• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Priming, tamanho da garrafa faz diferença?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Reaction score
12
Olá a todos. Fiz o priming usando 6g de açúcar por litro de cerveja e 3x esse valor de água mineral, seguindo o processo já discutido aqui no fórum.

Estou usando garrafas de 300ML conhecidas aqui na minha região como "Profissas", pergunta o tamanho da garrafa deve ser levado em conta em algum momento na hora de calcular o priming?

Olha, há vários exemplos de cálculo de priming aqui no fórum. Acho que vale a pena você dar uma lida porque me parece inclusive que não está claro para você o conceito de concentração.

Este tópico tem várias informações, inclusive com calculadora em Excel para o priming: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407441l

Em resumo, o tamanho da garrafa não interfere em momento algum na concentração do priming, mas afeta diretamente no volume. Se para uma garrafa de 300 mL você coloca 5 ml de priming, você terá que colocar o dobro disso se utilizar uma garrafa de 600 mL e assim garantir a mesma concentração de açúcar independente do tamanho da garrafa

O modo mais prático de não errar no primming e fazer a calda e colocar em um balde junto da cerveja. Fazer dosagem em cada garrafa e mais complicado, pq vc vai ter que calcular a "volume calda x concentração de açúcar" pra saber quantos ml vai em cada garrafa.

André Wenderosck

O modo mais prático de não errar no primming e fazer a calda e colocar em um balde junto da cerveja. Fazer dosagem em cada garrafa e mais complicado, pq vc vai ter que calcular a "volume calda x concentração de açúcar" pra saber quantos ml vai em cada garrafa.

André Wenderosck
Obrigado. Foi dessa forma que fiz. Só fiquei com dúvida depois pois como estou usando garrafa de 300ml se teria mais algum fator a se levar em conta. Mais uma vez obrigado.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Back