• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Oxidação Revertida

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
2
Olá, recentemente "perdi" uma weiss por oxidação, não expurguei o O2 do barril na hora de carbonatar. Mais exatamente foi assim que aconteceu: 10L de cerveja no barril sem tirar o O2, carbonatação forçada, 2 dias na geladeira, congelou, abri o barril, fechei novamente, deixei descongelar, injetei CO2 novamente, tomei e senti que havia oxidado, deixei na geladeira, passou mais de uma semana, fui provar novamente e não tinha mais o sabor ruim de cerveja oxidada da primeira vez, os aromas de banana e cravo voltaram, o amargo ruim de oxidada havia sumido, o sabor da cerveja não lembrava nenhum estilo que conheço mas estava até gostoso.
Alguém sabe dizer o que acontece ou se já passou por isso?

Eu acredito que deve ter acontecido sim uma mudança de aromas e sabores na cerveja como vc percebeu, mas acho que não deve ter sido o caso de reversão de oxidação. É provável que vc não tenha sentido ainda efeitos de oxidação. O sabor ruim que havia antes pode ser outra coisa.

Meu palpite é por que quimicamente não haveria sentido um composto oxidar, depois "desoxidar" (reduzir), é algo que não ocorre espontaneamente...

Abraço

Não foi a primeira cerveja que oxidou, essa foi a terceira, e eram três estilos diferentes que ficaram com mesmo sabor e todas foram de alguma forma muito expostas ao ar. O estranho é que essa perdeu o sabor e as outras não, talvez por ter ficado no barril com pressão de CO2 por um tempo enquanto as outras duas foram engarrafadas 2 dias após a carbonatação forçada.

Back