• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Possível leve contaminação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caioiac

Well-Known Member
Reaction score
9
Fala pessoal,

Hoje ao abrir o fermentador de uma red ale para engarrafar, vi essas bolhas sobre a cerveja. Deveria me preocupar? Elas parecem até certo ponto com uma contaminação que vi em um post mais antigo. ImageUploadedByTapatalk1398454747.459604.jpg

A pergunta eh principalmente, pois fiz bottom cropping da levedura, dai não sei se deveria reutiliza-las ou não.

Abraços

Tudo certo, ten só um dedo de liquido em cima da levedura, ela ainda esta viva e respirando. Tudo certo (eu acho).

Pedro Buffon

Essa bolha já estava quando eu abri. Da pra ver um esfumaçado tambem sobre a cerveja. Creio que ela em si não sofreu nada.
Se for mesmo uma contaminação, o gosto não foi alterado. Agora que tem maks açucar na mistura (priming) vou descobrir se é problema ou não. Obrigado pelo apoio!

Hehehehe, eu tive isso ai umas 3 vezes. Depois que fui perceber (sabe de nada, inocente) que a cozinha que eu tava usando era fechada, sem luz, sem arejamento e ainda alagava com chuvas...e que possivelmente aqueles bolores gigantescos da parede poderiam estar me atrapalhando um pouco!

Também é bom ficar preocupado quando aparecer algo assim:

inwxb3P.jpg

Mesmo com esse Pediococcus, a cerveja ficou bem boa. Virou uma lambic, hahaha! :mug:

Abraços!

Aos mais experientes.... posso dizer que essa Amber Ale com 10 dias fermentando (US-05) está saudável? O sabor está bem agradável.... como esperado.

Abraços!uploadfromtaptalk1399427775630.jpg

Olha a minha... decidi engarrafar assim mesmo... o problema eh que nas garrafas tá ficando igual!

Já me falaram pra não me preocupar e tomar assim mesmo... mas fico encucado! rsrs! fora que é meio nojento! hehehehe

nunca aconteceu antes!

alguém tem alguma idéia? rs

Attachments

• IMG_20140503_161626.jpg
    IMG_20140503_161626.jpg
    62.9 KB
  • IMG-20140507-WA0000.jpg
    IMG-20140507-WA0000.jpg
    39.4 KB
Robocop,

Inoculei o fermento hidratado por 30 min em 100ml de agua mineral previamente fervida. No momento está maturando em geladeira com direito a trasfega para outro balde e expurgo do fermento.

Obrigado pela atenção.

Guilherme, algum off-flavor identificado?

Aparentemente no meu caso não consegui perceber nenhum off-flavor. O sabor é agradável e como esperado. Também é a primeira vez que acontece.

O lag-time foi praticamente zero e a inoculação feita com mosto e levedura a 25C.

Abraço.

Cara, nenhum off flavor.

Fiz a inoculação com o mesmo perfil da sua. Lag time muito curto também.

Eu faço levas de 40 litros e divido em dois fermentadores de 25. O primeiro fermentador não tinha isso. O segundo demorei duas semanas a mais para engarrafar. Achei estranho quando notei umas pontinhas de mofo/bolor no airlock. Abri o fermentador e estava assim.

A cerveja esta com o mesmo gosto e cheiro que a do primeiro fermentador estava. Não notei nenhuma diferença.

Sei que nenhum organismo patogênico se desenvolve na cerveja. Mas ainda assim da um pouco de receio né... Rs

O estranho no seu caso é que a geração desses "corpos estranhos" continua na garrafa. Mas concordo que se o sabor estiver de acordo não há motivos para não seguir o processo.
No meu caso como fiz trasfega para maturação vou poder conferir se haverá reincidência na maturação e posteriormente no envase.
Qualquer notícia nova informarei.

Back