• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Perda Significativa de agua na fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Momesso

Active Member
Reaction score
2
Salve galera!!

Ontem fiz uma brassagem de uma receita Belgian Pale Ale...pela receita tava assim:

Brassagem 12L
Lavagem 16L
Fervura 25L

Mas acabei indo para a fervura com 22L e no final para o fermentador deu apenas 16L. Estou perdendo muito com a ferveura, to usando um fogareiro industrial de 2 bocas com 5 maçaricos em cada ( estou usando somente uma boca ). Faria alguma diferença se ao inves de usar esse fogareiro para a fervura, eu usasse o fogão comum? Perderia menos?

Ou então na fervura posso colocar mais agua se eu medir e ver que tem menos que a receita pede...e mesmo sabendo que eu tenho essa perda durante a ferveura?

Abraço!

Você tem que fazer a medições do seu equipamento e inserir no beersmith.
É importante que você saiba qual a taxa de evaporação e qual volume fica pra trás junto com trub pra saber quanto de mosto está indo pro fermentador, além disso existem os 4% de redução de volume pelo resfriamento.

Suponhamos que o volume que fica na panela com trub seja de 2L e que sua taxa de evaporação seja 4L por hora.

Sendo assim você precisa ter após o resfriamento 22L de mosto, logo você precisa de (22/0.96x1) 22,91L, sendo esses 0,91L a redução por resfrimento (dilatação).

Se você tem uma taxa de evaporação de 4L, logo voce vai precisar de (22,91+4) 26,91 L pré fervura.

Lembrando que são valores hipotéticos, voce deve calcular qual a taxa de evaporação do seu equipamento e volume que nao vai pro fermentador pra montar um novo perfil de equipamento no beersmith.

Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk

Momesso.
Não recomendo você usar fogão comum.
A fervura deve ser forte mesmo .borbulhando.. bem próximo dos 100 graus senão não elimina todo o DMS.
O que acontece é que você está usando pouca água.
Possivelmente você terá que usar mais água na lavagem dos grãos... e ir acertando após brassagens a quantidade certa.

Fica de olho também na densidade do mosto pré-fervura(Eu sempre meço com o refratômetro)

Gostaria aqui de fazer nova pergunta. Uma taxa de 25 % de perda do mosto na fervura é normal.....? É acima da média? Qual a melhor taxa? Eu tenho fervido 21 litros e perco 5 litros pra fervura depois completo com água resfriada no final e faço o resfriamento e whirpool mas estou achando minha fervura acentuada demais.

Fervura acentuada não eh problema, ao invés de adicionar mais agua, faça uma lavagem com mais água, você esta adicionando agua e ainda arrastando açúcar dos grãos. Procure nao medir sua evaporação por porcentagem, e sim em litros/hora. Siga as instruções que passei acima mais cedo que vai dar tudo certo.

Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk

Montefelipe

Realmente eu to perdendo 4L/h na fervura..e a panela de fervura fica em torno de 1,5L / 2L com trub. Essa ultima lavagem eu fiz com 16L conforme a receita..mas pela sua explicação realmente esta faltando agua no processo. Vou colocar no brewsmith para ter os valores certos..mas nada impede de colocar mais agua na brassagem né?

Latest posts

Back