• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pessoal, procurei em varios sites, porem não achei nenhum sobre uso de PGA(Alginato Propileno Glicol)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Reaction score
7
Pessoal, procurei em varios sites, porem não achei nenhum sobre uso de PGA(Alginato Propileno Glicol), e como se utilizar para ter um colarinho mais duradouro... Alguem poderia me informar mais a respeito? Se ele e prejudicial a saude,quando se adicionar durante o processo para ter um resultado bom?

Pessoal, procurei em varios sites, porem não achei nenhum sobre uso de PGA(Alginato Propileno Glicol), e como se utilizar para ter um colarinho mais duradouro... Alguem poderia me informar mais a respeito? Se ele e prejudicial a saude,quando se adicionar durante o processo para ter um resultado bom?

Bom dia! Cara, procura a legislação sobre uso de aditivos em bebidas alcoólicas que vai ter a quantidade máxima que vc pode utilizar.
O PGA (INS 405) é permitido pela Anvisa e vai em várias cervejas comerciais, mas tem uma discussão grande aí se esses estabilizantes fazem mal... Difícil dizer, mas um produto sem estabilizantes a gente sabe que "não faz mal" (ao menos um mal desconhecido).
É muito provável que o fabricante do estabilizante saiba te dizer quando e como usar, da melhor forma, tbm.
Mas sinceramente, tenho que concordar com o amigo que sugeriu que vc não use.

A pasteurização afeta muito a espuma, e vc tem que pensar que as cervejas comerciais vão ficar um tempão em estoques dos mais duvidosos... Nesse contexto, acaba precisando mesmo de um estabilizante, mas não é nosso caso, e posso te dizer que nem as micro cervejarias costumam usar.
Vc consegue incrementar tanto a formação, quanto retenção da espuma acrescentando uns 2% de malte de trigo na sua receita, por exemplo. O lúpulo também melhora a espuma... É muito provável que vc não tenha ganhos usandoo estabilizante.

Enfim, o uso de um aditivo deve vir sempre pra corrigir um problema, e não como ingrediente.
Já somos bombardeados dessas paradas na rua... Melhor evitar em casa.
Abs.

Back