• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem - Pale Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Saba

Well-Known Member
Reaction score
23
Relato

Pessoal, último domingo realizei minha primeira brasagem e quero fazer o relato pra tirar algumas dúvidas e receber sugestões

Equipamento:
- Panela de mostura de 38L, elétrica (2000W) com fundo falso e recirculação com bomba (SolarPump) nos momentos de aquecimento / manutenção de temperatura
- Panela de fervura de 36L, elétrica (resistência de sobrepor – 3000W)
- Chiller alumínio 15m
- Balde fermentador 22L e maturador 22L
- Frigobar cônsul 120L

Receita
- Kit Pale Ale – Cia da Breja

Mostura
- Aqueci a água até 55o e arriei o malte, corrigindo a temperatura para 55o
- Mantive em 55o por 20min, neste período não precisei ligar a resistência / recircular
- Elevei temperatura para 65o para manter por 70min
- Nesta faixa tive que ligar a resistência / bomba umas 6-7 vezes (aprox. a cada 10 min) e foi onde tive mais dúvida: deixei o termômetro na saída da mangueira de recirculação e após uns 5-10 min a temperatura caiu muito! Notei que ligando apenas a bomba a temperatura se “auto-corrigia” para 65o
- Nos tópicos vi que o melhor é medir no retorno do mosto, mas no meu caso o termômetro simples parece que a temperatura caía mais rápido que o mosto todo (ao recircular sem aquecimento a temp subia). Desencano dessa queda? Ligo a resistência em um período pré determinado (cada 10 min)? Recolo o termômetro? Alguma sugestão?
- Realizei teste do iodo – OK
- Elevei para 76o por 10min para o mash out

Filtragem e sparge
- No final da mostura aqueci a água de sparge na panela de fervura até 76o e coloquei essa água num balde fermentador
- Iniciei a recirculação, como o mosto já estava bem claro pelas recirculações durante a mostura (não mexi na cama de grãos), fiz isso por aprox. 5 min
- Iniciei o fly sparge transferindo o mosto para a panela de fervura (em baixo) e colocando a água do fermentador por cima com uma caneca de 2L
- Medi a densidade com o mosto que ficou abaixo do fundo falso: 1,037 (30o) – corrigido: 1,0395

Fervura
- Iniciei a fervura, formou pouco espuma que retirei, e coloquei o primeiro lúpulo (Magnum) com 10 min
- A fervura me pareceu boa. Até fiz um vídeo para opiniões se ela está muito intensa, pois ainda não comprei o dimmer da resistência para controlar melhor
- Ao final da fervura adicionei o lúpulo Saaz

Whirlpool e resfriamento
- Veio minha maior dúvida: fazer o whirlpool quente ou frio. Como aprendi a fazer quente, decidi fazer quente
- A principal dúvida foi: transferir o mosto quente para outra panela depois do whirlpool?
- Acabei decidindo por fazer o whirlpool e colocar o chiller dentro da panela e depois transferir direto pro balde fermentador
- Me arrependi um pouco pois com a colocação do chiller deu uma mechida no trub
- Alguma sugestão nesta etapa? Transferir o mosto quente de volta pra panela de mostura limpa para o whirlpool? Fazer o whirpool e transferir para o fermentador e resfriar nele?
- Medi a OG e deu 1,063 (20o) – sendo que a da receita era 1,051

Inoculação do fermento e aeração
- Após resfriar a 22o inoculei o fermento em pó (S-04) diretamente no fermentador
- Fechei a tampa e agitei o balde vigorosamente por aprox. 3 min
- Instalei o arilock
- Tive muita dificuldade em medir os volumes durante a brassagem, e ao colocar no fermentador calculei pela altura de líquido que deu aprox. 15L ( :-/ ). Decidi não adicionar nada para completar.

Fermentação
- Atualmente está fermentando na dispensa do apartamento que tem uma temperatura ambiente de 20-22o
- Recebi meu frigobar só depois da brassagem e fiquei na dúvida em mexer no balde após o início da fermentação para passar pra dentro do frigobar (além disso ainda não instalei o controlador – MT512RE)
- Nos primeiros 3 dias o airlock borbulhou bem, estou no quarto dia e o airlock deu uma parada
- Alguma sugestão para agora? Deixo fermentando em temp ambiente e transfiro para maturar no frigobar (que está em 2o)?
- Obviamente estou ansiodo pra medir a FG. Quando devo medir a densidade final? Após o 7o dia?

Estou pensando em engarrafar 10-12L e colocar 3-4L em um minikeg que comprei com válvula de controle de pressão

Estou bastante ansioso e cruzando os dedos pra essa primeira brassagem!

Valeu pela ajuda! Abraços!!

Rodrigo

Relato
- Após resfriar a 22o inoculei o fermento em pó (S-04) diretamente no fermentador
- Fechei a tampa e agitei o balde vigorosamente por aprox. 3 min
- Instalei o arilock
- Tive muita dificuldade em medir os volumes durante a brassagem, e ao colocar no fermentador calculei pela altura de líquido que deu aprox. 15L ( :-/ ). Decidi não adicionar nada para completar.
Rodrigo

Sugestão...:
Hidrate o seu fermento...
Creio que o seu pitch rate ficou abaixo também apesar da sua OG ser de 1.037. Quando você jogou o fermento seco direto no mosto, você acabou inviabilizando boa parte de suas leveduras...

Saca estes posts aqui, eles me ajudaram à enteder sobre este assunto:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Em relação aos volumes.. antes da sua próxima brassagem, gradue os seus baldes (fermentação/maturação). Vai enchendo ele de 2 em 2 litros com agua (1 em 1 se preferir) com uma lanterna e uma caneta daquelas de marcar CD/DVD vc consegue gradua-lo.

Boa sorte com a sua breja!

Sugestão...:
Hidrate o seu fermento...
Creio que o seu pitch rate ficou abaixo também apesar da sua OG ser de 1.037. Quando você jogou o fermento seco direto no mosto, você acabou inviabilizando boa parte de suas leveduras...

Saca estes posts aqui, eles me ajudaram à enteder sobre este assunto:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Em relação aos volumes.. antes da sua próxima brassagem, gradue os seus baldes (fermentação/maturação). Vai enchendo ele de 2 em 2 litros com agua (1 em 1 se preferir) com uma lanterna e uma caneta daquelas de marcar CD/DVD vc consegue gradua-lo.

Boa sorte com a sua breja!

Obrigado pelas dicas amigo!

Li os tópicos que recomendou e vou seguir essas recomendações pra próximas, também vou graduar os baldes!!

Minha OG ficou 1.063 (essa de 1.037 foi pré fervura com o mosto que sobrou em baixo do fundo falso)

Alguma dica sobre a medição de temperatura durante a mostura que comentei? Ou sugestão de whirlpool / resfriamento: como fiz está muito errado?

Abraços!

Back