Preparando o fermento para a hibernação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Saudações.

Eu quero reaproveitar a lama do fermento e sei que a temperatura tem que ser reduzida aos poucos, para que o fermento se prepare e comece a armazenar reservas de ácidos graxos e esteróis. Gostaria de saber se baixar uns 4ºC por dia é ok, ou se é rápido demais.

Abraços
Rodrigo
 
Olá Rodrigo,

Que técnica você está utilizando? Glicerina?

Também estou estudando e pretendo repicar um pouco do fermento hoje e começar a testar o congelamento.

Abraços,
 
Não não, nada disso! Só quero reaproveitar a lama de uma cerveja que está fermentando. É que quero deixar a uns dias perto de 0ºC pra dar uma limpada, mas não quero fazer cold crash.
 
Saudações.

Eu quero reaproveitar a lama do fermento e sei que a temperatura tem que ser reduzida aos poucos, para que o fermento se prepare e comece a armazenar reservas de ácidos graxos e esteróis. Gostaria de saber se baixar uns 4ºC por dia é ok, ou se é rápido demais.

Abraços
Rodrigo

Não lembro se tenho alguma referência pra isso, depois posso procurar. 4ºC de uma vez só é bastantinho eu acho, se for uma leva pequena. Pode dividir em 2, baixando 2ºC em 2 etapas do dia, por ex...
 
Cara, é isso aí. Se procurar na literatura, dificilmente vai achar algo definitivo sobre a curva de resfriamento.

Uma coisa importante é, depois de baixar, deixar uns dias para que as leveduras construam bem suas reservas.

Quando eu achar algo conclusivo sobre isso nas literaturas que tenho estudado, te aviso..

Abraço,
 
Back
Top