• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Outra dúvida de iniciante

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Reaction score
1
Pessoal,

Ontem eu terminei de fermentar minha primeira leva e tinha uma (talvez não tão) brilhante ideia de engarrafar metade da leva(10L) e deixar a outra metade maturando e clarificando, meu objetivo é de ver quais as diferenças em gosto e clarificação.

Acontece que eu não abri a tampa do fermentador para passar a cerveja para o balde do primming. Quando eu percebi as paredes da bombona estavam chupados pra dentro.
Abri a tampa da bombona para corrigir isso(fiz certo?) e continuei tirando o líquido, até uma hora que parou de sair cerveja pela torneira(não sei se por entupimento da torneira(com redutor de sedimento) ou por algum tipo de formação de vácuo. Abrir a tampa não adiantou, entãao fui apertando a mangueira para jogar ar pela torneira, o que acabou funcionando.

Essas coisas que fiz acima foram procedimentos errados? Deveria ter deixado o balde "xupado"? Será que oxigenei a cerveja?

Normalmente se retira o airlok para retirar a cerveja pela torneira, senão cria vácuo e para de sair o líquido.
Não esquenta, anota tudo e leva como experiência, vai sair cerveja com certeza.

Normalmente se retira o airlok para retirar a cerveja pela torneira, senão cria vácuo e para de sair o líquido.
Não esquenta, anota tudo e leva como experiência, vai sair cerveja com certeza.

Para transfegar pro balde com priming, recomendas pela torneira ou tirando a tampa e virando o fermentador?

Mais uma coisa: graduei "manualmente" por litro o balde fermentador, para ter a medida do volume final de cerveja, acha que tem problema?

Pra mim a melhor pratica é retirar a tampa e usar um sifão, você pode ir retirando o líquido e quando começar a vir a sujeira do fundo balde você interrompe a transferência.
Depois no outro balde você mede a FG, calcula o volume e faz o priming.
Eu uso um balde graduado para o envase e só cálculo o priming depois de transferir, acho mais garantido.

Cara, nunca vira o balde de fermentação...vai por todo o fermento em suspensão e tem o perigo de oxidar

a cerveja.

abs

Confrades boa noite.
Renan, li seus posts e pelo que vi, estamos com cidade, receitas e idéias iguais.
Fiz a mesma coisa que você, fermentar e encarei metade, amostra metade dividi em dois potes e deixei na geladeira.
Minhas dúvidas aos mais experientes:
1-depois do envase guardei tudo na geladeira. Deveria ter deixado na temperatura ambiente? Como eh minha primeira leva, não resisti e abri uma hoje, 3 dias depois do envase...kkk dava pra sentir q tava bem pouco carbonatada, acho q se der um tempo vai pra frente...rsrs
2- a outra metade não envasada e gelada.. Devo fazer o primeiro gelado mesmo? Depois do envase, guardo de novo na geladeira ou deixo em temperatura ambiente?
Obrigado e desculpas pelas perguntas básicas.

Confrades boa noite.

1-depois do envase guardei tudo na geladeira. Deveria ter deixado na temperatura ambiente? Como eh minha primeira leva, não resisti e abri uma hoje, 3 dias depois do envase...kkk dava pra sentir q tava bem pouco carbonatada, acho q se der um tempo vai pra frente...rsrs

2- a outra metade não envasada e gelada.. Devo fazer o primeiro gelado mesmo? Depois do envase, guardo de novo na geladeira ou deixo em temperatura ambiente?

1 - Como regra geral, quanto mais frio, mais demora para carbonatar. Depois de envasada, pode deixar a temperatura ambiente, apenas tomando cuidado para não passar dos 30ºC

2 - Faça o priming e armazene conforme o que eu disse acima.

De qualquer maneira, recomendo **fortemente** a leitura dos tópicos fixos da area de fermentação.

Pra mim a melhor pratica é retirar a tampa e usar um sifão, você pode ir retirando o líquido e quando começar a vir a sujeira do fundo balde você interrompe a transferência.
Depois no outro balde você mede a FG, calcula o volume e faz o priming.
Eu uso um balde graduado para o envase e só cálculo o priming depois de transferir, acho mais garantido.

Se é a melhor eu não sei, mas eu uso, gosto muito e recomendo.
Eu tirei todas as torneiras dos meus fermentadores e hoje só uso sifão.

Oi Jefferson, obrigado pelas dicas.
Aproveitando a boa vontade do conterrâneo, se eu tirar essas garrafas da geladeira, seria melhor?
Obrigado

Confrades boa noite.
Renan, li seus posts e pelo que vi, estamos com cidade, receitas e idéias iguais.
Fiz a mesma coisa que você, fermentar e encarei metade, amostra metade dividi em dois potes e deixei na geladeira.
Minhas dúvidas aos mais experientes:
Bacana cara! No que precisar estamos ai pra aprender e ensinar(na medida do possível). Qual foi sua primeira cerveja?

Oi Renangust, essa minha primeira leva também foi com Wal´s Pale Ale (extrato).

Por enquanto minha experiência está assim:
- 7 dias de fermentação primária (temperatura ambiente) + 3 dias no mesmo balde (temperatura ambiente);
- Envasei metade : 5 garrafas manti em temp ambiente e o resto foi tudo pra geladeira, ontem tirei mais algumas da geladeira para temp. ambiente (etiquetei tudo, para ver os resultados depois);
- Outra metade coloquei em dois potes na geladeira e estou pensando em envasar em uma keg de 5l + garrafas e deixar em temperatura ambiente;

Daí que surgiu uma dúvida, será que para o keg coloco mesma quantidade de açucar para o primming?

Você já envasou tudo? como está mantendo os 10 litros da maturação?

Ps. sobre seu post : Eu fiz a mesma coisa, não abri a tampa, apenas a torneira para transferir para outro balde, daí o airlock começou a borbulhar ao contrário e retirei ele rapidamente..kkk

Abs

Oi Renangust, essa minha primeira leva também foi com Wal´s Pale Ale (extrato).

Por enquanto minha experiência está assim:
- 7 dias de fermentação primária (temperatura ambiente) + 3 dias no mesmo balde (temperatura ambiente);
- Envasei metade : 5 garrafas manti em temp ambiente e o resto foi tudo pra geladeira, ontem tirei mais algumas da geladeira para temp. ambiente (etiquetei tudo, para ver os resultados depois);
- Outra metade coloquei em dois potes na geladeira e estou pensando em envasar em uma keg de 5l + garrafas e deixar em temperatura ambiente;

Daí que surgiu uma dúvida, será que para o keg coloco mesma quantidade de açucar para o primming?

Você já envasou tudo? como está mantendo os 10 litros da maturação?

Ps. sobre seu post : Eu fiz a mesma coisa, não abri a tampa, apenas a torneira para transferir para outro balde, daí o airlock começou a borbulhar ao contrário e retirei ele rapidamente..kkk

Abs
Eu fiz o seguinte:

Fermentação primária entre 18-19º por 8 dias(FG=1012) engarrafei 10 litros no 8º dia(sábado passado)

Para os outros 12L restantes:
Fermentação secundária no mesma bombona por 4 dias a 20-21º(temp ambiente - sem controle de temp)
Cold Crash por 3 dias( se eu conseguir engarrafar a segunda leva amanhã)

Os 10 litros da 1a leva eu estou mantendo a temperatura ambiente, fiz o primming conforme a receita.(única coisa ruim é que nesse kit vem só um pacotinho de fermento né..)

Sobre o keg não sei nada sobre....

Pedi pro meu cunhado trazer uns equipamentos dos EUA mas agora percebi que não vou usar porque minha produção vai ser pequena(uma bomba chugger e um moinho Monster MM2), vou acabar vendendo sem usar mesmo porque é super dimensionado pro tamanho de brassagens que quero fazer por enquanto....

Back