• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem com OG baixa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardoreiter

Member
Reaction score
2
Boa tarde a todos!
Quarta feira dia 18 fiz minha primeira brassagem, uma Czech Pilsner.
Na receita a OG esperada era de 1048, porém quando medi a OG, estava com 1032!

Fui atrás do que pode ter deixado a OG tão baixa e revisei meu processo. Identifiquei que talvez a fervura não foi tão intensa, não borbulhava tão frenético igual eu observava nos vídeos, isso pois meu fogareiro não é muito bom. Percebi também que após a fervura, não se perdeu tanta água, deve ter perdido em torno de uns 2 litros, esqueci de medir a densidade antes da fervura também para verificar isso...

Enfim, inoculei o fermento e agora está fermentando à 12ºC (Temperatura controlada), hoje por curiosidade fui medir a densidade e está 1011.5, sendo que a FG da receita é 1014.
Percebi que tinha bastante gás já a cerveja e tentei tirar o máximo antes de medir.

Enfim minha dúvida é no que tudo isso pode alterar na cerveja, perderei a leva?
Ficará muito ruim, ou só ficará um pouco aguada?
A fermentação durará menos por ter menos açúcares fermentáveis?

Observei a que a cerveja ficou bem branca tipo uma Skoll da vida, já tá com um gosto de cerveja mesmo, porém ainda um pouco doce.

Umas informações da receita que podem ser úteis:
Mostura
4,66 Kg de malte Pilsen
11,6 L de água
Single infusion a 66ºC (Era para ser 65, porém a temperatura subiu e demorou para abaixar, ficou uns 40 minutos nessa temperatura)

Fervura
Lavado os grãos até completar 27 Litros
1h15min de fervura

Obrigado!

Vc tem que ir conhecendo seu equipamento e processo.

Devia ter medido sua gravidade antes da fervura pra saber sua eficiência e assim poder adequar as próximas receitas(menos eficiência quer dizer que vc vai ter que usar mais grãos).

Agora que vc sabe que evapora 2 litros em X tempo pode adequar isso também, por exemplo fervendo mais tempo pra chegar no volume desejado ou usando menos água(desde que não afete muito a eficiencia).

O que vai acontecer é que sua cerveja vai ficar com teor alcoólico mais baixo do que vc esperava. E FG mais baixo até onde eu sei quer dizer uma cerveja mais seca(menos doce), isso você controla na temperatura e duração da mostura, se não me engano.

Pois é já percebi alguns erros que cometi e vou tentar os corrigir, na próxima irei comprar um fogareiro novo de alta pressão ou utilizar menos água na lavagem. Espero que essa fique ao menos um pouco melhor que uma ambev da vida hehe

Com certeza vai ficar melhor que qquer AmBev da vida. Quanto a experiência, a única maneira de ganhar e fazendo, errando e corrigindo mesmo.

Quanto a FG/OG estimados, eles são parâmetros guia apenas. Ficar alguns pontos acima ou abaixo é comum até para cervejeiros experientes.

Abraços,

Latest posts

Back