• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

PANELA AUTOMATIZADA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
GUAXI!!!!!!!!!!!! SOCORRO!!! DA UM HEP....EU COLOQUEI AGORA MESMO NO GRUPO UMA PERGUNTA. CONTA PRA MIM COMO FAZ LOTES PEQUENOS?? NO BERRSMITH PARA 15 LITROS, MANDA COLOCAR 8,9 LITROS NA BRASSAGEM E 16 NO SPARGE. COMO ASSIM?? A PANELA COMEÇA EM 15??? AJUDA EU!!!! BRIGADAO
Amigo acredito que não da pra fazer levas muito pequenas. A minha de 50 litros, só abaixo do cesto de graos fica em torno de 7 litros. Tenta fazer um teste colocando toda a agua desde o inicio da brassagem, sem fazer lavagem dos graos.

Ola Pessoal....eu de novo. Por favor help!! Fiz douwnload da panela para o Beersmith. Até ai tudo ok. Par fazer receitas grandes...tudo ok.....DAI NÉ.......(como diz minhas filhas).....fui tentar brincar no Beersmith para fazer uma receita de 15 litros. Surgiu um problemao..... O B.S. manda colocar 8,9 litros para a brassagem e depois mais 16 para sparge. PROBLEMAS>...da pra colocar somente 8,9 litros na panela se ela COMECA com 15 litros???? Alguem ai ja fez lotes pequenos....CONTA AI VAI?? FAVORZÃO..... Obrigado
Na aba de Mash você define quanto você quer colocar no inicio Mash in e ele calcular quanto vc tem que colocar na lavagem (sparge). Eu tenho usado 2,5L/kg de grão + 8L (espaço abaixo do cesto de grãos).

Amigo acredito que não da pra fazer levas muito pequenas. A minha de 50 litros, só abaixo do cesto de graos fica em torno de 7 litros. Tenta fazer um teste colocando toda a agua desde o inicio da brassagem, sem fazer lavagem dos graos.
Simulei no Beersmith um lote de 10L com 2 Kg de malte, OG 1044, ele calculou 13L na brassagem e 5L de lavagem, ou 18L sem lavagem. Deve ser viável.

Na aba de Mash você define quanto você quer colocar no inicio Mash in e ele calcular quanto vc tem que colocar na lavagem (sparge). Eu tenho usado 2,5L/kg de grão + 8L (espaço abaixo do cesto de grãos).
Obrigado pela ajuda.

veja como esta no meu B.S. Poderia juntar tudo e fazer "" agua total"? Ou poderia fazer ao contrario: brassar com as 16 e lavar com 8?

upload_2018-11-19_21-50-0.png

agradeço imensamente a ajuda.

ola a todos...Estou estreiando a panela master brew ou Inversa. Ja de cara percebi que ela nao mantem a temepratura estavel. Pedi uma brassagem com 65 graus. O que ela faz: vai de 64 a 69 rapidamente, oscilando o tempo todo. Isso para voces tambem acontece?

ola a todos...Estou estreiando a panela master brew ou Inversa. Ja de cara percebi que ela nao mantem a temepratura estavel. Pedi uma brassagem com 65 graus. O que ela faz: vai de 64 a 69 rapidamente, oscilando o tempo todo. Isso para voces tambem acontece?
Cara a minha também varia mas bem menos. Se coloco a mostura a 65 ela varia ente 64 e 66....fica ligando e desligando a resistência...Talvez você esteja usando a temperatura muito alta e seja interessante você colocar uma potência menor na brassagem...se vc coloca pra brassar na potência de 3000 ela liga as 2 resistências e a variação vai ser maior...acho que pode ser isso....Geralmente seto para 2000 - 2300 minha mostura e a panela segura na boa a temperatura.

só complementando, na fervura eu programo pra 2600-3000...Vario de acordo com a receita

desculpe segue a foto correta:

View attachment 121247
Eu conversei com os caras da CASA OLEC de Vitória, e eles me disseram que a configuração da panela tem que ser BIAB, na aba de mostura do beersmith...Eles tb tem uma panela elétrica que chamam de "cigarrinha" , que trabalha da mesma forma... vc vai perceber que vai dar diferença nos parâmetros de OG, cor e amargor lá na receita...Tudo porque a eficiência será reduzida...

Eu conversei com os caras da CASA OLEC de Vitória, e eles me disseram que a configuração da panela tem que ser BIAB, na aba de mostura do beersmith...Eles tb tem uma panela elétrica que chamam de "cigarrinha" , que trabalha da mesma forma... vc vai perceber que vai dar diferença nos parâmetros de OG, cor e amargor lá na receita...Tudo porque a eficiência será reduzida...

hummmmmm...entendi...... Bom primeiro tava mesmo la em 2500...entao é isso..Segundo , vou entao refazer a proxima receita colocando BIAB....

mas ca pra nos...que bela eficiência.....terminou a brassagem tava transparente!!!!!!! to fazendo a cerveja de terno e gravata....sem um pingo de agua, bombinha estourando, fogo explodindo.....ta inté sem graça....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk valeu muito obrigado mais uma vez!!!!!

opa.....nao to sabendo onde trocar para biad nas configurações de equipamento....

desculpe segue a foto correta:

View attachment 121247
Vc pode editar a quantidade de água em cada passo e o BS calcula a lavagem. Eu recomendo vc zerar a adição de água na sacarificação. Depois coloque os 16L no passo Rampa1 que ele calcula a necessidade na lavagem (uns 9L) e te mostra a relação água / grão. Lembre de ajustar o “Mash tun recoverable deadspace” para 8L.

Eu uso o perfil da Hopcat (mesma máquina), só mudei o mash tun recoverable deadspace de 6,5L para 8,0L, fica perfeito.

Cara a minha também varia mas bem menos. Se coloco a mostura a 65 ela varia ente 64 e 66....fica ligando e desligando a resistência...Talvez você esteja usando a temperatura muito alta e seja interessante você colocar uma potência menor na brassagem...se vc coloca pra brassar na potência de 3000 ela liga as 2 resistências e a variação vai ser maior...acho que pode ser isso....Geralmente seto para 2000 - 2300 minha mostura e a panela segura na boa a temperatura.
Recomendação de um grupo no Facebook é usar 200w acima da máxima potência no início, uns 1000w na brassagem (assim a temperatura fica estável) e uns 500w a menos (2000w na de 30L e 2500w na de 50L) na fervura. Estou seguindo esta recomendação.

Recomendação de um grupo no Facebook é usar 200w acima da máxima potência no início, uns 1000w na brassagem (assim a temperatura fica estável) e uns 500w a menos (2000w na de 30L e 2500w na de 50L) na fervura. Estou seguindo esta recomendação.
extamente...Sabado agora fiz uma weizz e fervi a 3000w... para minha surpresa quando terminei o processo tinha uma crosta preta queimada na base onde fica a resistência...Exagerei na dose e não sei se perdi a leva por conta dessa fervura excessiva...enfim esta fermentando...mas tive que ariar o fundo da panela com a parte verde da bucha (não recomendado) pra tirar todo o queimado...sinistro

extamente...Sabado agora fiz uma weizz e fervi a 3000w... para minha surpresa quando terminei o processo tinha uma crosta preta queimada na base onde fica a resistência...Exagerei na dose e não sei se perdi a leva por conta dessa fervura excessiva...enfim esta fermentando...mas tive que ariar o fundo da panela com a parte verde da bucha (não recomendado) pra tirar todo o queimado...sinistro

Aconteceu exatamente o mesmo comigo neste fim de semana. Fiz uma weiss no sábado e coloquei 3000w tanto no mash in quanto na fervura. Ficou uma crosta preta até difícil de remover no meio da panela no fundo.
Deixe de molho um pouco e utilize uma tampinha de garrafa PET que ajuda a remover sem arranhar a panela.

Demorou, mas tive um bom resultado.
Mas não me preocupo muito com o trub, tento deixar o máximo possível na panela, mas se ir um pouco pro fermentador, retiro pela valvula de baixo.

Sabado fui testar uma receita de 50 litros finais, 35 l pra brassagem mais 12,5 kg de graos secos, pra lavagem 37,5l , cara não sei se mexi muitos nos graos , mas a hora que fui levantar a cama ela não subiu, caiu o fundo, tirei todo o liquido em baldes limpei a panela e coloquei de volta o mosto pra fervura, consegui 44l finais , mas se não tivesse acontecido acredito que ia levar 50l batido, pois sobrou uns 6 litros pra ferver no fogao da lavagem.

Sabado fui testar uma receita de 50 litros finais, 35 l pra brassagem mais 12,5 kg de graos secos, pra lavagem 37,5l , cara não sei se mexi muitos nos graos , mas a hora que fui levantar a cama ela não subiu, caiu o fundo, tirei todo o liquido em baldes limpei a panela e coloquei de volta o mosto pra fervura, consegui 44l finais , mas se não tivesse acontecido acredito que ia levar 50l batido, pois sobrou uns 6 litros pra ferver no fogao da lavagem.

Qual posição que voce esta montando o disco furado?

Galera, blz?
Alguém tem o arquivo Beersmith da Master Brew (ou similares) pra compartilhar?
Valeu!

Estou vendendo minha Panela, estou com ela desde Julho, fiz somente 5 brassagens nela...
Estou montando um equipamento de 150 litros, por isso irei vender.
Valor R$: 3.000,00
Estou localizado em Itajobi-SP
ZAP: 17-99758 1747

Isso rendeu uma boa discussão no grupo de Whatsapp dos compradores dessa panela.

Uns montam a parte de baixo do cesto pra cima (como se fosse um guarda chuva).
Outros montam a parte de baixo virada pra baixo (como se fosse um prato).

Eu monto ela como se fosse um guarda chuva. até agora não tive problemas como este que tu relatou (ainda bem).

a parte de cima do cesto eu coloco como se fosse um prato.

Isso rendeu uma boa discussão no grupo de Whatsapp dos compradores dessa panela.

Uns montam a parte de baixo do cesto pra cima (como se fosse um guarda chuva).
Outros montam a parte de baixo virada pra baixo (como se fosse um prato).

Eu monto ela como se fosse um guarda chuva. até agora não tive problemas como este que tu relatou (ainda bem).

a parte de cima do cesto eu coloco como se fosse um prato.

Acredito que a maneira correta de montar o disco de baixo é como se fosse um prato de ponta cabeça, pois o apoio do disco é nas bordas e se voce imaginar o peso dos graos forçando o centro do disco pra baixo a tendencia devido as dobras do disco é a borda subir, o que dificulta cair os graos.
Montado ao contrario com o peso a tendencia é o disco se fechar.

Não sei se estou certo, mas estou usando assim e sem problemas, porem utilizei no máximo 9 kg de graos até agora.

Alguém tem o profile do beersmith da panela Inversa de 52L? Gostaria de fazer 20L sem lavagem. Qual a eficiência média que vocês tem usado? E a potência recomentada para essa litragem?

pessoal, sei q o tópico é meio antigo mas, será que alguém consegue me auxiliar com uma dúvida, estou pensando em adquirir uma panela automatizada deste tipo... já possuo um chiller de placas, é possível resfriar o mosto utilizando o chiller de placas?

pessoal, sei q o tópico é meio antigo mas, será que alguém consegue me auxiliar com uma dúvida, estou pensando em adquirir uma panela automatizada deste tipo... já possuo um chiller de placas, é possível resfriar o mosto utilizando o chiller de placas?
Sim, pode usar o de placas, contra-fluxo ou a serpentina que insere no mosto.

Alguém tem o profile do beersmith da panela Inversa de 52L? Gostaria de fazer 20L sem lavagem. Qual a eficiência média que vocês tem usado? E a potência recomentada para essa litragem?
Também estou procurando esse perfil do Beer Smith.

Boa noite pessoal! estava lendo os comentários sobre as panelas automatizadas, e gostaria de saber se alguém ai tem a da Brew Home de 40 litros? se podem dar um parecer, visto que tenho uma em vista de aquisição!

Boa noite pessoal! estava lendo os comentários sobre as panelas automatizadas, e gostaria de saber se alguém ai tem a da Brew Home de 40 litros? se podem dar um parecer, visto que tenho uma em vista de aquisição!
Tenho a BH20 normal e tive a BH40 link.
Tive porque dei de entrada na BH100.
São excelentes e não tem como errar a brassagem.
Recomendo.
www.birrameato.com.br

Back