PAC 200 - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leoky

Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
17
Reaction score
8
Amigos cervejeiros,

Pesquisei em todo o fórum e não vi nada de conclusivo sobre o assunto, e se houver, me desculpe... mas vamos às dúvidas:

1) Falam que o ácido paracético corrói ítens de metal. Tudo bem. Mas será que a solução do PAC 200 tem todo este efeito? Não seria um exagero nosso dizer que vai corroer o chiller de imersão ou a panela (no caso da panela, uso como base para mergulhar e sanitizar as garrafas), visto a pouca concentração do ácido na solução, talvez insuficiente para a corrosão? Pesquisei inclusive a ficha técnica do fabricante do PAC 200 e não há nenhuma contra-indicação para o uso com metais. Também vi aqui no fórum, um documento da Prefeitura de São Paulo (se não me engano) dizendo que o Ácido Paracético (em concentrações maiores que o PAC), não tem efeito corrosivo em inox e em alguns tipos de alumínio. Então, não seria um exagero dizer que há corrosão?

2) Nas instruções do PAC 200, bem como em sua especificação técnica, falam em 0,5g por litro de água para sanitização de equipamentos. Todos aqui falam em 1g/litro. Não seria outro exagero?

3) Obviamente, pelos meus relatos aqui nesta dúvida, uso o PAC 200 e usei a muito tempo atrás o Iodophor, mas por pouco tempo. Ele mancha as peças de plástico, isso foi facilmente perceptível. Mas e nas peças de metal? Também deixa manchas?

4) Há tantos exageros, que vi aqui e em muitos lugares pessoal falando que não se pode sanitizar tampinhas com o PAC 200, com o Álcool 70 e nem com o Iodophor... cada um tem uma consequência terrível na tal da borrachinha... para onde correr? rsrsrs (Este último não é uma dúvida... já estou convencido que há exageros).

Agradeço quem responder e tirar esta minha dúvida.... por enquanto acho um exagero a questão da corrosão e da utilização maior do PAC do que suas especificações técnicas.

Abraços e obrigado!!

Leo Koscky
 
O PAC 200 que eu comprei fala de o recomendado ser 1g/l no rótulo.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top