• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pedido de um DIY - Banco de água fria

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, só pra tirar uma dúvida.
Estou pensando em fazer um esquema usando banco de água gelada dessa forma:

Manter uma bombona ou balde de 20 litros no freezer com água + glicol com temperaturas de -3 a -5 controlado por um tic.

Dentro da bombona colocar uma duas ou mais bombas de aquario também controladas por tic para recircular a água gelada em volta dos fermentadores em circuito fechado.

Os preços das serpentinas de inox estão proibitivos pra mim nesse momento, então pensei em fazer um fermentador encamisado com a circulação do líquido refrigerante por fora.

Pra isso pensei em usar mangueiras de PVC mesmo ao invés de uma serpentina de alumínio ou cobre. vocês acham que rola? Ficaria mais barato....

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Nao vai dar certo. Se nao tem como investir nisso para fazer direito, é melhor partir pra outro metodo.

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk

Nao vai dar certo. Se nao tem como investir nisso para fazer direito, é melhor partir pra outro metodo.

Desculpa a sinceridade Filipe, mas a resposta está um pouco vaga...

Qual dos pontos está errado? O tamanho do banco de água gelada? Teria que ter mais água do que os 20-30 litros?

Ou seria o uso uso de mangueiras de PVC por fora ao invés da serpentina? Se sim, seria por que? Pela condutividade térmica?

Ou seria pelo uso do refrigerante pelo lado de fora ao invés do lado de dentro? Um fermentador desses da indupropil de parede dupla segue basicamente a mesma lógica.

Adoraria investir em um de inox autorefrigerado, mas colocar 4-5 mil num equipamento desses hj é bem pesado pra mim...

Desculpa a sinceridade Filipe, mas a resposta está um pouco vaga...

Qual dos pontos está errado? O tamanho do banco de água gelada? Teria que ter mais água do que os 20-30 litros?

Ou seria o uso uso de mangueiras de PVC por fora ao invés da serpentina? Se sim, seria por que? Pela condutividade térmica?

Ou seria pelo uso do refrigerante pelo lado de fora ao invés do lado de dentro? Um fermentador desses da indupropil de parede dupla segue basicamente a mesma lógica.

Adoraria investir em um de inox autorefrigerado, mas colocar 4-5 mil num equipamento desses hj é bem pesado pra mim...

Quem sabe você investe pouca coisa mais e monta algo assim, com serpentina imersa no mosto, creio que serpentinas de aluminio atenda a demanda, o desempenho do sistema vai ser inúmeras vezes melhor que dessa forma que você comentou.

http://www.vinhoecervejaemcasa.com.br/kit-refrigerac-o-basico-tampa-fermentador-25-50-l.html

:mug:

Quem sabe você investe pouca coisa mais e monta algo assim, com serpentina imersa no mosto, creio que serpentinas de aluminio atenda a demanda, o desempenho do sistema vai ser inúmeras vezes melhor que dessa forma que você comentou.

http://www.vinhoecervejaemcasa.com.br/kit-refrigerac-o-basico-tampa-fermentador-25-50-l.html

:mug:

Eu pensei nisso tb. Só fiquei com medo da serpentina de alumínio em contato constante com o mosto. Uma coisa é na hora que está na panela e no momento de resfriar... outra é deixar ela em contato um mês ou mais....

Pvc nao vai conduzir o calor de forma efetiva;
Aluminio tem muita rugosidade e esta sujeito a formacao de zinabre;
Voce ja viu quantos projetos CONSOLIDADOS utilizando uma serpentina sem ser de aco inox?

Precisamos parar com essa mania de querer baratear tudo em detrimento da qualidade. Hobby custa caro! Temos que procurar fazer o melhor que podemos com nossos recursos. Por exemplo: se eu fermento num balde, usando um tic ligado na geladeira e o termometro solto, eu invisto num poco termico, por exemplo. Isso ja vai melhorar sensivelmente a sua fermentacao.
Essa é a maxima: melhor andar num uno confiavel, bonito e funcional ou num vectra malacabado, cheio de armengue e inseguro?

Back