Problema com trub da fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá camaradas! Estou tendo um problema recorrente em todas as minhas fervuras atualmente, que é o excesso de trub, que acaba baixando muito minha eficiência... Na minha última leva de 20l, obtive pouco mais do que 17l fermentáveis, pois tive mais de 5l de trub. Isso é muito, né? Nessa breja, coloquei 70g de pellets e 30g de lúpulo em flor, além de whifloc. Além disso, tenho sempre problemas de atingir a densidade desejada (faço batch sparge em três etapas: drenagem e duas lavagens de volumes iguais). a densidade, que seria de 1.064, ficou 1.054... Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Muito obrigado desde já!
 
Comecei com BiaB e tive o mesmo problema. Parti para o fundo falso com recirculação e a quantidade de trub diminuiu consideravelmente.
 
Comecei com BiaB e tive o mesmo problema. Parti para o fundo falso com recirculação e a quantidade de trub diminuiu consideravelmente.

Essa mudança de BIAB para fundo falso, com o objetivo de dimunuir o trub, só funciona se estiver levando partículas sólidas da mosturação para a panela de fervura.

A filtragem por meio da cama de grãos ou pelo tecido do BIAB é para eliminar as partículas sólidas resultantes da moagem. Já o hot break e o cold break são para coagular as proteínas, decantar os lúpulos etc. São eles que formam o trub.

O objetivo de cada etapa é diferente. O método de filtragem não deveria influenciar na quantidade de trub, a menos que não esteja sendo feita corretamente e muitas partículas estejam sendo levadas para a fervura.
 
experimente usar hop bags... na minha brassagem de sábado agora usei pela primeira vez e só na primeira adição 50g, diminuiu bastante, e na hop bag ficou lúpulo parecendo uma pedra hehehehe. Na próxima vou usar em todas as adições. ABraço.
 
Acho que é o Whirfloc. Dá uma procura aqui no fórum, vai ver que o pessoal teve experiencias meio negativas com ele e o trub.

Tbm faço biab (com lavagem por causa do volume) e não tenho tanta perda no trub. Minha eficiencia é de 65%.

Abcs
 
Pense na possibilidade de usar 1/2 pastilha de clarificaste em vez de uma inteira. Fiz e achei o resultado interessante.

Quanto á densidade original, tenho drenado o mosto direto, sem recirculação, após mash out de 80 graus. Atinjo a temperatura, desligo o fogo e dreno, obviamente fazendo lavagem, mas sem recirculação. Acabei invertendo um pouco a situação e tenho conseguido densidades originais um pouco mais altas que as esperadas.

Outro detalhe: a única fase em que uso torneira no caldeirão é na lavagem e dreno para a panela de fervura. Daí pra frente, todas as monjas trasfegas são feitas por sifão, da superfície para baixo, pra jamais agitar o trub. Só volto a usar torneira no balde de envase para a garrafa.
 
Ah! Usar hop bag também foi uma experiência recente e legal! Fiz uma receita com infusão por 30 minutos após o resfriamento, ao atingir 70 graus, por meia hora. Usei o saquinho e achei o resultado prático, limpinho! O problema é que ainda não provei a "cria", uma Bitter Special.
 
Olá camaradas! Estou tendo um problema recorrente em todas as minhas fervuras atualmente, que é o excesso de trub, que acaba baixando muito minha eficiência... Na minha última leva de 20l, obtive pouco mais do que 17l fermentáveis, pois tive mais de 5l de trub. Isso é muito, né? Nessa breja, coloquei 70g de pellets e 30g de lúpulo em flor, além de whifloc. Além disso, tenho sempre problemas de atingir a densidade desejada (faço batch sparge em três etapas: drenagem e duas lavagens de volumes iguais). a densidade, que seria de 1.064, ficou 1.054... Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Muito obrigado desde já!

Dae, rapaz.
Eu também tinha esse "problema" de excesso de trub nas primeiras levas, mas passei a entender que não era um problema... pq não era trub.
Dê uma olhada nesse post: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404936
Se o que vc pensa ser o trub é semelhante ao que aparece nas fotos, então não é trub, é cold break.
E esse cold break pode ir para dentro do fermentador.
Abaixo do cold break deve estar seu trub real (bagaço de lúpulo e alguns farelinhos), que deve dar mais ou menos o volume de um punhado para essa sua leva.
Abraço!
 
Cara, muito obrigado! O que está se formando realmente é muito semelhante a isso, não é trub mesmo! Transfegarei esse resíduo sem medo para o fermentador na próxima então! :fro:
 
Back
Top