Pressão na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

adventure

Well-Known Member
Joined
Apr 2, 2014
Messages
58
Reaction score
14
Bom dia a todos

Estou com uma situação interessante aqui e queria entender o que aconteceu...

Fiz uma leva a quase 2 meses atrás. Deixei na primária por 7 dias e na secundária por mais uns 15 dias. Engarrafei com 7 gramas de açúcar por litro e coloquei o manômetro em uma garrafa para acompanhar a carbonatação.

Depois de 1 mês na garrafa, tudo certo. Como gosto de espuma acho até que poderia carbonatar um pouco mais. Mas depois daqueles dias bem frios, notei que a pressão voltou a subir.

Como isso é possível? Ativar o fermento 2 meses depois? Nem deve ter açúcar fermentável na garrafa...

Ou será que o manômetro está com problema?

Abri uma outra garrafa e não notei diferença significativa na espuma.

Vocês tem alguma idéia do que pode ter ocorrido?

Valeu!

Fábio
 
Bom dia a todos

Estou com uma situação interessante aqui e queria entender o que aconteceu...

Fiz uma leva a quase 2 meses atrás. Deixei na primária por 7 dias e na secundária por mais uns 15 dias. Engarrafei com 7 gramas de açúcar por litro e coloquei o manômetro em uma garrafa para acompanhar a carbonatação.

Depois de 1 mês na garrafa, tudo certo. Como gosto de espuma acho até que poderia carbonatar um pouco mais. Mas depois daqueles dias bem frios, notei que a pressão voltou a subir.

Como isso é possível? Ativar o fermento 2 meses depois? Nem deve ter açúcar fermentável na garrafa...

Ou será que o manômetro está com problema?

Abri uma outra garrafa e não notei diferença significativa na espuma.

Vocês tem alguma ideia do que pode ter ocorrido?

Valeu!

Fábio

Olá, antes de mais nada digo que sou iniciante e que minha resposta será baseada em tudo que li aqui no fórum mesmo.

O que pode ter ocorrido é que a fermentação Primária não estava totalmente concluída e você pode ter confundido secundária com clarificação.


A que temperatura ocorreu sua fermentação primária?
Você acompanhou a atenuação para ter certeza que a primária terminou?

A que temperatura foi a sua secundária?
Geralmente fazemos a secundária com uma temperatura levemente superior a primária para estimular o fermento a consumir os subprodutos que ele mesmo gerou durante a primária.
Geralmente 3 dias a 24º para a secundária são suficientes para ALEs.

Após isto sim devemos baixar a temperatura ao mínimo possível (sem congelar) para que ocorra a clarificação.

Se você fez uma primária a temperaturas muito baixar ela pode ter sido mais lenta, chegando ao 7º dia com alguma quantidade de açucares.

Se você ao invés de subir a temperatura para secundária, baixou para clarificação, o fermento dormiu e esses açucares continuaram na cerveja.

Após o priming, no momento em que a temperatura subiu, o fermento acordou e continuou a consumir estes açucares gerando assim mais gás.

Sugiro que você coloque as garrafas na geladeira para evitar explosão e mantenha apenas a do manômetro fora, em local seguro, para poder acompanhar até onde vai subir.
Espero ter ajudado.

Abraços.
 
Putz, eu escrevi uma mega resposta mas como não estava logado ao clicar em enviar, perdi o texto todo... Vou escrever outra vez, mas agora resumido... rs

Valeu Mateus pela resposta.

Eu fiz a cerveja nos dias quentes de verão, então ela fermentou na faixa de 26 graus. Apesar da alta temperatura ela ficou boa. Sinto um sabor de papelão, mas da para tomar numa boa a cerveja.

A OG ficou em 1.040 e a FG eu testei, mas esqueci de anotar no papel, mas com certeza ficou abaixo de 1.008 ou 1.006.

Notei que a pressão agora já diminuiu um pouco. Só fiquei curioso, porque fiz a cerveja dia 22/03/14 e só agora na última semana que notei essa alteração na pressão.

Até mais
 
Putz, eu escrevi uma mega resposta mas como não estava logado ao clicar em enviar, perdi o texto todo... Vou escrever outra vez, mas agora resumido... rs

Valeu Mateus pela resposta.

Eu fiz a cerveja nos dias quentes de verão, então ela fermentou na faixa de 26 graus. Apesar da alta temperatura ela ficou boa. Sinto um sabor de papelão, mas da para tomar numa boa a cerveja.

A OG ficou em 1.040 e a FG eu testei, mas esqueci de anotar no papel, mas com certeza ficou abaixo de 1.008 ou 1.006.

Notei que a pressão agora já diminuiu um pouco. Só fiquei curioso, porque fiz a cerveja dia 22/03/14 e só agora na última semana que notei essa alteração na pressão.

Até mais

Quanto de pressão aumentou?
Ocorreu que pode ter sido pelo simples aumento de temperatura?
Lembrando que pressão aumenta em função da temperatura...
 
Back
Top