o post aqui! Os imas tao colados com polaridade invertida? Tipo sem a cola eles ia querer ficar juntos nessa posição?
Sei que não foi pra mim, mas sim, tens que colocar com a polaridade invertida. No caso desses de neodímio, pelo menos os meus, eles tem um lado mais arredondado que o outro, lembra uma pilha de relógio, então é fácil identificar, coloca um pra cima e outro pra baixo.

Back