Problema com a quantidade de cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gregorymarquezini

Well-Known Member
Joined
Dec 7, 2016
Messages
66
Reaction score
2
Boa noite pessoal. Sou iniciante, comecei a pouco minhas brassagens. Estou na minha 4 brassagem e nao consigo acertar a quantidade de cerveja no final do processo para envase. Estou fazendo brassagens de 20 litros. Estou comprando kits prontos e seguindo as receitas q vem neles. Teve brassagens q usei 10 litros pro mosto e 15 pra lavagem, outras usei 14 pro mosto e 13 pra lavagem. Nao consigo identificar onde estou errando. Qndo passo o mosto para panela de fervura ela quase transborda sempre. Estou fazendo fervura alta, pois ja li e vi varios videos q eh melhor com fervura forte. Meu whirpool ainda nao me agradou, todos nao consegui fazer com q realmente fique uma montanha de trub no fundo da panela, ou seja sempre qndo passo para o balde de fermentacao sobra alguns litros no fundo da panela pq tento passar o minimo de trub pra fermentacao. Nao estou trocando de balde para fazer a maturacao para nao perder mais um tanto de cerveja, e mesmo assim minhas brassagens chegam a 10 .. 11 litros.. alguem tem alguma dica pra me ajudar.. desanima demais chegar na hora do envase e vc ver q a qntidade eh pouca..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Quer uma sugestão . Paga 80 pratas no Beersmith. Configura direitinho seu equipamento pensando na perda de liquido com fervura, perda para o trub, perda no envase etc.... Vai bater certinho. Tem o vídeo da Acerva pantaneira que orienta direitinho como usar o programa. Me ajudou muito.
 
Cara, acho que isso é meio que normal, aos poucos o cara vai pegando as manhas e vai melhorando o desempenho, mas siga a dica do DBOSSAN, ajuda bastante...
 
Olá Gregory,

Também sou iniciante e também fiz minha 4a. brassagem no último domingo (uma Cream Ale, que já falei aqui sobre ela) e levei quase 21L para o fermentador, para ter no final uns 19 ou 18L, que é o que eu quero. Sempre usei o BeerSmith, desde a primeira brassagem e apesar de ter comprado um kit APA, com receita, etc, não segui muito a receita do papel não. Basicamente segui o que o BeerSmith pediu e os ensinamentos daqui do forum. Estou usando BIAB e minha panela é de 80L, que para brassagens de 20L evapora muito, então tem que configurar corretamente o software pra saber quanto de água colocar e o quanto vai sobrar no final para levar pro fermentador.

Infelizmente, você vai ter que gastar um pouco de água para fazer as medições. Deixar ferver por 1h, por exemplo, pra saber quanto evapora no seu caldeirão, perda pelo trub, etc, etc.

Assista os vídeos de configuração do BeerSmith no Youtube, baixe pelo menos a versão trial por 21 dias, ou use Brewgr, Brewtarget, etc, etc.

No meu entender, 25 ou 27L de água pra no final ter 20L (ou 18L depois da fermentação) é muito pouca água.

Abraços e boas brassagens.

Vitor R.
 
Estou querendo usar o beersmith, o foda sao esses dados dos equipamentos.. vou ter q fazer isso. Vamos ver como vai ser e eu mando meu resultado aqui pra vcs.. vlw galera.. boas brassagens..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Qual é o seu equipamento ?

Baldes de 20l não dão 20l no final.
Panelas de 20l não enchem um balde de 20l.
Tens que verificar as perdas:
- com o grão;
- com a torneira na panela;
- com o trub;
- com o fermento (1 ou duas vezes se fizer trasfega);
- com a torneira do balde.
 
No meu entender, 25 ou 27L de água pra no final ter 20L (ou 18L depois da fermentação) é muito pouca água.

Abraços e boas brassagens.

Vitor R.

Isso mesmo. Considerando minha taxa de evaporação e perda com trub eu levo pra fervura 29 litros em média para 20 litros finais.
 
Eficiência de mostueacao e fervura. Tudo isso influencia também. Aliás, vc esta quantificando a densidade? Se vc tem de cabeça o que quer, facilmente vc corrige isso durante a brassagem após medir a densidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Hj fiz mais uma brassagem.. e realmente o equipamento q comprei no "cerveja da casa" nao da pra fazer no final 20 litros.. a panela de fervura deles eh de 27 litros, e hj fiz a fervura em 2 panelas.. comprei o kit de hj no bilbil beer.. mto bom e recomendo. Eles mandam a receita feita pela beersmith. Deu td certo! Balde fermentador com 21 litros. Meu unico problema agora eh a panela de fervura. Vou ter q comprar uma maior. Tive problema com a OG, nao bateu com a receita, deu 1041 e era pra ter dado 1055. Obrigado galera pelas dicas, me ajudou mto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eficiência de mostueacao e fervura. Tudo isso influencia também. Aliás, vc esta quantificando a densidade? Se vc tem de cabeça o que quer, facilmente vc corrige isso durante a brassagem após medir a densidade.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Comprei um refratometro, estou esperando chegar. Ai sim vai ser mais facil medir a densidade.. toda hora usar o densimetro eh complicado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Quando você levar a quantidade de mosto para a panela de fervura, você deve considerar as perdas:
- Evaporação
- Trub
- Fermentador

Considerando os itens acima, você terá a quantidade de cerveja que quer.
 
Hj fiz mais uma brassagem.. e realmente o equipamento q comprei no "cerveja da casa" nao da pra fazer no final 20 litros.. a panela de fervura deles eh de 27 litros, e hj fiz a fervura em 2 panelas.. comprei o kit de hj no bilbil beer.. mto bom e recomendo. Eles mandam a receita feita pela beersmith. Deu td certo! Balde fermentador com 21 litros. Meu unico problema agora eh a panela de fervura. Vou ter q comprar uma maior. Tive problema com a OG, nao bateu com a receita, deu 1041 e era pra ter dado 1055. Obrigado galera pelas dicas, me ajudou mto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, para 20 litros finais tem que ser uma panela de 32 litros pelo menos, e mesmo assim se for fazer uma fervura de 90 minutos em uma leva bem lupulada (vai perder bastante no trub) aí teria que ser um pouco maior ainda.
 
E outra coisa, se vc colocar 20 litros para fermentar em um balde de 21 litros é quase certeza que vai ter vazamento pelo airlock..
 
Eu uso software somente pra montar a receita e saber OG, IBU e cor.
Todo o resto, a volumetria do processo, já sei de cabeça.
Uma vez que você tem todos os dados, fica fácil prever o resultado final.
Coloque agua na panela, abra a torneira, deixe parar de escorrer sozinho. Anote quanto ficou no fundo. A mesma coisa com o fermentador.
Faça marcas na colher, litro a litro, quando for colocar pra ferver, anote a evaporação média, lembrando que ela varia conforme inumeros fatores (umidade, temperatura, etc). Não tem problema completar a água durante a fervura pra chegar no volume desejado, se precisar, complete.
Minha panela tem uma perda de 2L (trub) , meu fermentador 1L.
Perco 1L de água por kg de grão (uso em média 2,5kg). Minha fervura evapora entre 2 e 2,5L por hora. Assim sendo, pra 8 litros finais (na garrafa), eu uso 16L de água no total com 1 hora de fervura.
8+2+1+2,5+2,5 = 16L
Eu costumo prestar mais atenção ao volume final do que à OG, cor, ABV, o que quer que seja. Se foi feito tudo certinho, com um rendimento razoavel, esses fatores não vão se alterar muito. Eu prefiro beber 8L de cerveja com 4,5% de álcool, do que acabar com 4L com 4,8%.
:mug:
 

Latest posts

Back
Top