• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problema com Mini densímetro

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrystian

Well-Known Member
Reaction score
13
Pessoal, venho tendo problemas com mini densímetros.

Há pouco mais de um ano, quando comprei um kit de 10 litros para começar a fazer cerveja, veio junto um mini densímetro de 1000 a 1100, que eu usava para medir OG e FG, e acreditava no resultado. Em uma das levas, não me lembro por qual motivo, desconfiei que a medição estava errada. Fui conferir com água, e realmente estava marcando menos de 1000. Encostei o mini densímetro e comprei um refratômetro, o qual venho usando desde então.

Acontece que, dependendo da levedura que se usa, tenho que esperar horas, as vezes um dia inteiro com a amostra na geladeira, para que o fermento decante, e a densidade fique legível na escala do refratômetro. Como faço Weiss e Wits, é sempre um problema(mais em weiss do que nas wits).

Comprei então outro mini densímetro, peguei a água que sai do ar condicionado, coloquei a 20º, fiz a medição e...marcou menos de 1000 novamente. Nos dois mini densímetros. Não era pra marcar exatamente 1000?

Pensei em comprar um mini densímetro com escala até 1060, ou um densímetro normal, mas resolvi postar aqui antes, para ver se consigo alguma opinião.

Valeu!

Velho,
Use o refratômetro de cabeça para baixo. Olhe para a luz normalmente. Só vire o prisma para baixo. Veja se melhora a leitura.

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk

O que altera na leitura da FG no refratômetro é a presença de álcool, e existem tabelas / calculadoras para correção.

Sobre o ajuste do densímetro, ele é ajustado para água pura (destilada) à 20oC. Caso realmente não esteja ajustado, verifique onde comprou para troca / devolução.

Abs

O que altera na leitura da FG no refratômetro é a presença de álcool, e existem tabelas / calculadoras para correção.

Sobre o ajuste do densímetro, ele é ajustado para água pura (destilada) à 20oC. Caso realmente não esteja ajustado, verifique onde comprou para troca / devolução.

Abs

Blza, isso eu sei. Porém não estou me referindo à alterações em decorrência da presença do álcool, pois isso não torna a faixa azul ilegível na escala, a presença de fermento em suspensão, sim. Quando a levedura decanta, consigo fazer uma leitura precisa, e aí utilizo a tabela de conversão e anoto a FG.

Quanto ao densímetro, o que me causa estranheza é que os dois não marcam 1000 com água destilada a 20º.

Blza, isso eu sei. Porém não estou me referindo à alterações em decorrência da presença do álcool, pois isso não torna a faixa azul ilegível na escala, a presença de fermento em suspensão, sim. Quando a levedura decanta, consigo fazer uma leitura precisa, e aí utilizo a tabela de conversão e anoto a FG.

Quanto ao densímetro, o que me causa estranheza é que os dois não marcam 1000 com água destilada a 20º.

A única possibilidade que consigo pensar é que o densímetro está desregulado... estranho.. eu tenho dois há bastante tempo e estão bem regulados.

Desencana e usa densímetro, isso é apenas a posição do papel dentro do tubo. A leitura e sempre linear.
Se com água pura ele lê 0998 no lugar de 1000
Quando on mosto tiver mostrar 1050 ele vai ter 1052.
A diferença sempere será linear
No livro desing great beers, tem um teste onde em x ml de água com y gramas de açúcar dão uma OG especifica, caso queira medir a variação do seu densímetro. O meu sempre mede 0002 a menos.
Nem levo em consideração.

André Wenderosck

Como o @Wenderosck disse, verifique qual a diferença e aplique a correção. É apenas o papel dentro do tubo. Quando fiz a proeza de quebrar meu densímetro, adquiri um desses mini, pois era o único disponível na loja. Comecei a suspeitar de estar desregulado, pois do nada minhas OG's pararam de bater com o projetado e ficar muito abaixo. Verifiquei na água destilada, a 20oC, e mede 0,994 ao invés de 1,000. Eu simplesmente somo 0,006 em cada medida e vida que segue.

E, apedrejem-me os fiéis pela heresia, com meu antigo densímetro eu medi água destilada e da torneira, ambas a 20oC e estava cravado no 1,000. Então não acredito que água da rede apresente grandes variações para estas pequenas correções. Até porquê, diga-se de passagem, variar +-0,002 na escala caseira não é preocupante, muito menos raro de acontecer e causa pouco impacto na cerveja.

Back