Panela elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Seuguarda

Member
Joined
Oct 1, 2015
Messages
21
Reaction score
2
Olá pessoal

Vejo seguidamente o pessoal trabalhando com a automação das suas panelas, etc.
Eu queria montar minha própria panela com resistência elétrica para a mosturação (água quente e fervura continuam a gás), pensei em fazer desta forma e queria umas dicas de vocês:
Controle de temperatura com um TIC-17, sensor ligado em um poço termométrico no retorno do mosto da recirculação, o contato do TIC ligado na bobina de uma contatora, que liga a resistência abaixo do fundo falso, e outro contato da contatora ligado na bomba de recirculação (faria somente recirculação quando a resistência estivesse ligada para menor perda de calor).

É possível fazer dessa forma? Quais as vantagens/desvantagens?

Agradeço desde já

Fabio
 
Olá pessoal

Vejo seguidamente o pessoal trabalhando com a automação das suas panelas, etc.
Eu queria montar minha própria panela com resistência elétrica para a mosturação (água quente e fervura continuam a gás), pensei em fazer desta forma e queria umas dicas de vocês:
Controle de temperatura com um TIC-17, sensor ligado em um poço termométrico no retorno do mosto da recirculação, o contato do TIC ligado na bobina de uma contatora, que liga a resistência abaixo do fundo falso, e outro contato da contatora ligado na bomba de recirculação (faria somente recirculação quando a resistência estivesse ligada para menor perda de calor).

É possível fazer dessa forma? Quais as vantagens/desvantagens?

Agradeço desde já

Fabio

Minhas observações:

Não acho que o TIC seja ideal para esse tipo de aplicação. Funciona, e funciona super bem pra pequenos volumes (20 litros?), mas o ideal é usar um controlador PID.

Tem PID completo no ali express/mercado livre por menos de 100 reais, e tu pode ligar eles na contatora(tem que ver como fazer) ou num SSR.

E tu pode usar recirculação constante nesse projeto, pois perda não é um problema quando se usa PID. Ele compensa as perdas. :)

Abraços.
 
Minhas observações:

Não acho que o TIC seja ideal para esse tipo de aplicação. Funciona, e funciona super bem pra pequenos volumes (20 litros?), mas o ideal é usar um controlador PID.

Tem PID completo no ali express/mercado livre por menos de 100 reais, e tu pode ligar eles na cotatora/ssr tranquilamente.

E tu pode usar recirculação constante nesse projeto, pois perda não é um problema quando se usa PID. Ele compensa as perdas. :)

Abraços.

Valeu pela Resposta!

Porque o TIC-17 não funciona bem? Eu pretendo monta a panela para 50 litros (final).

Sou meio chucro com esse negócio de PID. Já vi alguns esquemas de ligação, mas alguns são diferentes e não sei se estão corretos ou não. Qual a maneira de instalação?

Obrigado de novo tua resposta!


Abraço
 
O TIC funciona com liga desliga, entao ele ta 100% ou 0%, ou seja, vc vai ligar ele vai aquecer até a temperatura e desligar, nisso ele vai subir a temperetura um pouco a mais que o pretendido já que o resistor ainda está quente, após isso ele ligará quando diminuir.

O PID ele fica ligando e desligando em uma frequencia maior, quase como se ele regulasse a potencia dissipada do resistor, então ele tende a deixar a temperatura fixa.

Pelo funcionamento se ve que é melhor que a bomba recircule o temp o todo, se não como vai medir a temperatura do mosto? O poço recebendo o mosto recem aquecido (na entrada da panela) ele garante que nada estará masi quente que aquilo se a circulação for constante.

Esquema de montagem pega fácil no google, ou mesmo neste fórum. Só pesquisar no google "Instalação PID" homebrewtalk.com.br
 
O TIC funciona com liga desliga, entao ele ta 100% ou 0%, ou seja, vc vai ligar ele vai aquecer até a temperatura e desligar, nisso ele vai subir a temperetura um pouco a mais que o pretendido já que o resistor ainda está quente, após isso ele ligará quando diminuir.

O PID ele fica ligando e desligando em uma frequencia maior, quase como se ele regulasse a potencia dissipada do resistor, então ele tende a deixar a temperatura fixa.

Pelo funcionamento se ve que é melhor que a bomba recircule o temp o todo, se não como vai medir a temperatura do mosto? O poço recebendo o mosto recem aquecido (na entrada da panela) ele garante que nada estará masi quente que aquilo se a circulação for constante.

Esquema de montagem pega fácil no google, ou mesmo neste fórum. Só pesquisar no google "Instalação PID" homebrewtalk.com.br

Agora ficou bem mais claro, marqueze!!!

Entendi a questão do controle da potência. Vou começar a pesquisar sobre a instalação e programação do Rex C100. Valeu!!!
 
Valeu pela Resposta!

Porque o TIC-17 não funciona bem? Eu pretendo monta a panela para 50 litros (final).

Sou meio chucro com esse negócio de PID. Já vi alguns esquemas de ligação, mas alguns são diferentes e não sei se estão corretos ou não. Qual a maneira de instalação?

Obrigado de novo tua resposta!


Abraço

A explicação do @marqueze foi perfeita.

Sobre a instalação, é a mesma coisa que o TIC, pra ser honesto. Só pesquise bem porque eu não sei como ligar um C-100 com contatora, só com SSR.

Abraços.
 
Olá Pessoal, estou querendo inovar meu equipamento, porém utilizo o método BIAB. Minha panela n 38 também é elétrica (3500W), uso fundo falso nela para não encostar o bag na resistência. Ultimamente tenho tido problema com fundo falso no qual ele se deforma na fervura, sobe e meu meu chiller não consegue fazer um bom resfriamento. Além disso perco quase 5l com trub que fica sobre o fundo falso, acho muito essa perda considerando que minha panela é de 38l para fazer lotes de 20l.
Minha pergunta é, tem como eu substituir o fundo falso por uma espécie de bazooka? digamos que a resistência vai estar por dentro da bazooka. Será que quimara o Bag?
 
Já pensou em retirar o fundo falso antes da fervura?


Instagram: @craftingbeers
 
Digarden, sim já pensei e fiz só que prendeu os pesinhos do fundo falso e quase arranquei a resistência.
 
Então, se você colocar uma Bazooka, o risco de queimar o Bag é imenso. A não ser que você fique segurando o saco durante todo o tempo.

Acho que você vai ter que arrumar um jeito de retirar o fundo falso. Rearrumar os pés dele, ou qualquer outra coisa.



Instagram: @craftingbeers
 
Olá Pessoal, estou querendo inovar meu equipamento, porém utilizo o método BIAB. Minha panela n 38 também é elétrica (3500W), uso fundo falso nela para não encostar o bag na resistência. Ultimamente tenho tido problema com fundo falso no qual ele se deforma na fervura, sobe e meu meu chiller não consegue fazer um bom resfriamento. Além disso perco quase 5l com trub que fica sobre o fundo falso, acho muito essa perda considerando que minha panela é de 38l para fazer lotes de 20l.
Minha pergunta é, tem como eu substituir o fundo falso por uma espécie de bazooka? digamos que a resistência vai estar por dentro da bazooka. Será que quimara o Bag?

Pergunta, porque usar o Bag se está utilizando um fundo falso? não seria melhor filtrar direto na cama de grãos fazendo um fly ou batch sparge?
 
Pergunta, porque usar o Bag se está utilizando um fundo falso? não seria melhor filtrar direto na cama de grãos fazendo um fly ou batch sparge?



O fundo falso é para não encostar o saco na resistência, ou no fundo da panela que vai no fogo.

O sistema dele é single vessel, nao há como fazer sparge em BIAB.


Instagram: @craftingbeers
 
Exato, utilizo apenas uma panela, uso o fundo falso para não encostar o saco na resistência no fundo da panela. Alguém já tentou sustituir o fundo falso por uma "bazooka" com resistência passando por dentro pra não tocar diretamente no voal? Será que vai queimar? Tempetatura máxima na brassagem é de 78graus.
 
Se tu já tem a panela elétrica, tem fundo falso, pq faz BIAB? Eu compraria uma panela e faria a filtragem/clarificação em panela distinta.
 
Outra alternativa seria usar o próprio fermentador como recipiente intermediário para fazer filtragem, retirar os grãos e o fundo falso da panela e retornar o mosto para fazer a fervura na mesma panela. Estou pensando em testar isto no próximo lote.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
fiz uma experiencia numa cerveja que fiz semana passada e ficou muito bom tenho fundo falso tbm mas andei reparando que as vezes passava um pouco de sujeira entao arrumei um pedaço de voal cortei no formado do fundo falso fixei por baixo do fundo falso e fiz uma brassagem ficou perfeito não entupiu , nao passou mais nada a cerveja ficou muito limpa agora vou mandar colocar um elastico para encaixar perfeitamente por baixo.
 
Back
Top