• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem - Blond Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, a minha saga continua...

Só relembrando, brassei no dia 14/09, fermentou a 17 graus até o dia 21/09 (1 semana) e desde então está clarificando a 2 graus (2 semanas), sempre no mesmo balde e sem purgar o fermento.

O tampador ainda não chegou e com esse Correio não tenho como saber quando vai chegar.
A minha dúvida é se tenho algum motivo pra me preocupar ou posso deixar o fermentador lá até chegar o tampador?

Lembrando que abri o balde pra dar uma olhada umas duas vezes e não vi sinais de contaminação, a não ser que tenha contaminado na minha última abertura.. =)

Bom galera... contrariando as leis do senso comum, não aguentei esperar a boa vontade dos correios entregar meu tampador e resolvi fazer o meu. A primeira tentativa foi um fracasso e eu resolvi esperar pelo tampador. Como já se foram 3 semanas de cold crash e eu doido pra fazer outra leva, resolvi insistir e aperfeiçoar a minha ideia.

Consegui um niple de 1" em alumínio e vi que ele era pouca coisa menor que uma tampinha fechada. Olhando imagens na internet dos tampadores imaginei que seria algo meio cônico que a medida que a tampa vai entrando nele, ele vai fechando a coroa. Da primeira vez, abri pouco e a tampa não entrava. Então resolvi tentar de novo abrindo mais. E deu certo!

Vi um video de um tampador italiano que se usa com um martelo e resolvi tentar. Batendo com cuidado e apoiando a garrafa num papelão funcionou muito bem (pra uma gambiarra).

Como se trata de uma gambiarra e envolve pancada e vidro, NÃO RECOMENDO a ninguém fazer isso. Estou compartilhando aqui pois não achei nada na internet e acho que pode ser útil a alguém numa situação parecida com a minha. TENHA CERTEZA ABSOLUTA DO QUE ESTÁ FAZENDO.

Seguem algumas fotos:

Attachments

• IMG_20141012_144240.jpg
    IMG_20141012_144240.jpg
    88.9 KB
  • IMG_20141012_144256.jpg
    IMG_20141012_144256.jpg
    113.9 KB
  • IMG_20141012_143533.jpg
    IMG_20141012_143533.jpg
    155.4 KB
Agora vou esperar umas duas semanas carbonatando enquanto minha segunda leva fermenta.

Pelo que provei da cerveja, ficou com o aroma do lúpulo e a cor bem intensos, devido aos 20% a menos no volume. Mas não senti nenhum off flavour forte. Parece que mesmo com todos os erros graves a cerveja vai ficar tomável! Com 3 semanas em cold crash a cerveja ficou incrivelmente cristalina!

Quando for provar eu posto umas fotos aqui!

Abraços!

Attachments

• IMG_20141012_150906.jpg
    IMG_20141012_150906.jpg
    154.4 KB
Obrigado, valtert!

Bom, após 7 dias de priming eu não me segurei e resolvi provar uma garrafa.
Eu esperava uma cerveja forte e amarga, devido aos 20% a menos no volume final da receita, e com pouca formação e retenção de espuma, pelo pouco tempo de carbonatação. E foi exatamente o que eu encontrei! Mesmo assim a cerveja ficou perfeitamente "tomável"! Fiquei muito feliz com o resultado.

Agora é corrigir os erros nas próximas brassagens e ir aperfeiçoando a minha técnica.

Abraços e obrigado a todos!

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=r_Y8pDKtpow"]https://www.youtube.com/watch?v=r_Y8pDKtpow[/ame]

Attachments

• IMG_20141019_091151.jpg
    IMG_20141019_091151.jpg
    70.9 KB
  • IMG_20141019_091305.jpg
    IMG_20141019_091305.jpg
    124.9 KB
Obrigado, Antônio. Também gostei muito da aparência dela!

Aproveitando, queria tirar uma dúvida. Quando tirei do fermentador com sifão pra fazer o priming, achei a cerva bastante cristalina. Não usei nenhum clarificante, apenas ficou no cold crash por 3 semanas. Cheguei a achar que de tão limpa, o priming não ia dar certo por não ter mais leveduras na cerveja... Hehehehehe

Depois de uma semana na garrafa formou mais slurry no fundo da garrafa. Então, eu queria saber se tem alguma forma de diminuir essa formação (acho que deixar limpa não tem como, ou tem?).

Obrigado, Antônio. Também gostei muito da aparência dela!

Aproveitando, queria tirar uma dúvida. Quando tirei do fermentador com sifão pra fazer o priming, achei a cerva bastante cristalina. Não usei nenhum clarificante, apenas ficou no cold crash por 3 semanas. Cheguei a achar que de tão limpa, o priming não ia dar certo por não ter mais leveduras na cerveja... Hehehehehe

Depois de uma semana na garrafa formou mais slurry no fundo da garrafa. Então, eu queria saber se tem alguma forma de diminuir essa formação (acho que deixar limpa não tem como, ou tem?).

Oi Fábio

Cara, não sei te responder essa...

Todas levas (apenas 6 por enquanto) que fiz até hoje ficam com resíduo na garrafa.

Acho que a pressão da garrafa ajuda a sedimentar mais material.

E também acho que se conseguíssemos tirar todo o material em suspensão (fermento, proteínas, etc...) antes de engarrafar, poderia dar problema para a refermentação na garrafa / carbonatação.

Mas essa sua realmente está bem bonita, bem cristalina. Parabéns!

Para uma cerveja mais cristalina ainda, você pode usar a técnica da gelatina.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

Fábio, se tu fizer a refermentação na garrafa (priming), mesmo que a cerveja esteja bem cristalina, vai haver uma nova multiplicação do fermento que ainda está em suspensão (mesmo que visualmente ela esteja muito cristalina) e ao final este fermento vai decantar, formando esta lama no fundo da garrafa.
Eu costumo controlar a refermentação observando as garrafas. 3 ou 4 dias após o envase, a cerveja volta a ficar turva e, ao final do processo, fica cristalina novamente (já com o slury no fundo).
Eu gosto de deixar a cerveja na geladeira no mínimo algumas horas (o ideal seriam alguns dias) para decantar e sedimentar este fermento.
Uma forma de reduzir isto é fazendo carbonatação forçada mas mesmo assim pode haver alguma formação de slury. Cerveja perfeitamente límpida e cristalina só filtrando, carbonatando forçado e pasteurizando.
Pessoalmente não acho que isto chegue a ser um problema. Aliás, em se tratando de cerveja artesanal, para mim é característica.

Muito obrigado pelas informações! Era isso mesmo que eu imaginava, só achei que pudesse reduzir um pouco essa formação.

Olá Fabio!

Estou acompanhando seu tópico e todo o processo e já estou aprendendo bastante.

Sou iniciante também nessa arte mas ainda estou na fase de estudo, não fiz minha primeira cerva ainda. Notei que tu é de Aracaju também hehe, sou aracajuano tambem, e futuramente poderiamos trocar algumas ideias sobre procedimentos etc.

Estarei adquirindo o equipamento esse fim de ano e iniciarei a todo vapor meu aprendizado prático.

Gostaria de saber qual seu objetivo com a cerveja artesanal.

Abraços!

Fala Jonnes!

Sou de Aju mas estou trabalhando no interior da Bahia e só estou em casa fim de semana. Mas vamos marcar de trocar uma ideia sim.

O meu objetivo é poder tomar uma boa cerveja, do meu jeito, sem pagar os absurdos que pedem nos bares e supermercados. Além do mais, trabalho com automação industrial e gosto de processos em geral.

Abraço!

Latest posts

Back