• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem de uma Pilsen

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
É só uma constante, como eu disse ali em cima, você multiplica a quantidade de pontos que atenuou por essa constante e acha a % de álcool por voume(ABV).

No seu caso atenuou de 1.080 pra 1.020, então 60 pontos, daí a resultado.

Eu só coloco pra gelar depois de que ela se manteve por uns dias na mesma gravidade e o fermento tiver terminado de limpar a cerveja, aí vai de você verificar isso. Mas como assim diminuir o trabalho do fermento?

Entendi!
Em terminar o trabalho do fermento, diminuindo a temperatura diminuiria a produção de álcool..(eu acho).
Vamos vendo!

Entendi!
Em terminar o trabalho do fermento, diminuindo a temperatura diminuiria a produção de álcool..(eu acho).
Vamos vendo!

Pela lógica da fórmula, só gera álcool quando atenua, se ela tá estável em 1.020 por alguns dias, possivelmente não vai atenuar mais(a não ser em caso de fermentação incompleta que pode se dar por vários motivos), então não geraria mais álcool.

Já ouvi falar de cervejarias que interrompem o processo de fermentação antes de acabar de verdade gelando a cerveja e filtrando pra tirar o fermento, mas pro cervejeiro caseiro isso é mais complicado. Nas cervejarias eles tem bastante controle, mas se a gente engarrafar uma cerveja que não atenuou totalmente sem levar em conta esses açúcares é bem capaz das garrafas explodirem.

Já leu o tópico fixo sobre fermentação do Guenther, na seção de fermentação? É uma boa.

Back