Olá pessoal, boa tarde!
Desde já agradeço a atenção de todos que lerem o meu post e puderem comentar.
Estou iniciando a montagem do meu sistema cervejeito automatizado (utilizando arduíno), aonde já adquiri a parte de comando, e estou na dúvida de quais técnologias cervejeiras utilizar.
Estou pensando em fazer da seguinte maneira:
Utilizando uma panela com fundo falso+bazoka e um saco para filtragem BIAB de um malte bem moido, quase um pó, com uma bazooka no final utilizando um sistema de recirculação contínuo com fly spreage sobre a cama de grãos seguido de uma lavagem.
Minha intenção é produzir lotes de 40L de cerveja, porém não gostaria de utilizar resistências muito potêntes (maior do que 2kW) e acho que o gás para o controle de temperarua eletrônico meio complicado, desta maneira estou pensando seriamente em um sistema HERMS da seguinte maneira:
Hot Liquid Tank -> Barril de 30L de chopp, com isolamento térmico e uma resistência de 2kW de baixa densidade.
Transferência: HLT para HERMS por Bomba Chugger.
Herms -> Barril de 30L de chopp, com isolamento térmico, uma resistência de 2kW de baixa densidade e um chiller de 20m imerso.
Transferência: Herms para Mash Tank por Bomba Chugger.
Mash Tank -> Barril de 50L de chopp, com isolamento térmico e fundo falso + bazuka.
Transferência: Mash Tank para Fermentador por gravidade
Resfriamento -> Chiller de contra fluxo de 20m por duas bombinhas chinesas.
Minhas principais dúvidas são:
1) Nesta configuração eu consigo eliminar o boild tank?
2) Algum já tentou um sistema desta maneira?
3) Existe alguma outra técnica para adquirir uma eficiência maior na brassagem?
4) O que eu posso fazer para aumentar a temperatura do tanque Herms? (utilizar água com sal, açucar ou outra subistância química para elever o ponto de ebulição do liquído).
5) Existe algum risco de entupimento utilizando o malte em pó com o meu projeto de filtragem? (BIAB, fundo falso e bazoka).
6) Se alguém tiver algum comentário ou sugestão será extremamente bem vindo!
Obrigado á todos!
Desde já agradeço a atenção de todos que lerem o meu post e puderem comentar.
Estou iniciando a montagem do meu sistema cervejeito automatizado (utilizando arduíno), aonde já adquiri a parte de comando, e estou na dúvida de quais técnologias cervejeiras utilizar.
Estou pensando em fazer da seguinte maneira:
Utilizando uma panela com fundo falso+bazoka e um saco para filtragem BIAB de um malte bem moido, quase um pó, com uma bazooka no final utilizando um sistema de recirculação contínuo com fly spreage sobre a cama de grãos seguido de uma lavagem.
Minha intenção é produzir lotes de 40L de cerveja, porém não gostaria de utilizar resistências muito potêntes (maior do que 2kW) e acho que o gás para o controle de temperarua eletrônico meio complicado, desta maneira estou pensando seriamente em um sistema HERMS da seguinte maneira:
Hot Liquid Tank -> Barril de 30L de chopp, com isolamento térmico e uma resistência de 2kW de baixa densidade.
Transferência: HLT para HERMS por Bomba Chugger.
Herms -> Barril de 30L de chopp, com isolamento térmico, uma resistência de 2kW de baixa densidade e um chiller de 20m imerso.
Transferência: Herms para Mash Tank por Bomba Chugger.
Mash Tank -> Barril de 50L de chopp, com isolamento térmico e fundo falso + bazuka.
Transferência: Mash Tank para Fermentador por gravidade
Resfriamento -> Chiller de contra fluxo de 20m por duas bombinhas chinesas.
Minhas principais dúvidas são:
1) Nesta configuração eu consigo eliminar o boild tank?
2) Algum já tentou um sistema desta maneira?
3) Existe alguma outra técnica para adquirir uma eficiência maior na brassagem?
4) O que eu posso fazer para aumentar a temperatura do tanque Herms? (utilizar água com sal, açucar ou outra subistância química para elever o ponto de ebulição do liquído).
5) Existe algum risco de entupimento utilizando o malte em pó com o meu projeto de filtragem? (BIAB, fundo falso e bazoka).
6) Se alguém tiver algum comentário ou sugestão será extremamente bem vindo!
Obrigado á todos!