ricardoreiter
Member
- Reaction score
- 2
Boa tarde a todos!
Quarta feira dia 18 fiz minha primeira brassagem, uma Czech Pilsner.
Na receita a OG esperada era de 1048, porém quando medi a OG, estava com 1032!
Fui atrás do que pode ter deixado a OG tão baixa e revisei meu processo. Identifiquei que talvez a fervura não foi tão intensa, não borbulhava tão frenético igual eu observava nos vídeos, isso pois meu fogareiro não é muito bom. Percebi também que após a fervura, não se perdeu tanta água, deve ter perdido em torno de uns 2 litros, esqueci de medir a densidade antes da fervura também para verificar isso...
Enfim, inoculei o fermento e agora está fermentando à 12ºC (Temperatura controlada), hoje por curiosidade fui medir a densidade e está 1011.5, sendo que a FG da receita é 1014.
Percebi que tinha bastante gás já a cerveja e tentei tirar o máximo antes de medir.
Enfim minha dúvida é no que tudo isso pode alterar na cerveja, perderei a leva?
Ficará muito ruim, ou só ficará um pouco aguada?
A fermentação durará menos por ter menos açúcares fermentáveis?
Observei a que a cerveja ficou bem branca tipo uma Skoll da vida, já tá com um gosto de cerveja mesmo, porém ainda um pouco doce.
Umas informações da receita que podem ser úteis:
Mostura
4,66 Kg de malte Pilsen
11,6 L de água
Single infusion a 66ºC (Era para ser 65, porém a temperatura subiu e demorou para abaixar, ficou uns 40 minutos nessa temperatura)
Fervura
Lavado os grãos até completar 27 Litros
1h15min de fervura
Obrigado!
Quarta feira dia 18 fiz minha primeira brassagem, uma Czech Pilsner.
Na receita a OG esperada era de 1048, porém quando medi a OG, estava com 1032!
Fui atrás do que pode ter deixado a OG tão baixa e revisei meu processo. Identifiquei que talvez a fervura não foi tão intensa, não borbulhava tão frenético igual eu observava nos vídeos, isso pois meu fogareiro não é muito bom. Percebi também que após a fervura, não se perdeu tanta água, deve ter perdido em torno de uns 2 litros, esqueci de medir a densidade antes da fervura também para verificar isso...
Enfim, inoculei o fermento e agora está fermentando à 12ºC (Temperatura controlada), hoje por curiosidade fui medir a densidade e está 1011.5, sendo que a FG da receita é 1014.
Percebi que tinha bastante gás já a cerveja e tentei tirar o máximo antes de medir.
Enfim minha dúvida é no que tudo isso pode alterar na cerveja, perderei a leva?
Ficará muito ruim, ou só ficará um pouco aguada?
A fermentação durará menos por ter menos açúcares fermentáveis?
Observei a que a cerveja ficou bem branca tipo uma Skoll da vida, já tá com um gosto de cerveja mesmo, porém ainda um pouco doce.
Umas informações da receita que podem ser úteis:
Mostura
4,66 Kg de malte Pilsen
11,6 L de água
Single infusion a 66ºC (Era para ser 65, porém a temperatura subiu e demorou para abaixar, ficou uns 40 minutos nessa temperatura)
Fervura
Lavado os grãos até completar 27 Litros
1h15min de fervura
Obrigado!